Palavras e gestos no jogo interativo : um estudo dos processos de significação do cotidiano de um berçario de creche
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582488 |
Resumo: | Orientador: Ana Luiza Bustamente Smolka |
id |
UNICAMP-30_bdfb023a45f51cad19d50a6d15120af7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::89403 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Palavras e gestos no jogo interativo : um estudo dos processos de significação do cotidiano de um berçario de crecheVigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 - Perspectiva historico-culturalEducação de criançasCrechesLinguagemSignificação (Psicologia) - ProcessosOrientador: Ana Luiza Bustamente SmolkaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Neste trabalho tematizamos o problema da constituição social do desenvolvimento da criança de 0 a 18 meses a partir de um referencial histórico-cultural. Tomamos como base às contribuições de L. S. Vygotsky, que indicam que desde o início do desenvolvimento as ações da criança adquirem significados à medida em que social. São refletidas e refratadas pelo seu ambiente. Considerando que na perspectiva atividades vygotskiana a dimensão simbólica/significativa das e interações humanas á central na constituição do psiquismo, temos enfocado os movimentos de produção de significação das ações do bebê como privilegiado no estudo de seu desenvolvimento. O trabalho de coleta dos dados foi realizado em uma creche pública através do registro em vi de o de momentos da rotina de um grupo de crianças de 9 a18 meses. O processo de recorte, transcrição e análise dos episódios registrados orientou-se princípios da análise microgenética. Destacamos, em nossas análises, modos de participação do adulto na produção de significações movimentos de apropriação pela criança dos significados socialmente convencionais e pelos processos de recorte no interior dos objetos, ações e relações. Dinâmicas interativas, de Tais análises apresentam contribuições teóricas e metodológicas que podem subsidiar a compreensão do desenvolvimento inicial da criança, a partir das dinâmicas sociais de produção de significaçãoMestradoMestre em Educação[s.n.]Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCruz, Maria Nazare da19951995-07-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf133f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582488CRUZ, Maria Nazare da. Palavras e gestos no jogo interativo: um estudo dos processos de significação do cotidiano de um berçario de creche. 1995. 133f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582488. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/89403porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:19:53Zoai::89403Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:19:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Palavras e gestos no jogo interativo : um estudo dos processos de significação do cotidiano de um berçario de creche |
title |
Palavras e gestos no jogo interativo : um estudo dos processos de significação do cotidiano de um berçario de creche |
spellingShingle |
Palavras e gestos no jogo interativo : um estudo dos processos de significação do cotidiano de um berçario de creche Cruz, Maria Nazare da Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 - Perspectiva historico-cultural Educação de crianças Creches Linguagem Significação (Psicologia) - Processos |
title_short |
Palavras e gestos no jogo interativo : um estudo dos processos de significação do cotidiano de um berçario de creche |
title_full |
Palavras e gestos no jogo interativo : um estudo dos processos de significação do cotidiano de um berçario de creche |
title_fullStr |
Palavras e gestos no jogo interativo : um estudo dos processos de significação do cotidiano de um berçario de creche |
title_full_unstemmed |
Palavras e gestos no jogo interativo : um estudo dos processos de significação do cotidiano de um berçario de creche |
title_sort |
Palavras e gestos no jogo interativo : um estudo dos processos de significação do cotidiano de um berçario de creche |
author |
Cruz, Maria Nazare da |
author_facet |
Cruz, Maria Nazare da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Maria Nazare da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 - Perspectiva historico-cultural Educação de crianças Creches Linguagem Significação (Psicologia) - Processos |
topic |
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 - Perspectiva historico-cultural Educação de crianças Creches Linguagem Significação (Psicologia) - Processos |
description |
Orientador: Ana Luiza Bustamente Smolka |
publishDate |
1995 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1995 1995-07-04T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582488 CRUZ, Maria Nazare da. Palavras e gestos no jogo interativo: um estudo dos processos de significação do cotidiano de um berçario de creche. 1995. 133f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582488. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) CRUZ, Maria Nazare da. Palavras e gestos no jogo interativo: um estudo dos processos de significação do cotidiano de um berçario de creche. 1995. 133f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582488. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582488 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/89403 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 133f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188775793786880 |