A exploração da contagem para construção do conceito de número na Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQCSG |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma discussão sobre o papel da contagem para aquisição do conceito do número. A discussão foi feita no eixo teórico, quando se fez um aprofundamento na literatura sobre a exploração da contagem como uma das atividades importantes para construção do conceito de número pela criança e no eixo da prática, quando fez um levantamento, por meio de questionário aplicado em um grupo de professores que atuam em escolas de Educação Infantil na rede municipal de ensino em Belo Horizonte, sobre as atividades por elas desenvolvidas visando explorar as diferentes formas de contagem e o grau de importância que essas professoras atribuem à contagem como base para a construção do conceito de número pela criança. A investigação apontou que 38 das 40 professoras entrevistadas consideram a contagem importante para construção do conceito de número pela criança, embora o trabalho na Educação Infantil com os números ainda seja feito de forma a priorizar a recitação de sequência numérica e memorização dos números. De um modo geral, as professoras defendem que é preciso propor várias atividades que estimulem a contagem e que permitem à criança, ao final da contagem, perceber a correspondência com o total de objetos pertencentes ao conjunto, porém, essas mesmas professoras não conseguiram descrever, com clareza, como desenvolvem essas atividades em sala de aula. |
id |
UFMG_e9ed5d0d50b1ced1cc796abf314d560d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QQCSG |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Vanessa Sena TomazEliana Maria Gomes2019-08-11T16:08:11Z2019-08-11T16:08:11Z2012-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQCSGO presente trabalho apresenta uma discussão sobre o papel da contagem para aquisição do conceito do número. A discussão foi feita no eixo teórico, quando se fez um aprofundamento na literatura sobre a exploração da contagem como uma das atividades importantes para construção do conceito de número pela criança e no eixo da prática, quando fez um levantamento, por meio de questionário aplicado em um grupo de professores que atuam em escolas de Educação Infantil na rede municipal de ensino em Belo Horizonte, sobre as atividades por elas desenvolvidas visando explorar as diferentes formas de contagem e o grau de importância que essas professoras atribuem à contagem como base para a construção do conceito de número pela criança. A investigação apontou que 38 das 40 professoras entrevistadas consideram a contagem importante para construção do conceito de número pela criança, embora o trabalho na Educação Infantil com os números ainda seja feito de forma a priorizar a recitação de sequência numérica e memorização dos números. De um modo geral, as professoras defendem que é preciso propor várias atividades que estimulem a contagem e que permitem à criança, ao final da contagem, perceber a correspondência com o total de objetos pertencentes ao conjunto, porém, essas mesmas professoras não conseguiram descrever, com clareza, como desenvolvem essas atividades em sala de aula.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGNúmero Conceito em criançasEducaçãoMatematica Estudo e ensinoEducação InfantilContagemConstrução do Conceito deNúmeroA exploração da contagem para construção do conceito de número na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALacpp_eliana_pdf.pdfapplication/pdf486102https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQCSG/1/acpp_eliana_pdf.pdf5ff0716ff811947efbc698af89a61fc6MD51TEXTacpp_eliana_pdf.pdf.txtacpp_eliana_pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain108853https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQCSG/2/acpp_eliana_pdf.pdf.txtf5a3e6e31599ad0e46ba3bca91bc61afMD521843/VRNS-9QQCSG2019-11-14 05:35:57.587oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QQCSGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:35:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A exploração da contagem para construção do conceito de número na Educação Infantil |
title |
A exploração da contagem para construção do conceito de número na Educação Infantil |
spellingShingle |
A exploração da contagem para construção do conceito de número na Educação Infantil Eliana Maria Gomes Educação Infantil Contagem Construção do Conceito deNúmero Número Conceito em crianças Educação Matematica Estudo e ensino |
title_short |
A exploração da contagem para construção do conceito de número na Educação Infantil |
title_full |
A exploração da contagem para construção do conceito de número na Educação Infantil |
title_fullStr |
A exploração da contagem para construção do conceito de número na Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
A exploração da contagem para construção do conceito de número na Educação Infantil |
title_sort |
A exploração da contagem para construção do conceito de número na Educação Infantil |
author |
Eliana Maria Gomes |
author_facet |
Eliana Maria Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vanessa Sena Tomaz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eliana Maria Gomes |
contributor_str_mv |
Vanessa Sena Tomaz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Contagem Construção do Conceito deNúmero |
topic |
Educação Infantil Contagem Construção do Conceito deNúmero Número Conceito em crianças Educação Matematica Estudo e ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Número Conceito em crianças Educação Matematica Estudo e ensino |
description |
O presente trabalho apresenta uma discussão sobre o papel da contagem para aquisição do conceito do número. A discussão foi feita no eixo teórico, quando se fez um aprofundamento na literatura sobre a exploração da contagem como uma das atividades importantes para construção do conceito de número pela criança e no eixo da prática, quando fez um levantamento, por meio de questionário aplicado em um grupo de professores que atuam em escolas de Educação Infantil na rede municipal de ensino em Belo Horizonte, sobre as atividades por elas desenvolvidas visando explorar as diferentes formas de contagem e o grau de importância que essas professoras atribuem à contagem como base para a construção do conceito de número pela criança. A investigação apontou que 38 das 40 professoras entrevistadas consideram a contagem importante para construção do conceito de número pela criança, embora o trabalho na Educação Infantil com os números ainda seja feito de forma a priorizar a recitação de sequência numérica e memorização dos números. De um modo geral, as professoras defendem que é preciso propor várias atividades que estimulem a contagem e que permitem à criança, ao final da contagem, perceber a correspondência com o total de objetos pertencentes ao conjunto, porém, essas mesmas professoras não conseguiram descrever, com clareza, como desenvolvem essas atividades em sala de aula. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T16:08:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T16:08:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQCSG |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQCSG |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQCSG/1/acpp_eliana_pdf.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQCSG/2/acpp_eliana_pdf.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5ff0716ff811947efbc698af89a61fc6 f5a3e6e31599ad0e46ba3bca91bc61af |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589357044498432 |