A fisica nas revistas Ciencia Hoje e Pesquisa Fapesp : leituras de licenciandos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609873 |
Resumo: | Orientador: Maria Jose Pereira Monteiro de Almeida |
id |
UNICAMP-30_bdb5b103a2fbcdc5bdb2f05cf7ee2fa4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::449057 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A fisica nas revistas Ciencia Hoje e Pesquisa Fapesp : leituras de licenciandosPhysics in the magazines Ciencia Hoje and Pesquisa Fapesp : future high school teachers readingLeituraAnálise do discursoJornalismo científicoRevistasLicenciandosReadingDiscourse analysisScientific journalismMagazinesFuture high school teachersOrientador: Maria Jose Pereira Monteiro de AlmeidaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo teve por objetivo compreender interpretações de um grupo de estudantes do curso de licenciatura em física ao lerem textos de divulgação científica sobre física publicados nas revistas Ciência Hoje e Pesquisa Fapesp, bem como compreender aspectos do imaginário desses estudantes sobre a possibilidade de leitura desses textos por alunos do ensino médio. Para analisar as interpretações dos licenciandos, baseamo-nos em noções da análise de discurso, na vertente originada por Michel Pêcheux. Consideramos as condições de produção e a historicidade na produção da leitura e as categorias de repetição: empírica, formal e histórica, como explicitadas por Eni Orlandi. Nas análises também nos apoiamos em especificidades do campo jornalístico e do jornalismo científico, levantando algumas características dos textos propostos para leitura, com base em autores das áreas de comunicação e jornalismo, como, por exemplo, recursos lingüísticos, aspectos textuais e critérios de noticiabilidade, com o objetivo de melhor compreendermos como esses estudantes construíram sentidos para os textos selecionados. Os textos foram propostos aos estudantes para leitura em uma aula de disciplina proposta em currículo para o primeiro semestre do curso. Pudemos notar como características do discurso jornalístico proporcionaram condições para o estabelecimento de sentidos pelos licenciandos e como essas condições contribuíram para que os estudantes manifestassem os três tipos de repetição, o que nos evidenciou a multiplicidade de modos como os licenciandos desta pesquisa leram. Quanto à possibilidade de utilizarem tais revistas no ensino médio, pudemos notar controvérsias nos seus posicionamentos, pois para alguns os textos de divulgação poderiam ser utilizados para a abordagem de outros aspectos da física distintos dos conteúdos normalmente contemplados no ensino médio, mas para outros os textos não poderiam ser utilizados, pois abordam tópicos que não fazem parte do vestibular ou porque não estão inclusos nos conteúdos usualmente estudados nesse nível de ensino.Abstract: An activity has been designed to understand how a future teachers' group interprets scientific popularization about physics published in the magazines Ciência Hoje and Pesquisa Fapesp and to understand aspects of the possibility of uses of those texts with high school students. We based our analysis on discourse analysis' notions, originated by Michel Pêcheux. We considered the conditions production and the historicity in the reading and the repetition categories: empirical, formal and historical, explained by Eni Orlandi. We also focused on journalism and scientific journalism characteristics, showing some characteristics of the texts, e.g. linguistic resources, textual aspects and newsworthiness, to understand how those students interpreted the selected texts. Thus, the texts were proposed to the students in a class for the first semester of the course. We could notice that some journalistic characteristics created conditions for the students' interpretation and the three repetition categories, which showed us the many ways that the students read. Regarding the possibility of the use of magazines in high schools, we noticed controversies in their positioning. For some the popularization texts could be used for the approach of other aspects of physics, which are different from the contents usually shown in high schools. For other students the texts could not be used, because they approached topics which are not part of the university entrance exam or aren't included in the contents usually studied at that teaching level.MestradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresMestre em Educação[s.n.]Almeida, Maria José Pereira Monteiro de, 1944-Zanotello, MarceloPechula, Marcia ReamiUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDias, Ricardo Henrique Almeida2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf125 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609873DIAS, Ricardo Henrique Almeida. A fisica nas revistas Ciencia Hoje e Pesquisa Fapesp: leituras de licenciandos. 2009. 125 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609873. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/449057porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:35:34Zoai::449057Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:35:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A fisica nas revistas Ciencia Hoje e Pesquisa Fapesp : leituras de licenciandos Physics in the magazines Ciencia Hoje and Pesquisa Fapesp : future high school teachers reading |
title |
A fisica nas revistas Ciencia Hoje e Pesquisa Fapesp : leituras de licenciandos |
spellingShingle |
A fisica nas revistas Ciencia Hoje e Pesquisa Fapesp : leituras de licenciandos Dias, Ricardo Henrique Almeida Leitura Análise do discurso Jornalismo científico Revistas Licenciandos Reading Discourse analysis Scientific journalism Magazines Future high school teachers |
title_short |
A fisica nas revistas Ciencia Hoje e Pesquisa Fapesp : leituras de licenciandos |
title_full |
A fisica nas revistas Ciencia Hoje e Pesquisa Fapesp : leituras de licenciandos |
title_fullStr |
A fisica nas revistas Ciencia Hoje e Pesquisa Fapesp : leituras de licenciandos |
title_full_unstemmed |
A fisica nas revistas Ciencia Hoje e Pesquisa Fapesp : leituras de licenciandos |
title_sort |
A fisica nas revistas Ciencia Hoje e Pesquisa Fapesp : leituras de licenciandos |
author |
Dias, Ricardo Henrique Almeida |
author_facet |
Dias, Ricardo Henrique Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Maria José Pereira Monteiro de, 1944- Zanotello, Marcelo Pechula, Marcia Reami Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Ricardo Henrique Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Análise do discurso Jornalismo científico Revistas Licenciandos Reading Discourse analysis Scientific journalism Magazines Future high school teachers |
topic |
Leitura Análise do discurso Jornalismo científico Revistas Licenciandos Reading Discourse analysis Scientific journalism Magazines Future high school teachers |
description |
Orientador: Maria Jose Pereira Monteiro de Almeida |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609873 DIAS, Ricardo Henrique Almeida. A fisica nas revistas Ciencia Hoje e Pesquisa Fapesp: leituras de licenciandos. 2009. 125 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609873. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609873 |
identifier_str_mv |
DIAS, Ricardo Henrique Almeida. A fisica nas revistas Ciencia Hoje e Pesquisa Fapesp: leituras de licenciandos. 2009. 125 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609873. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/449057 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 125 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189011023986688 |