Entre o sertão e a sala de concerto : um estudo da obra de Renato Andrade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617868 |
Resumo: | Orientador: José Roberto Zan |
id |
UNICAMP-30_bfbd85cf8d4a4e709464e8da80a167da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::862990 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre o sertão e a sala de concerto : um estudo da obra de Renato AndradeBetween Brazilian inland and the concert room : a Renato Andrade's work studyMúsica popularMúsica sertanejaMúsica popular instrumentalViolaPopular musicCountry musicInstrumental folk musicBrazilian ten-string guitarOrientador: José Roberto ZanDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Em meados da década de 1970, o compositor e instrumentista mineiro Renato Andrade lança seu primeiro disco solo intitulado A fantástica viola de Renato Andrade. No repertório, composições instrumentais interpretadas com muito virtuosismo na viola caipira. Esse é o início de uma produção precursora dentro da música sertaneja e que acabou por criar um novo segmento desse gênero. Resultado das transformações formais e estéticas da música popular brasileira a partir dos anos 70, a obra de Renato Andrade reflete o surgimento de fronteiras tênues entre a esfera popular e erudita, na qual compositores e instrumentistas vão buscar nas "tradições" populares elementos destinados a dar "autenticidade" e "legitimidade" às suas produções, ao mesmo tempo adotam procedimentos da música erudita para dar corpo e organicidade a suas músicas. Esta dissertação buscou investigar a obra do compositor e violeiro Renato Andrade. Para isso, partiu dos dados biográficos do artista, do levantamento de sua produção fonográfica e a partir desses dados procurou compreender as estratégias criativas de Renato Andrade, a maneira com qual o músico organiza o material musical na viola caipira e a consolidação daquilo que identificamos como sendo o seu idioma composicional. Num segundo momento, o foco deste trabalho foi compreender o performer Renato Andrade, sua atuação nos palcos e a construção do que identificamos como o personagem Renato AndradeAbstract: In the 1970's, the composer and performer from Minas Gerais Renato Andrade releases his first record playing solo. It was called A fantástica viola de Renato Andrade. The album was made of instrumental compositions for viola caipira (Brazilian Ten String Guitar), an instrument that he played with a great virtuosity. This was the beginning of a one of a kind production in Brazil that ended up creating a new segment in the field of a genre known as "Música Caipira". As a result of the Brazilian's Popular Music formal and aesthetic transformations, ever since the seventies, Renato Andrade's work reflects the emergence of fine lines between the popular and the classical. In order to compose their plays, composers and musicians searched for Brazilian popular traditions so they could give to them "authenticity" and "legitimacy". At the same time, they adopt classic procedures to make the plays coherent and dense. This dissertation has the intent to explore Renato Andrade's work. It aims to expose the musical elements used in his compositions and his musical influences and tendencies and also, the construction of a specific style of the author, either through his music or through his ten string Brazilian guitar execution. To do that, we researched his biography and his music production in order to understand his creative procedures, his way to organize the musical materials in the Ten String Guitar and, finally, the consolidation of what we call his compositional language. On a second moment, we describe Renato Andrade as a performer: his performance on stage, and the construction of the "character" Renato AndradeMestradoFundamentos TeóricosMestre em Música[s.n.]Zan, José Roberto, 1948-Silva, Esdras RodriguesPinto, Ivan VilelaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPereira, Vinícius Muniz2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf application/x-compressed157, [51] p. : il. + 1 CD.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617868PEREIRA, Vinícius Muniz. Entre o sertão e a sala de concerto: um estudo da obra de Renato Andrade. 2011. 157, [51] p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617868. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/862990https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/862990https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/862990porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-20T17:15:08Zoai::862990Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-08-20T17:15:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre o sertão e a sala de concerto : um estudo da obra de Renato Andrade Between Brazilian inland and the concert room : a Renato Andrade's work study |
title |
Entre o sertão e a sala de concerto : um estudo da obra de Renato Andrade |
spellingShingle |
Entre o sertão e a sala de concerto : um estudo da obra de Renato Andrade Pereira, Vinícius Muniz Música popular Música sertaneja Música popular instrumental Viola Popular music Country music Instrumental folk music Brazilian ten-string guitar |
title_short |
Entre o sertão e a sala de concerto : um estudo da obra de Renato Andrade |
title_full |
Entre o sertão e a sala de concerto : um estudo da obra de Renato Andrade |
title_fullStr |
Entre o sertão e a sala de concerto : um estudo da obra de Renato Andrade |
title_full_unstemmed |
Entre o sertão e a sala de concerto : um estudo da obra de Renato Andrade |
title_sort |
Entre o sertão e a sala de concerto : um estudo da obra de Renato Andrade |
author |
Pereira, Vinícius Muniz |
author_facet |
Pereira, Vinícius Muniz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zan, José Roberto, 1948- Silva, Esdras Rodrigues Pinto, Ivan Vilela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação em Música UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Vinícius Muniz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música popular Música sertaneja Música popular instrumental Viola Popular music Country music Instrumental folk music Brazilian ten-string guitar |
topic |
Música popular Música sertaneja Música popular instrumental Viola Popular music Country music Instrumental folk music Brazilian ten-string guitar |
description |
Orientador: José Roberto Zan |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617868 PEREIRA, Vinícius Muniz. Entre o sertão e a sala de concerto: um estudo da obra de Renato Andrade. 2011. 157, [51] p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617868. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617868 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Vinícius Muniz. Entre o sertão e a sala de concerto: um estudo da obra de Renato Andrade. 2011. 157, [51] p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617868. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/862990 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/862990 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/862990 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-compressed 157, [51] p. : il. + 1 CD. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189077657845760 |