Viola Brasileira: os caminhos trilhados por 4 violeiros contemporâneos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cury, Pedro Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-29092023-103611/
Resumo: Esta pesquisa busca refletir sobre a estética da viola instrumental no Brasil nas últimas décadas, mapeando alguns elementos que foram incorporados contemporaneamente nesse universo musical e que apontam para um processo acentuado de modernização desse instrumento. Trazida ao Brasil há quase cinco séculos, a viola de dez cordas se tornou um instrumento largamente difundido pelo território nacional. Contudo, apesar da grande diversidade de seus usos e de sua presença em inúmeras manifestações culturais espalhadas pelo país, o instrumento tem sido visto, muitas vezes, como um símbolo regional fundamentalmente ligado à cultura caipira e é pouco abordado em pesquisas acadêmicas. Através de uma análise estético-musical de obras de quatro violeiros contemporâneos - Tavinho Moura, Heraldo do Monte, Almir Sater e Ivan Vilela -, o presente trabalho apresenta alguns caminhos técnicos e de criação musical ligados à prática da viola de dez cordas no Brasil visando estabelecer algumas relações entre essas obras contemporâneas e o material composicional historicamente empregado no repertório para viola instrumental. Muito embora esses violeiros apresentem universos musicais bastante distintos entre si, a pesquisa busca traçar paralelos entre suas peças, relacionando-as através da viola e estabelecendo vínculos entre esses universos particulares e os caminhos traçados pela própria viola de dez cordas ao longo da história. Propomos assim, através desta análise, uma revisão da perspectiva que impõe à viola o pertencimento a uma instância essencialmente rural, aspirando ressaltar reflexões que sublinhem, na contemporaneidade, os hibridismos fundamentais às novas sonoridades do instrumento.
id USP_42253c79e75699e0438b8ffb6498da09
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-29092023-103611
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Viola Brasileira: os caminhos trilhados por 4 violeiros contemporâneos-brazilian instrumental musicbrazilian popular musiccaipira violamúsica instrumental brasileiramúsica popular brasileiraten string violaviola caipiraviola de dez cordasEsta pesquisa busca refletir sobre a estética da viola instrumental no Brasil nas últimas décadas, mapeando alguns elementos que foram incorporados contemporaneamente nesse universo musical e que apontam para um processo acentuado de modernização desse instrumento. Trazida ao Brasil há quase cinco séculos, a viola de dez cordas se tornou um instrumento largamente difundido pelo território nacional. Contudo, apesar da grande diversidade de seus usos e de sua presença em inúmeras manifestações culturais espalhadas pelo país, o instrumento tem sido visto, muitas vezes, como um símbolo regional fundamentalmente ligado à cultura caipira e é pouco abordado em pesquisas acadêmicas. Através de uma análise estético-musical de obras de quatro violeiros contemporâneos - Tavinho Moura, Heraldo do Monte, Almir Sater e Ivan Vilela -, o presente trabalho apresenta alguns caminhos técnicos e de criação musical ligados à prática da viola de dez cordas no Brasil visando estabelecer algumas relações entre essas obras contemporâneas e o material composicional historicamente empregado no repertório para viola instrumental. Muito embora esses violeiros apresentem universos musicais bastante distintos entre si, a pesquisa busca traçar paralelos entre suas peças, relacionando-as através da viola e estabelecendo vínculos entre esses universos particulares e os caminhos traçados pela própria viola de dez cordas ao longo da história. Propomos assim, através desta análise, uma revisão da perspectiva que impõe à viola o pertencimento a uma instância essencialmente rural, aspirando ressaltar reflexões que sublinhem, na contemporaneidade, os hibridismos fundamentais às novas sonoridades do instrumento.This research seeks to reflect on the aesthetics of the instrumental music for viola in Brazil in the recent decades, mapping some elements that were incorporated contemporaneously in this musical universe and that point to an accentuated process of modernization of this instrument. Brought to Brazil nearly five centuries ago, the ten-string guitar became an instrument widely spread throughout the country. However, despite the great diversity of its uses and its presence in numerous cultural events throughout the country, the instrument has often been seen as a regional symbol fundamentally linked to caipira culture and is rarely addressed in academic research. Through an