Intervalo filosófico : proposta radiofônica de sistematização do ensino de filosofia para crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basílio, Thiago Ferreira, 1992-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632859
Resumo: Orientador: Paulo Cesar da Silva Teles
id UNICAMP-30_bd8dd1b3f6619b452e8911d07eb85585
oai_identifier_str oai::991698
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Intervalo filosófico : proposta radiofônica de sistematização do ensino de filosofia para criançasIntervalo filosófico : a radiophonic proposal of systematized philosophy teaching for childrenRadio - Programas para criançasRádio e crianças - LinguagemRadioteatroComunicação e educaçãoFilosofia (Ensino fundamental)Estudantes do ensino fundamentalRadio programs for childrenRadio and children - LanguageRadio playsCommunication and educationPhilosophy (Elementary education)School childrenOrientador: Paulo Cesar da Silva TelesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O Intervalo Filosófico foi um programa produzido por estudantes em nível de graduação do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp). Sua proposta, à época, era um tanto desafiadora: através de um formato de radiodramaturgia, transmitido por meio de uma emissora online (a Rádio Unasp), falar de filosofia para crianças de 8 a 11 anos. Sem muitas referências ou estudos prévios para compreender ou situar questões básicas relacionadas à linguagem e a forma de abordagem mais adequada do tema para esse público, foi utilizada a intuição dos estudantes na tentativa de alcançar o objetivo da proposta que era o de falar sobre filosofia de forma simples, divertida e educativa. Após três anos da sua execução, o projeto já pronto (44 episódios) foi analisado por esta dissertação, que vai desdobrar seu estudo a partir de questões fundamentais para aferir a possibilidade de utilização do material para o ensino da filosofia ao público proposto: a linguagem radiofônica como meio potencialmente educativo (resgatando aspectos históricos, exemplos de destaque e questões relativas ao gênero de radiodramaturgia); a importância de se introduzir a filosofia ainda na infância (possibilitando o saber como potencial protagonista no fomento da formação de cidadãos alteros e intelectualmente emancipados); e a aprendizagem e desenvolvimento da criança (trazendo uma abordagem pedagógica sobre como funciona os processos que levam a um ensino eficiente no contexto da infância). Essas informações articuladas sob a visão de importantes teóricos que concentram seus estudos em áreas como linguagem radiofônica; rádio educativa; comunicação e educação; filosofia; educação filosófica; e pedagogia, somadas e articuladas com entrevistas em profundidade realizadas com o público proposto ao projeto e especialista foram norteadoras para a análise do programa Intervalo Filosófico, observações que geraram importantes pareceres sobre o projeto. Isso possibilitou que as conclusões do estudo com diagnósticos sobre as três áreas que precisam ser compreendidas para maior efetividade de tal proposta (retomando, linguagem radiofônica, a filosofia na infância e aprendizagem e desenvolvimento da criança), gerasse uma estrutura conceitual suficiente para sistematizar uma ideia que, atendendo às constatações do estudo, se torne viável, seguindo objetivo inicial do projeto: ensinar filosofia a crianças, utilizando a linguagem radiofônica. Mas, além disso, explorar espaços mais abrangentes para que tal conhecimento chegue e fale de forma adequada ao público verdadeiramente potencialAbstract: The "Intervalo Filosófico" was a program produced by undergraduate students of the Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp). By that time its aim was quite challenging: to speak about philosophy to children between 8 and 11 years old through a radiodrama format broadcasted by an online radio channel (Rádio Unasp). The students involved used their intuition, with no previous references or studies to comprehend or locate basic matters related to the language and format of the approach, as a attempt to reach the goal, which was to speak about philosophy in a more simple, fun and educational way. Three years after the execution of the program, the final project (its 44 episodes) was analyzed in this thesis, objectifying to unravel it's study parting from fundamental questions to assess the possibility of using this material to reach philosophy to the aimed target group: the radiophonic language as a potentially educational medium (rescuing historical aspects, examples of highlights and matters related to the radiodrama genre); the importance of introducing philosophy during childhood (making the knowledge possible as a potential protagonist in the development of citizens filled with otherness and who are intellectually emancipated); the learning process and child development (bringing a pedagogical approach about the processes which lead to an efficient teaching in the infant context). These factors were articulated under the view of important theorists which concentrate their studies in areas such as