Palavras e gestos no jogo interativo : um estudo dos processos de significação do cotidiano de um berçario de creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Maria Nazare da
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582488
Resumo: Orientador: Ana Luiza Bustamente Smolka
id UNICAMP-30_bdfb023a45f51cad19d50a6d15120af7
oai_identifier_str oai::89403
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Palavras e gestos no jogo interativo : um estudo dos processos de significação do cotidiano de um berçario de crecheVigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 - Perspectiva historico-culturalEducação de criançasCrechesLinguagemSignificação (Psicologia) - ProcessosOrientador: Ana Luiza Bustamente SmolkaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Neste trabalho tematizamos o problema da constituição social do desenvolvimento da criança de 0 a 18 meses a partir de um referencial histórico-cultural. Tomamos como base às contribuições de L. S. Vygotsky, que indicam que desde o início do desenvolvimento as ações da criança adquirem significados à medida em que social. São refletidas e refratadas pelo seu ambiente. Considerando que na perspectiva atividades vygotskiana a dimensão simbólica/significativa das e interações humanas á central na constituição do psiquismo, temos enfocado os movimentos de produção de significação das ações do bebê como privilegiado no estudo de seu desenvolvimento. O trabalho de coleta dos dados foi realizado em uma creche pública através do registro em vi de o de momentos da rotina de um grupo de crianças de 9 a18 meses. O processo de recorte, transcrição e análise dos episódios registrados orientou-se princípios da análise microgenética. Destacamos, em nossas análises, modos de participação do adulto na produção de significações movimentos de apropriação pela criança dos significados socialmente convencionais e pelos processos de recorte no interior dos objetos, ações e relações. Dinâmicas interativas, de Tais análises apresentam contribuições teóricas e metodológicas que podem subsidiar a compreensão do desenvolvimento inicial da criança, a partir das dinâmicas sociais de produção de significaçãoMestradoMestre em Educação[s.n.]Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCruz, Maria Nazare da19951995-07-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf133f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582488CRUZ, Maria Nazare da. Palavras e gestos no jogo interativo: um estudo dos processos de significação do cotidiano de um berçario de creche. 1995. 133f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582488. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/89403porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:19:53Zoai::89403Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:19:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Palavras e gestos no jogo interativo : um estudo dos processos de significação do cotidiano de um berçario de creche
title Palavras e gestos no jogo interativo : um estudo dos processos de significação do cotidiano de um berçario de creche
spellingShingle Palavras e gestos no jogo interativo : um estudo dos processos de significação do cotidiano de um berçario de creche
Cruz, Maria Nazare da
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 - Perspectiva historico-cultural
Educação de crianças
Creches
Linguagem
Significação (Psicologia) - Processos
title_short Palavras e gestos no jogo interativo : um estudo dos processos de significação do cotidiano de um berçario de creche
title_full Palavras e gestos no jogo interativo : um estudo dos processos de significação do cotidiano de um berçario de creche
title_fullStr Palavras e gestos no jogo interativo : um estudo dos processos de significação do cotidiano de um berçario de creche
title_full_unstemmed Palavras e gestos no jogo interativo : um estudo dos processos de significação do cotidiano de um berçario de creche
title_sort Palavras e gestos no jogo interativo : um estudo dos processos de significação do cotidiano de um berçario de creche
author Cruz, Maria Nazare da
author_facet Cruz, Maria Nazare da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Maria Nazare da
dc.subject.por.fl_str_mv Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 - Perspectiva historico-cultural
Educação de crianças
Creches
Linguagem
Significação (Psicologia) - Processos
topic Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 - Perspectiva historico-cultural
Educação de crianças
Creches
Linguagem
Significação (Psicologia) - Processos
description Orientador: Ana Luiza Bustamente Smolka
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
1995-07-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582488
CRUZ, Maria Nazare da. Palavras e gestos no jogo interativo: um estudo dos processos de significação do cotidiano de um berçario de creche. 1995. 133f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582488. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
CRUZ, Maria Nazare da. Palavras e gestos no jogo interativo: um estudo dos processos de significação do cotidiano de um berçario de creche. 1995. 133f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582488. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/89403
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
133f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188775793786880