Proposta educativa para o ensino e a aprendizagem de filogenia e história geológica da terra no ensino médio
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638640 |
Resumo: | Orientador: Joseli Maria Piranha |
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Proposta educativa para o ensino e a aprendizagem de filogenia e história geológica da terra no ensino médioEducational proposal for teaching and learning of phylogeny and geological history of the earth in secondary educationBiodiversidadeEvolução (Biologia)Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoDidáticaBase Nacional Comum CurricularBiodiversityEvolution (Biology)Interdisciplinary approach in educationDidacticsNational Common Curricular BaseOrientador: Joseli Maria PiranhaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: Filogenias representam a história evolutiva dos seres vivos e descrevem as suas relações de parentesco e a diversidade biológica. O ensino da história evolutiva da Terra pode contribuir para uma melhor compreensão da relação entre o homem e a Terra e, portanto, é de suma importância para o uso sustentável dos recursos naturais. Os conteúdos relacionados a esse tema são tratados em diferentes disciplinas, de acordo com os documentos oficiais que regem a educação do Estado de São Paulo. Assim, buscando contribuir com a formação de cidadãos mais conscientes de suas ações, a presente pesquisa investigou a prática educativa no que concerne à evolução biológica integrada à história geológica da Terra, usando a metodologia de "Investigação e Desenvolvimento" (I&D) para elaborar, desenvolver e analisar uma proposta didática interdisciplinar e contextualizada. Tal procedimento envolveu intervenções formativas junto a duas escolas estaduais de Ensino Médio de tempo integral, no município de São José do Rio Preto, Estado de São Paulo, por meio de uma pesquisa participante, com enfoque qualitativo. Foram realizadas quatro intervenções semestrais com a participação de alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. Todas as intervenções envolveram aspectos históricos da evolução do planeta Terra, desde a sua formação até os dias atuais. No entanto, foram feitas adequações a cada intervenção, baseadas nas experiências obtidas nas práticas anteriores, de modo que a terceira e a quarta intervenções foram as mais enriquecidas e que melhor atenderam à problematização dos conteúdos relacionados. Para a análise qualitativa da aprendizagem, foram utilizados os registros e materiais elaborados pelos alunos, para demonstrar que o uso de filogenias, associadas a eventos e processos históricos que caracterizaram o Tempo Geológico, permitiu amplas discussões e transgressões para além dos limites disciplinares. A proposta de ensino em questão foi constituída com base na integração e contextualização de conteúdos específicos de diferentes áreas, a partir de um conjunto de estratégias diversificadas e de uma relação horizontal entre professor e aluno. A postura dos alunos indicou que essa abordagem interdisciplinar pode resultar em um processo de ensino e aprendizagem mais efetivo e, por conseguinte, em uma melhor compreensão da História da Vida na Terra, ao longo do Tempo Geológico. A pesquisa desenvolvida aponta para a importância do estudo com conteúdos integrados que visa estimular a compreensão holística da História da Vida na Terra e a formação de cidadãos mais críticos e responsáveis com o uso dos recursos naturaisAbstract: Phylogenies represent the life evolutionary history, describing relationships among taxa and biological diversity. Teaching the life history on earth can contribute to a better understanding for the relationship between human and Earth and, therefore, it is of paramount importance for the sustainable uses of the natural resources. The contents related to the history of Earth are treated in different subjects, regarding the official documents that conduct the basic education of the State of São Paulo. Thus, seeking to contribute to the formation of citizens more aware of their actions, from a more holistic understanding on the biological history of Earth, the present research investigated the educational practice with regard to the biological evolution integrated to the geological history of Earth, using the methodology "Investigation and Development" (I&D) to elaborate, develop and analyze a contextualized and interdisciplinary didactic proposal. Such procedure involved formative interventions in two state full time high school in São José do Rio Preto, State of São Paulo, through a participatory research of a qualitative nature. It was carried out four semiannual interventions with participation of 1st, 2nd and 3rd high school students. All interventions involved historical aspects of the Earth evolution, from its formation to the present. However, at each intervention, it was done adequations based on the experiences gained from previous practices, so that the third and fourth interventions were the most enriched and best met the problematization of the related contents. For the qualitative analysis of learning, it was used the records and materials elaborated by the students to demonstrate the use of phylogenies associated to historical events and processes, which characterize the Geological Time, allow for broad discussions and transgressions of the disciplinary boundaries. The teaching approach, in question, was constituted based on integration and contextualization of specific contents of different areas, from a set of diversified strategies and a horizontal relationship between teacher and student. The students¿ posture indicated that this interdisciplinary approach can result in a more effective teaching and learning process and, consequently, a better understanding on the Life History over the Geological Time. The research carried out research pointed out to the importance of the study with integrated contents that aims to promote the holistic comprehension of the Life History on the Earth and the formation of more critical and responsible citizens with the use of natural resourcesDoutoradoEnsino e Historia de Ciencias da TerraDoutora em CiênciasCAPES[s.n.]Piranha, Joseli Maria, 1965-Zabini, CarolinaViveiro, Alessandra AparecidaMarchesin, Sandra Regina de CarvalhoBassan, Cassia Fernanda DominguesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da TerraUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Cristiane Prado Scott dos, 1976-20202020-02-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (276 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638640SANTOS, Cristiane Prado Scott dos. Proposta educativa para o ensino e a aprendizagem de filogenia e história geológica da terra no ensino médio. 2020. 1 recurso online (276 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638640. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1127324Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-08T18:06:11Zoai::1127324Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-05-08T18:06:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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