radiophonic language; educational radio; communication and education; philosophy; philosophical education; and pedagogy. Putting them all together and doing in-depth interviews carried out with the project's proposed target and the specialists of the fields in question were the guidelines to the analysis of the program "Intervalo Filosófico", as they brought important feedbacks about the project. Thus, it was made possible that the conclusions of the study with diagnoses about the three areas which needed to be understood for more effectiveness of the aim (remembering, radiophonic language, philosophy during childhood, and the learning process and development of the child) lead to a conceptual structure enough to codify an idea which can follow up to the initial goals of the project - teach philosophy to children using radiophonic language - making use of the discoveries found in this study. However, beyond this aim, we hope this proposal might explore larger spaces so that such knowledge gets to its truly potential public and speaks to it adequatelyMestradoDivulgação Científica e CulturalMestre em Divulgação Científica e Cultural[s.n.]Teles, Paulo Cesar da Silva, 1965-Alves, Patrícia HortaConsani, Marciel AparecidoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Divulgação Científica e CulturalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBasílio, Thiago Ferreira, 1992-20172017-08-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (142 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632859BASÍLIO, Thiago Ferreira. Intervalo filosófico: proposta radiofônica de sistematização do ensino de filosofia para crianças. 2017. 1 recurso online (142 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632859. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/991698Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-12T16:09:31Zoai::991698Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-03-12T16:09:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervalo filosófico : proposta radiofônica de sistematização do ensino de filosofia para crianças
Intervalo filosófico : a radiophonic proposal of systematized philosophy teaching for children
title Intervalo filosófico : proposta radiofônica de sistematização do ensino de filosofia para crianças
spellingShingle Intervalo filosófico : proposta radiofônica de sistematização do ensino de filosofia para crianças
Basílio, Thiago Ferreira, 1992-
Radio - Programas para crianças
Rádio e crianças - Linguagem
Radioteatro
Comunicação e educação
Filosofia (Ensino fundamental)
Estudantes do ensino fundamental
Radio programs for children
Radio and children - Language
Radio plays
Communication and education
Philosophy (Elementary education)
School children
title_short Intervalo filosófico : proposta radiofônica de sistematização do ensino de filosofia para crianças
title_full Intervalo filosófico : proposta radiofônica de sistematização do ensino de filosofia para crianças
title_fullStr Intervalo filosófico : proposta radiofônica de sistematização do ensino de filosofia para crianças
title_full_unstemmed Intervalo filosófico : proposta radiofônica de sistematização do ensino de filosofia para crianças
title_sort Intervalo filosófico : proposta radiofônica de sistematização do ensino de filosofia para crianças
author Basílio, Thiago Ferreira, 1992-
author_facet Basílio, Thiago Ferreira, 1992-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teles, Paulo Cesar da Silva, 1965-
Alves, Patrícia Horta
Consani, Marciel Aparecido
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Basílio, Thiago Ferreira, 1992-
dc.subject.por.fl_str_mv Radio - Programas para crianças
Rádio e crianças - Linguagem
Radioteatro
Comunicação e educação
Filosofia (Ensino fundamental)
Estudantes do ensino fundamental
Radio programs for children
Radio and children - Language
Radio plays
Communication and education
Philosophy (Elementary education)
School children
topic Radio - Programas para crianças
Rádio e crianças - Linguagem
Radioteatro
Comunicação e educação
Filosofia (Ensino fundamental)
Estudantes do ensino fundamental
Radio programs for children
Radio and children - Language
Radio plays
Communication and education
Philosophy (Elementary education)
School children
description Orientador: Paulo Cesar da Silva Teles
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-08-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632859
BASÍLIO, Thiago Ferreira. Intervalo filosófico: proposta radiofônica de sistematização do ensino de filosofia para crianças. 2017. 1 recurso online (142 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632859. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632859
identifier_str_mv BASÍLIO, Thiago Ferreira. Intervalo filosófico: proposta radiofônica de sistematização do ensino de filosofia para crianças. 2017. 1 recurso online (142 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632859. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/991698
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (142 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189119533776896