A educação escolar e a promoção do desenvolvimento do pensamento : a mediação da literatura infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrantes, Angelo Antonio, 1966-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617285
Resumo: Orientador: Luci Banks Leite
id UNICAMP-30_bf4793e68eb07e2ca01dec0b055d9f9d
oai_identifier_str oai::849490
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A educação escolar e a promoção do desenvolvimento do pensamento : a mediação da literatura infantilSchool education and promoting the development of thought : the mediation of children's literaturePensamentoLiteratura infantojuvenilDesenvolvimento humanoEducação de criançasPsicologiaPerspectiva histórico-culturalThoughtChildren's literatureHuman developmentPsicologyCultural historico perspectiveOrientador: Luci Banks LeiteTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho aborda a relação entre o desenvolvimento do pensamento no indivíduo e os processos formais de educação, fundamentando-se nos princípios do materialismo histórico dialético e nas produções da Psicologia Histórico cultural. Delimitamos nossas reflexões nas particularidades que encerram as atividades em educação infantil e a criança que se encontra no momento de transição para o ensino fundamental. O objetivo da pesquisa é analisar a literatura infantil como uma das determinações para o desenvolvimento do pensamento das crianças, tomando como tarefa identificar nos livros destinados à infância nexos com os fundamentos que sustentam as possibilidades de relação teórica com a realidade, considerando a dialética entre pensamento empírico e pensamento teórico. Defendemos a posição de que a literatura objetivada em livros infantis é mediação imprescindível das atividades sistematizadas na educação infantil, considerada tanto em seu conteúdo, quanto na forma de relação que permite estabelecer com a criança, constituindo-se como um dos fatores determinantes ao desenvolvimento do pensamento, na medida em que possibilita acesso a conhecimentos que idealmente apresentam a realidade de forma imaginativa. Como resultado da pesquisa, foi possível sistematizar critérios para orientar a identificação de histórias produzidas para crianças considerando aspectos éticos e cognitivos, nos atentando à tarefa de identificar nos livros infantis nexos com os fundamentos que sustentam a relação teórica com a realidade, pressupondo nas situações tratadas no interior das histórias relações com os princípios dialéticos da unidade de contrários e movimento da natureza, da sociedade e do pensamento. Reconheceu-se que a luta de classes também ocorre no campo ideológico. Dessa forma, os livros destinados às crianças não são isentos em seus conteúdos das tensões inerentes ao nosso tempo histórico. Consideramos que essa forma de vinculação com as situações criadas no interior das histórias apresenta implicação com os conteúdos posicionados contra a produção da passividade nas crianças e a favor da emancipação da infância. Por meio de análise de obras singulares, foi possível identificar conteúdos que estivessem em consonância com os critérios por nós sistematizados, permitindo-nos demonstrar que a mesma sociedade que produz livros de qualidade questionável e com posicionamentos que privilegiam a produção da passividade da criança, iniciando o processo de captura da subjetividade para a conformação, disciplina cega e obediência, também é possível encontrar produções que antagonizam com essa posição, privilegiando o questionamento, o inconformismo contra injustiças e revelando contradições inerentes ao modo atual de reprodução da existência, caracterizando-se como "instrumentos" a serviço da emancipação humana. Concluímos que o livro infantil somente pode contribuir com a educação e com o desenvolvimento do pensamento na medida de sua realização literária, que pressupõe a compreensão multifacetada dos fenômenos e acontecimentos, que reconhece a realidade naquilo que ela é, mas orienta-se principalmente para o que deveria ser e apresenta o princípio do movimento em vários sentidos: nas transformações no interior das histórias infantis, nas mudanças de enfoque em relação aos fenômenos e acontecimentos abordados e na mobilização necessária do pensamento para que o leitor ou ouvinte possa criar sentidos a partir de suas próprias experiências.Abstract: This study approaches the relationship between the development of thought in the individual and the formal processes of education, based on the principles of dialectical and the historical materialism in the productions of Cultural Historical Psychology. We focused our reflexions on the particular features of early childhood education activities education and child that is at the transitional moment to elementary school. The purpose of the research is to analyze children's literature as one of the determinations for the development of children's thought, taking the task to identify the books that help young children linkages with the foundations that support the possibilities of theoretical relation to reality, considering the dialectic between empirical and theoretical thought. We support the position that the literature on children's books is objectified essential mediation of systematic activities in early childhood education, considered both in its content, as in the form of relationship that it allows us to establish with the child, establishing itself as one of the determining factors for the thought development, in that it enables access to knowledge that ideally present reality in the imaginative way. As a research result, it was possible to systematize criteria to guide the identification of stories for children considering the