aesthetic-musical analysis of the works of four contemporary viola players - Tavinho Moura, Heraldo do Monte, Almir Sater and Ivan Vilela - this work presents some technical and musical creation paths linked to the practice of ten-string guitar in Brazil, establishing some relationships between these contemporary works and the compositional material historically used in the repertoire for instrumental viola. Even though these viola players have very different musical universes, the research seeks to draw parallels between their pieces, relating them through the viola and establishing links between these particular universes and the paths traced by the ten-string guitar itself throughout history. We therefore propose, through this analysis, a review of the perspective that imposes on the viola the belonging to an essentially rural instance, aiming to highlight reflections that underline, in contemporaneity, the fundamental hybridisms to the instrument\'s new sounds.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPinto, Ivan VilelaCury, Pedro Pereira2021-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-29092023-103611/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-09-29T14:22:02Zoai:teses.usp.br:tde-29092023-103611Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-09-29T14:22:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Viola Brasileira: os caminhos trilhados por 4 violeiros contemporâneos
-
title Viola Brasileira: os caminhos trilhados por 4 violeiros contemporâneos
spellingShingle Viola Brasileira: os caminhos trilhados por 4 violeiros contemporâneos
Cury, Pedro Pereira
brazilian instrumental music
brazilian popular music
caipira viola
música instrumental brasileira
música popular brasileira
ten string viola
viola caipira
viola de dez cordas
title_short Viola Brasileira: os caminhos trilhados por 4 violeiros contemporâneos
title_full Viola Brasileira: os caminhos trilhados por 4 violeiros contemporâneos
title_fullStr Viola Brasileira: os caminhos trilhados por 4 violeiros contemporâneos
title_full_unstemmed Viola Brasileira: os caminhos trilhados por 4 violeiros contemporâneos
title_sort Viola Brasileira: os caminhos trilhados por 4 violeiros contemporâneos
author Cury, Pedro Pereira
author_facet Cury, Pedro Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Ivan Vilela
dc.contributor.author.fl_str_mv Cury, Pedro Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv brazilian instrumental music
brazilian popular music
caipira viola
música instrumental brasileira
música popular brasileira
ten string viola
viola caipira
viola de dez cordas
topic brazilian instrumental music
brazilian popular music
caipira viola
música instrumental brasileira
música popular brasileira
ten string viola
viola caipira
viola de dez cordas
description Esta pesquisa busca refletir sobre a estética da viola instrumental no Brasil nas últimas décadas, mapeando alguns elementos que foram incorporados contemporaneamente nesse universo musical e que apontam para um processo acentuado de modernização desse instrumento. Trazida ao Brasil há quase cinco séculos, a viola de dez cordas se tornou um instrumento largamente difundido pelo território nacional. Contudo, apesar da grande diversidade de seus usos e de sua presença em inúmeras manifestações culturais espalhadas pelo país, o instrumento tem sido visto, muitas vezes, como um símbolo regional fundamentalmente ligado à cultura caipira e é pouco abordado em pesquisas acadêmicas. Através de uma análise estético-musical de obras de quatro violeiros contemporâneos - Tavinho Moura, Heraldo do Monte, Almir Sater e Ivan Vilela -, o presente trabalho apresenta alguns caminhos técnicos e de criação musical ligados à prática da viola de dez cordas no Brasil visando estabelecer algumas relações entre essas obras contemporâneas e o material composicional historicamente empregado no repertório para viola instrumental. Muito embora esses violeiros apresentem universos musicais bastante distintos entre si, a pesquisa busca traçar paralelos entre suas peças, relacionando-as através da viola e estabelecendo vínculos entre esses universos particulares e os caminhos traçados pela própria viola de dez cordas ao longo da história. Propomos assim, através desta análise, uma revisão da perspectiva que impõe à viola o pertencimento a uma instância essencialmente rural, aspirando ressaltar reflexões que sublinhem, na contemporaneidade, os hibridismos fundamentais às novas sonoridades do instrumento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-29092023-103611/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-29092023-103611/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257487703539712