A exploração da contagem para construção do conceito de número na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eliana Maria Gomes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQCSG
Resumo: O presente trabalho apresenta uma discussão sobre o papel da contagem para aquisição do conceito do número. A discussão foi feita no eixo teórico, quando se fez um aprofundamento na literatura sobre a exploração da contagem como uma das atividades importantes para construção do conceito de número pela criança e no eixo da prática, quando fez um levantamento, por meio de questionário aplicado em um grupo de professores que atuam em escolas de Educação Infantil na rede municipal de ensino em Belo Horizonte, sobre as atividades por elas desenvolvidas visando explorar as diferentes formas de contagem e o grau de importância que essas professoras atribuem à contagem como base para a construção do conceito de número pela criança. A investigação apontou que 38 das 40 professoras entrevistadas consideram a contagem importante para construção do conceito de número pela criança, embora o trabalho na Educação Infantil com os números ainda seja feito de forma a priorizar a recitação de sequência numérica e memorização dos números. De um modo geral, as professoras defendem que é preciso propor várias atividades que estimulem a contagem e que permitem à criança, ao final da contagem, perceber a correspondência com o total de objetos pertencentes ao conjunto, porém, essas mesmas professoras não conseguiram descrever, com clareza, como desenvolvem essas atividades em sala de aula.
id UFMG_e9ed5d0d50b1ced1cc796abf314d560d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QQCSG
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Vanessa Sena TomazEliana Maria Gomes2019-08-11T16:08:11Z2019-08-11T16:08:11Z2012-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQCSGO presente trabalho apresenta uma discussão sobre o papel da contagem para aquisição do conceito do número. A discussão foi feita no eixo teórico, quando se fez um aprofundamento na literatura sobre a exploração da contagem como uma das atividades importantes para construção do conceito de número pela criança e no eixo da prática, quando fez um levantamento, por meio de questionário aplicado em um grupo de professores que atuam em escolas de Educação Infantil na rede municipal de ensino em Belo Horizonte, sobre as atividades por elas desenvolvidas visando explorar as diferentes formas de contagem e o grau de importância que essas professoras atribuem à contagem como base para a construção do conceito de número pela criança. A investigação apontou que 38 das 40 professoras entrevistadas consideram a contagem importante para construção do conceito de número pela criança, embora o trabalho na Educação Infantil com os números ainda seja feito de forma a priorizar a recitação de sequência numérica e memorização dos números. De um modo geral, as professoras defendem que é preciso propor várias atividades que estimulem a contagem e que permitem à criança, ao final da contagem, perceber a correspondência com o total de objetos pertencentes ao conjunto, porém, essas mesmas professoras não conseguiram descrever, com clareza, como desenvolvem essas atividades em sala de aula.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGNúmero  Conceito em criançasEducaçãoMatematica  Estudo e ensinoEducação InfantilContagemConstrução do Conceito deNúmeroA exploração da contagem para construção do conceito de número na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALacpp_eliana_pdf.pdfapplication/pdf486102https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQCSG/1/acpp_eliana_pdf.pdf5ff0716ff811947efbc698af89a61fc6MD51TEXTacpp_eliana_pdf.pdf.txtacpp_eliana_pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain108853https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQCSG/2/acpp_eliana_pdf.pdf.txtf5a3e6e31599ad0e46ba3bca91bc61afMD521843/VRNS-9QQCSG2019-11-14 05:35:57.587oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QQCSGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:35:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A exploração da contagem para construção do conceito de número na Educação Infantil
title A exploração da contagem para construção do conceito de número na Educação Infantil
spellingShingle A exploração da contagem para construção do conceito de número na Educação Infantil
Eliana Maria Gomes
Educação Infantil
Contagem
Construção do Conceito deNúmero
Número  Conceito em crianças
Educação
Matematica  Estudo e ensino
title_short A exploração da contagem para construção do conceito de número na Educação Infantil
title_full A exploração da contagem para construção do conceito de número na Educação Infantil
title_fullStr A exploração da contagem para construção do conceito de número na Educação Infantil
title_full_unstemmed A exploração da contagem para construção do conceito de número na Educação Infantil
title_sort A exploração da contagem para construção do conceito de número na Educação Infantil
author Eliana Maria Gomes
author_facet Eliana Maria Gomes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vanessa Sena Tomaz
dc.contributor.author.fl_str_mv Eliana Maria Gomes
contributor_str_mv Vanessa Sena Tomaz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Contagem
Construção do Conceito deNúmero
topic Educação Infantil
Contagem
Construção do Conceito deNúmero
Número  Conceito em crianças
Educação
Matematica  Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Número  Conceito em crianças
Educação
Matematica  Estudo e ensino
description O presente trabalho apresenta uma discussão sobre o papel da contagem para aquisição do conceito do número. A discussão foi feita no eixo teórico, quando se fez um aprofundamento na literatura sobre a exploração da contagem como uma das atividades importantes para construção do conceito de número pela criança e no eixo da prática, quando fez um levantamento, por meio de questionário aplicado em um grupo de professores que atuam em escolas de Educação Infantil na rede municipal de ensino em Belo Horizonte, sobre as atividades por elas desenvolvidas visando explorar as diferentes formas de contagem e o grau de importância que essas professoras atribuem à contagem como base para a construção do conceito de número pela criança. A investigação apontou que 38 das 40 professoras entrevistadas consideram a contagem importante para construção do conceito de número pela criança, embora o trabalho na Educação Infantil com os números ainda seja feito de forma a priorizar a recitação de sequência numérica e memorização dos números. De um modo geral, as professoras defendem que é preciso propor várias atividades que estimulem a contagem e que permitem à criança, ao final da contagem, perceber a correspondência com o total de objetos pertencentes ao conjunto, porém, essas mesmas professoras não conseguiram descrever, com clareza, como desenvolvem essas atividades em sala de aula.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T16:08:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T16:08:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQCSG
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQCSG
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQCSG/1/acpp_eliana_pdf.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQCSG/2/acpp_eliana_pdf.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5ff0716ff811947efbc698af89a61fc6
f5a3e6e31599ad0e46ba3bca91bc61af
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589357044498432