A construção do conceito de numero na educação escolarizada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nacarato, Adair Mendes
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582073
Resumo: Orientador: Sergio Lorenzato
id UNICAMP-30_bea55ebeeb1c3a4c793ce423211b702a
oai_identifier_str oai::83873
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A construção do conceito de numero na educação escolarizadaNumero - Conceito em criançasCognição nas criançasOrientador: Sergio LorenzatoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Partindo da conjectura de que o processo de construção do conceito de número por parte da criança, inicia-se fora da escola e tem continuidade dentro dela, realizou-se um estudo de caso com crianças de uma primeira série do primeiro grau da rede unmicipl1 de Campinas, São Paulo, tendo como objetivos: analisar os sentidos que a criança tem do número, quando inicia sua escolarização e como ocorre a intervenção pedagógica nesse processo. As reflexões teóricas do trabalho estão voltadas ao processo psicológico da formação de conceitos e, em especial, ao conceito de número e ao campo conceitual a ele associado. Discute-se, a partir dos dados coletados (entrevistas com as crianças e protocolos de observação de aulas), a familiaridade da criança com números em situações fora da escola, e os fatores que ocorrem no contexto escolar, os quais permitem ou não uma intervenção pedagógica que amplie esse conhecimento da criança, possibilitando-lhe a aquisição de novos significados de conceito de número natural. Não se tem a intenção de responder a dúvidas, mas de suscita-las, provocando reflexões tanto do ponto de vista da prática pedagógica como de novas pesquisas sobre o assuntoAbstract: From the conjecture that the construction process of number concept on the part of children starts outside school and continues inside it, a case study was held with first grade children in a class of the public school net in Campinas, São Paulo. Its aims were: to analyse the senses a child may haw about number at the beginning of his/her schooling and how pedagogical intervention takes place in such process. The theoretical reflex ions in the work: are directed to the psycllological process in the formation of concepts, mainly the number concept and the conceptual field related to it. Discussion is brought forward from collected data (interview with children and observation notes during classes) about how familiar with numbers children are in situations out of school environment and the faction occurring into school enviromental allowing or not pedagogic intervention wich may broaden that previous knowledge and make it possible for him/her the acquisition of new meanings of whole number concept. The intention is rather to arouse doubts than to answer them so as to suggest reflex ions about the pedagogical practice and mo about new researches concerning this subjectMestradoMetodologia de EnsinoMestre em Educação[s.n.]Lorenzato, Sergio Apparecido, 1936-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNacarato, Adair Mendes19951995-03-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf196f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582073NACARATO, Adair Mendes. A construção do conceito de numero na educação escolarizada. 1995. 196f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582073. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/83873porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T04:16:11Zoai::83873Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T04:16:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção do conceito de numero na educação escolarizada
title A construção do conceito de numero na educação escolarizada
spellingShingle A construção do conceito de numero na educação escolarizada
Nacarato, Adair Mendes
Numero - Conceito em crianças
Cognição nas crianças
title_short A construção do conceito de numero na educação escolarizada
title_full A construção do conceito de numero na educação escolarizada
title_fullStr A construção do conceito de numero na educação escolarizada
title_full_unstemmed A construção do conceito de numero na educação escolarizada
title_sort A construção do conceito de numero na educação escolarizada
author Nacarato, Adair Mendes
author_facet Nacarato, Adair Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lorenzato, Sergio Apparecido, 1936-
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Nacarato, Adair Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Numero - Conceito em crianças
Cognição nas crianças
topic Numero - Conceito em crianças
Cognição nas crianças
description Orientador: Sergio Lorenzato
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
1995-03-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582073
NACARATO, Adair Mendes. A construção do conceito de numero na educação escolarizada. 1995. 196f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582073. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
NACARATO, Adair Mendes. A construção do conceito de numero na educação escolarizada. 1995. 196f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582073. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/83873
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
196f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138310774325248