A figura do bandido no Novo Cinema Brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tau, Ana Claudia
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602890
Resumo: Orientador: Marcius Cesar Soares Freire
id UNICAMP-30_be742df189c1e1600069f65e9253a5c6
oai_identifier_str oai::370306
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A figura do bandido no Novo Cinema BrasileiroThe outlaw image in New Brasilian CinemaCinema da retomadaCinema - BrasilBrazilian cinemaOutlawBanditOrientador: Marcius Cesar Soares FreireDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: O presente trabalho visa a entender como é constituída a imagem do bandido em filmes brasileiros recentes, comparando-a com a figura do bandido social do Cinema Novo e Marginal. O trabalho parte do pressuposto de que existe uma releitura da figura do bandido social dos anos 60 nos filmes brasileiros da atualidade. No percurso, busca compreender o recente quadro do nosso cinema que, impulsionado pela Lei do Audiovisual de 1993, vem se deparando com novos desafios estéticos, mercadológicos e tecnológicos provenientes do processo de globalização.Foram escolhidos para análise quatro filmes, todos de temática urbana, tendo como locação duas metrópoles brasileiras: São Paulo e Rio de Janeiro. Os filmes cujas histórias se passam na cidade do Rio de Janeiro são: A Grande Cidade (Cacá Diegues, 1966) e O Primeiro Dia (Walter Salles e Daniela Thomas, 1999). O Bandido da Luz Vermelha (Rogério Sganzerla, 1968) e O Invasor (Beto Brant, 2001) têm São Paulo como palco dos acontecimentosAbstract: The present study aims at understanding how the image of the villain is composed in recent Brazilian movies, comparing it with the figure of the social criminal in the Cinema Novo (New Film) and Marginal Film. This work starts from the presupposition that there is a new reading of the social outlaw figure of the sixties in the current Brazilian movies. As it develops, it seeks to grasp the contemporary scenario of our movie industry that, prompted by the Audiovisual Law of 1993, has been facing new aesthetic, marketing and technological challenges derived from the globalization process. Four movies were chosen for analysis, all of them with an urban theme and having two Brazilian metropolises as location: São Paulo and Rio de Janeiro. The movies whose stories take place in Rio de Janeiro are: A Grande Cidade (The Great City) (Cacá Diegues, 1966) and O Primeiro Dia (The First Day) (Walter Salles and Daniela Thomas, 1999). O Bandido da Luz Vermelha (The Red Light Bandit) (Rogério Sganzerla, 1968) and O Invasor (The Invasor) (Beto Brant, 2001) have São Paulo as the stage for the eventsMestradoMultimeiosMestre em Multimeios[s.n.]Freire, Marcius, 1949-Soares, Rosana de LimaAbreu, Nuno César Pereira deSchvaraman, SheilaSilva, Euzebio Lobo daUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTau, Ana Claudia20052005-08-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf133 P. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602890TAU, Ana Claudia. A figura do bandido no Novo Cinema Brasileiro. 2005. 133 P. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602890. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/370306porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-26T11:53:19Zoai::370306Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-05-26T11:53:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A figura do bandido no Novo Cinema Brasileiro
The outlaw image in New Brasilian Cinema
title A figura do bandido no Novo Cinema Brasileiro
spellingShingle A figura do bandido no Novo Cinema Brasileiro
Tau, Ana Claudia
Cinema da retomada
Cinema - Brasil
Brazilian cinema
Outlaw
Bandit
title_short A figura do bandido no Novo Cinema Brasileiro
title_full A figura do bandido no Novo Cinema Brasileiro
title_fullStr A figura do bandido no Novo Cinema Brasileiro
title_full_unstemmed A figura do bandido no Novo Cinema Brasileiro
title_sort A figura do bandido no Novo Cinema Brasileiro
author Tau, Ana Claudia
author_facet Tau, Ana Claudia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freire, Marcius, 1949-
Soares, Rosana de Lima
Abreu, Nuno César Pereira de
Schvaraman, Sheila
Silva, Euzebio Lobo da
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Tau, Ana Claudia
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema da retomada
Cinema - Brasil
Brazilian cinema
Outlaw
Bandit
topic Cinema da retomada
Cinema - Brasil
Brazilian cinema
Outlaw
Bandit
description Orientador: Marcius Cesar Soares Freire
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-08-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602890
TAU, Ana Claudia. A figura do bandido no Novo Cinema Brasileiro. 2005. 133 P. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602890. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602890
identifier_str_mv TAU, Ana Claudia. A figura do bandido no Novo Cinema Brasileiro. 2005. 133 P. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602890. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/370306
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
133 P. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188946555437056