A fisica nas revistas Ciencia Hoje e Pesquisa Fapesp : leituras de licenciandos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Ricardo Henrique Almeida
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609873
Resumo: Orientador: Maria Jose Pereira Monteiro de Almeida
id UNICAMP-30_bdb5b103a2fbcdc5bdb2f05cf7ee2fa4
oai_identifier_str oai::449057
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A fisica nas revistas Ciencia Hoje e Pesquisa Fapesp : leituras de licenciandosPhysics in the magazines Ciencia Hoje and Pesquisa Fapesp : future high school teachers readingLeituraAnálise do discursoJornalismo científicoRevistasLicenciandosReadingDiscourse analysisScientific journalismMagazinesFuture high school teachersOrientador: Maria Jose Pereira Monteiro de AlmeidaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo teve por objetivo compreender interpretações de um grupo de estudantes do curso de licenciatura em física ao lerem textos de divulgação científica sobre física publicados nas revistas Ciência Hoje e Pesquisa Fapesp, bem como compreender aspectos do imaginário desses estudantes sobre a possibilidade de leitura desses textos por alunos do ensino médio. Para analisar as interpretações dos licenciandos, baseamo-nos em noções da análise de discurso, na vertente originada por Michel Pêcheux. Consideramos as condições de produção e a historicidade na produção da leitura e as categorias de repetição: empírica, formal e histórica, como explicitadas por Eni Orlandi. Nas análises também nos apoiamos em especificidades do campo jornalístico e do jornalismo científico, levantando algumas características dos textos propostos para leitura, com base em autores das áreas de comunicação e jornalismo, como, por exemplo, recursos lingüísticos, aspectos textuais e critérios de noticiabilidade, com o objetivo de melhor compreendermos como esses estudantes construíram sentidos para os textos selecionados. Os textos foram propostos aos estudantes para leitura em uma aula de disciplina proposta em currículo para o primeiro semestre do curso. Pudemos notar como características do discurso jornalístico proporcionaram condições para o estabelecimento de sentidos pelos licenciandos e como essas condições contribuíram para que os estudantes manifestassem os três tipos de repetição, o que nos evidenciou a multiplicidade de modos como os licenciandos desta pesquisa leram. Quanto à possibilidade de utilizarem tais revistas no ensino médio, pudemos notar controvérsias nos seus posicionamentos, pois para alguns os textos de divulgação poderiam ser utilizados para a abordagem de outros aspectos da física distintos dos conteúdos normalmente contemplados no ensino médio, mas para outros os textos não poderiam ser utilizados, pois abordam tópicos que não fazem parte do vestibular ou porque não estão inclusos nos conteúdos usualmente estudados nesse nível de ensino.Abstract: An activity has been designed to understand how a future teachers' group interprets scientific popularization about physics published in the magazines Ciência Hoje and Pesquisa Fapesp and to understand aspects of the possibility of uses of those texts with high school students. We based our analysis on discourse analysis' notions, originated by Michel Pêcheux. We considered the conditions production and the historicity in the reading and the repetition categories: empirical, formal and historical, explained by Eni Orlandi. We also focused on journalism and scientific journalism characteristics, showing some characteristics of the texts, e.g. linguistic resources, textual aspects and newsworthiness, to understand how those students interpreted the selected texts. Thus, the texts were proposed to the students in a class for the first semester of the course. We could notice that some journalistic characteristics created conditions for the students' interpretation and the three repetition categories, which showed us the many ways that the students read. Regarding the possibility of the use of magazines in high schools, we noticed controversies in their positioning. For some the popularization texts could be used for the approach of other aspects of physics, which are different from the contents usually shown in high schools. For other students the texts could not be used, because they approached topics which are not part of the university entrance exam or aren't included in the contents usually studied at that teaching level.MestradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresMestre em Educação[s.n.]Almeida, Maria José Pereira Monteiro de, 1944-Zanotello, MarceloPechula, Marcia ReamiUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDias, Ricardo Henrique Almeida2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf125 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609873DIAS, Ricardo Henrique Almeida. A fisica nas revistas Ciencia Hoje e Pesquisa Fapesp: leituras de licenciandos. 2009. 125 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609873. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/449057porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:35:34Zoai::449057Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:35:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A fisica nas revistas Ciencia Hoje e Pesquisa Fapesp : leituras de licenciandos
Physics in the magazines Ciencia Hoje and Pesquisa Fapesp : future high school teachers reading
title A fisica nas revistas Ciencia Hoje e Pesquisa Fapesp : leituras de licenciandos
spellingShingle A fisica nas revistas Ciencia Hoje e Pesquisa Fapesp : leituras de licenciandos
Dias, Ricardo Henrique Almeida
Leitura
Análise do discurso
Jornalismo científico
Revistas
Licenciandos
Reading
Discourse analysis
Scientific journalism
Magazines
Future high school teachers
title_short A fisica nas revistas Ciencia Hoje e Pesquisa Fapesp : leituras de licenciandos
title_full A fisica nas revistas Ciencia Hoje e Pesquisa Fapesp : leituras de licenciandos
title_fullStr A fisica nas revistas Ciencia Hoje e Pesquisa Fapesp : leituras de licenciandos
title_full_unstemmed A fisica nas revistas Ciencia Hoje e Pesquisa Fapesp : leituras de licenciandos
title_sort A fisica nas revistas Ciencia Hoje e Pesquisa Fapesp : leituras de licenciandos
author Dias, Ricardo Henrique Almeida
author_facet Dias, Ricardo Henrique Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Maria José Pereira Monteiro de, 1944-
Zanotello, Marcelo
Pechula, Marcia Reami
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Ricardo Henrique Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Análise do discurso
Jornalismo científico
Revistas
Licenciandos
Reading
Discourse analysis
Scientific journalism
Magazines
Future high school teachers
topic Leitura
Análise do discurso
Jornalismo científico
Revistas
Licenciandos
Reading
Discourse analysis
Scientific journalism
Magazines
Future high school teachers
description Orientador: Maria Jose Pereira Monteiro de Almeida
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609873
DIAS, Ricardo Henrique Almeida. A fisica nas revistas Ciencia Hoje e Pesquisa Fapesp: leituras de licenciandos. 2009. 125 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609873. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609873
identifier_str_mv DIAS, Ricardo Henrique Almeida. A fisica nas revistas Ciencia Hoje e Pesquisa Fapesp: leituras de licenciandos. 2009. 125 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609873. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/449057
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
125 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189011023986688