A presença das mulheres no ensino de história na educação de jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639892 |
Resumo: | Orientador: Raquel Gryszczenko Alves Gomes |
id |
UNICAMP-30_c0add77f56946ce6921859f8fd2fecae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1157226 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A presença das mulheres no ensino de história na educação de jovens e adultosThe presence of women in history teaching in youth and adults educationEducação de jovens e adultosEstudos de gêneroEnsinoYouth and adult educationGender studiesTeachingOrientador: Raquel Gryszczenko Alves GomesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: A História no ensino básico ainda é vista, majoritariamente, a partir de uma perspectiva masculina: quase não se fala de mulheres como protagonistas históricas e, nas poucas vezes em que elas são apresentadas nos materiais didáticos, estão em uma pequena caixa de curiosidades ou em textos complementares separados dos conteúdos principais. O objetivo desse trabalho é de observar o modo pelo qual os debates acadêmicos sobre gênero foram incorporados no ensino de História na educação básica, com destaque para a rede do município de Campinas, buscando evidenciar o lugar reservado para as mulheres e a forma como são apresentadas nos conteúdos abordados pelo componente curricular de História. Considera-se, também, a presença do conceito de gênero em documentos relativos à Educação, no intuito de se mostrar como se dá a inserção da temática de gênero nos marcos legais da área. Dedica-se especial atenção para o contexto do ensino na Educação de Jovens e Adultos (EJA), ao se analisar como o fator gênero influencia na composição das turmas de EJA e como a questão aparece nos materiais didáticos utilizados. O estudo foi pautado pela leitura das obras de pesquisadores das áreas de gênero e educação, como Joan Scott, Michelle Perrot, Margareth Rago, Guacira Lopes Louro, Circe Bittencourt, entre outros, e pela análise da legislação vigente e de materiais didáticos de HistóriaAbstract: History taught in basic education is still seen, mainly, by a masculine perspective: women rarely appear as historical protagonists and, in the few times they are presented in textbooks, they are inserted into small boxes of curiosity or into complementary texts apart from the main contents. The purpose of this work is to observe to what extent the academic debates towards gender were incorporated in History teaching in basic education, with a special attention to basic education in the city of Campinas, in an attempt to highlight the place reserved to women and the way they are shown in the contents addressed. The presence of the gender concept in official documents regarding basic education were also taken into account in order to show in which ways the introduction of gender issues in legal frameworks occurs. Special attention was devoted to the context of the Youth and Adult Education, by analyzing how the gender factor influences in the composition of classes and how gender issues are presented in textbooks for this modality. This study was guided by reading the works of researchers on the areas of gender and education, such as Joan Scott, Michelle Perrot, Margareth Rago, Gaucira Lopes Louro, Circe Bittencourt, among others, and by analyzing the current legislation and textbooksMestradoEnsino de HistóriaMestra em Ensino de História[s.n.]Gomes, Raquel Gryszczenko Alves, 1983-Pedro, AlessandraFraccaro, GlauciaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTeijeiro, Tarsila Tonsig Garcia, 1987-20202020-08-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 117 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639892TEIJEIRO, Tarsila Tonsig Garcia. A presença das mulheres no ensino de história na educação de jovens e adultos. 2020. 1 recurso online ( 117 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639892. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157226Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-04T16:56:44Zoai::1157226Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-11-04T16:56:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A presença das mulheres no ensino de história na educação de jovens e adultos The presence of women in history teaching in youth and adults education |
title |
A presença das mulheres no ensino de história na educação de jovens e adultos |
spellingShingle |
A presença das mulheres no ensino de história na educação de jovens e adultos Teijeiro, Tarsila Tonsig Garcia, 1987- Educação de jovens e adultos Estudos de gênero Ensino Youth and adult education Gender studies Teaching |
title_short |
A presença das mulheres no ensino de história na educação de jovens e adultos |
title_full |
A presença das mulheres no ensino de história na educação de jovens e adultos |
title_fullStr |
A presença das mulheres no ensino de história na educação de jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
A presença das mulheres no ensino de história na educação de jovens e adultos |
title_sort |
A presença das mulheres no ensino de história na educação de jovens e adultos |
author |
Teijeiro, Tarsila Tonsig Garcia, 1987- |
author_facet |
Teijeiro, Tarsila Tonsig Garcia, 1987- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, Raquel Gryszczenko Alves, 1983- Pedro, Alessandra Fraccaro, Glaucia Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Ensino de História UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teijeiro, Tarsila Tonsig Garcia, 1987- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Estudos de gênero Ensino Youth and adult education Gender studies Teaching |
topic |
Educação de jovens e adultos Estudos de gênero Ensino Youth and adult education Gender studies Teaching |
description |
Orientador: Raquel Gryszczenko Alves Gomes |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-08-11T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639892 TEIJEIRO, Tarsila Tonsig Garcia. A presença das mulheres no ensino de história na educação de jovens e adultos. 2020. 1 recurso online ( 117 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639892. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639892 |
identifier_str_mv |
TEIJEIRO, Tarsila Tonsig Garcia. A presença das mulheres no ensino de história na educação de jovens e adultos. 2020. 1 recurso online ( 117 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639892. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157226 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online ( 117 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189166357938176 |