A figura do bandido no Novo Cinema Brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602890 |
Resumo: | Orientador: Marcius Cesar Soares Freire |
id |
UNICAMP-30_be742df189c1e1600069f65e9253a5c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::370306 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A figura do bandido no Novo Cinema BrasileiroThe outlaw image in New Brasilian CinemaCinema da retomadaCinema - BrasilBrazilian cinemaOutlawBanditOrientador: Marcius Cesar Soares FreireDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: O presente trabalho visa a entender como é constituída a imagem do bandido em filmes brasileiros recentes, comparando-a com a figura do bandido social do Cinema Novo e Marginal. O trabalho parte do pressuposto de que existe uma releitura da figura do bandido social dos anos 60 nos filmes brasileiros da atualidade. No percurso, busca compreender o recente quadro do nosso cinema que, impulsionado pela Lei do Audiovisual de 1993, vem se deparando com novos desafios estéticos, mercadológicos e tecnológicos provenientes do processo de globalização.Foram escolhidos para análise quatro filmes, todos de temática urbana, tendo como locação duas metrópoles brasileiras: São Paulo e Rio de Janeiro. Os filmes cujas histórias se passam na cidade do Rio de Janeiro são: A Grande Cidade (Cacá Diegues, 1966) e O Primeiro Dia (Walter Salles e Daniela Thomas, 1999). O Bandido da Luz Vermelha (Rogério Sganzerla, 1968) e O Invasor (Beto Brant, 2001) têm São Paulo como palco dos acontecimentosAbstract: The present study aims at understanding how the image of the villain is composed in recent Brazilian movies, comparing it with the figure of the social criminal in the Cinema Novo (New Film) and Marginal Film. This work starts from the presupposition that there is a new reading of the social outlaw figure of the sixties in the current Brazilian movies. As it develops, it seeks to grasp the contemporary scenario of our movie industry that, prompted by the Audiovisual Law of 1993, has been facing new aesthetic, marketing and technological challenges derived from the globalization process. Four movies were chosen for analysis, all of them with an urban theme and having two Brazilian metropolises as location: São Paulo and Rio de Janeiro. The movies whose stories take place in Rio de Janeiro are: A Grande Cidade (The Great City) (Cacá Diegues, 1966) and O Primeiro Dia (The First Day) (Walter Salles and Daniela Thomas, 1999). O Bandido da Luz Vermelha (The Red Light Bandit) (Rogério Sganzerla, 1968) and O Invasor (The Invasor) (Beto Brant, 2001) have São Paulo as the stage for the eventsMestradoMultimeiosMestre em Multimeios[s.n.]Freire, Marcius, 1949-Soares, Rosana de LimaAbreu, Nuno César Pereira deSchvaraman, SheilaSilva, Euzebio Lobo daUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTau, Ana Claudia20052005-08-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf133 P. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602890TAU, Ana Claudia. A figura do bandido no Novo Cinema Brasileiro. 2005. 133 P. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602890. Acesso em: 27 fev. 2025.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/370306porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-26T11:53:19Zoai::370306Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-05-26T11:53:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A figura do bandido no Novo Cinema Brasileiro The outlaw image in New Brasilian Cinema |
title |
A figura do bandido no Novo Cinema Brasileiro |
spellingShingle |
A figura do bandido no Novo Cinema Brasileiro Tau, Ana Claudia Cinema da retomada Cinema - Brasil Brazilian cinema Outlaw Bandit |
title_short |
A figura do bandido no Novo Cinema Brasileiro |
title_full |
A figura do bandido no Novo Cinema Brasileiro |
title_fullStr |
A figura do bandido no Novo Cinema Brasileiro |
title_full_unstemmed |
A figura do bandido no Novo Cinema Brasileiro |
title_sort |
A figura do bandido no Novo Cinema Brasileiro |
author |
Tau, Ana Claudia |
author_facet |
Tau, Ana Claudia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freire, Marcius, 1949- Soares, Rosana de Lima Abreu, Nuno César Pereira de Schvaraman, Sheila Silva, Euzebio Lobo da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tau, Ana Claudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema da retomada Cinema - Brasil Brazilian cinema Outlaw Bandit |
topic |
Cinema da retomada Cinema - Brasil Brazilian cinema Outlaw Bandit |
description |
Orientador: Marcius Cesar Soares Freire |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005-08-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602890 TAU, Ana Claudia. A figura do bandido no Novo Cinema Brasileiro. 2005. 133 P. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602890. Acesso em: 27 fev. 2025. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602890 |
identifier_str_mv |
TAU, Ana Claudia. A figura do bandido no Novo Cinema Brasileiro. 2005. 133 P. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602890. Acesso em: 27 fev. 2025. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/370306 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 133 P. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1825951639953997824 |