ethical and cognitive aspects, in paying attention to the task to identify children's books in connections with the foundations that support the theoretical relation to reality, assuming the situations dealt inside stories of relationships with the principles of dialectical unity of opposites and of nature movement, society and thought. It was recognized that the class struggle also occurs in the ideological field movement. Consequently, children's books are not free in their contents from tensions inherent in our historical period movement. We considered this form of linkage with the situations created within of the stories features implications with the contents positioned against the production of passivity in favor of children movement emancipation. Via analysis of singular works, it was possible to identify contents that were consistent with systematic criteria formulated by us, allowing us to demonstrate that the same company that produces books of questionable quality and production positions that emphasize the passivity of the child, starting the capture process for the shaping of subjectivity, discipline and blind obedience, is also possible to find products that antagonize with this position, focusing on questioning, injustice and intolerance towards revealing the contradictions inherent in the current mode of reproduction of life, which is characterized as "instruments" in the service of human emancipation. We have concluded that the children's book can only contribute to education and the thought development in the measure of its literary achievement, which requires multilayered understanding of the phenomena and the events, which recognizes the reality for what it is, but it is oriented mostly for it should be and recognizing the principle of multiple directions: the transformations within of the children's stories, the changes of focus in relation to phenomena and events covered and the thought mobilization necessary for the reader or listener can create meanings from their own experiences.DoutoradoDoutor em Educação[s.n.]Banks-Leite, Luci, 1944-Banks-Leite, Luci, 1944-Martins, Ligia MarciaMartins, Sueli Terezinha FerreirasSmolka, Ana Luiza BustamanteCosta, Aurea de CarvalhoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAbrantes, Angelo Antonio, 1966-2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf249 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617285ABRANTES, Angelo Antonio. A educação escolar e a promoção do desenvolvimento do pensamento: a mediação da literatura infantil. 2011. 249 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617285. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/849490porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:33:12Zoai::849490Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:33:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação escolar e a promoção do desenvolvimento do pensamento : a mediação da literatura infantil
School education and promoting the development of thought : the mediation of children's literature
title A educação escolar e a promoção do desenvolvimento do pensamento : a mediação da literatura infantil
spellingShingle A educação escolar e a promoção do desenvolvimento do pensamento : a mediação da literatura infantil
Abrantes, Angelo Antonio, 1966-
Pensamento
Literatura infantojuvenil
Desenvolvimento humano
Educação de crianças
Psicologia
Perspectiva histórico-cultural
Thought
Children's literature
Human development
Psicology
Cultural historico perspective
title_short A educação escolar e a promoção do desenvolvimento do pensamento : a mediação da literatura infantil
title_full A educação escolar e a promoção do desenvolvimento do pensamento : a mediação da literatura infantil
title_fullStr A educação escolar e a promoção do desenvolvimento do pensamento : a mediação da literatura infantil
title_full_unstemmed A educação escolar e a promoção do desenvolvimento do pensamento : a mediação da literatura infantil
title_sort A educação escolar e a promoção do desenvolvimento do pensamento : a mediação da literatura infantil
author Abrantes, Angelo Antonio, 1966-
author_facet Abrantes, Angelo Antonio, 1966-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Banks-Leite, Luci, 1944-
Banks-Leite, Luci, 1944-
Martins, Ligia Marcia
Martins, Sueli Terezinha Ferreiras
Smolka, Ana Luiza Bustamante
Costa, Aurea de Carvalho
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Abrantes, Angelo Antonio, 1966-
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento
Literatura infantojuvenil
Desenvolvimento humano
Educação de crianças
Psicologia
Perspectiva histórico-cultural
Thought
Children's literature
Human development
Psicology
Cultural historico perspective
topic Pensamento
Literatura infantojuvenil
Desenvolvimento humano
Educação de crianças
Psicologia
Perspectiva histórico-cultural
Thought
Children's literature
Human development
Psicology
Cultural historico perspective
description Orientador: Luci Banks Leite
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617285
ABRANTES, Angelo Antonio. A educação escolar e a promoção do desenvolvimento do pensamento: a mediação da literatura infantil. 2011. 249 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617285. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617285
identifier_str_mv ABRANTES, Angelo Antonio. A educação escolar e a promoção do desenvolvimento do pensamento: a mediação da literatura infantil. 2011. 249 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617285. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/849490
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
249 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189072193716224