Fotografias, narrativas de vida, identidades : mediações para o aprendizado da leitura e produção de textos no 3º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elizabeth Aparecida da, 1978-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638951
Resumo: Orientador: Claudia Amoroso Bortolato
id UNICAMP-30_c21fb5e6100f86b2381ac06c31183acc
oai_identifier_str oai::1128922
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Fotografias, narrativas de vida, identidades : mediações para o aprendizado da leitura e produção de textos no 3º anoPhotographes, life narratives, identities : mediations for writing and reading development in the third grade fundamental school studentsBenjamin, Walter, 1892-1940NarrativasEducaçãoNarrativesEducationOrientador: Claudia Amoroso BortolatoDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este projeto de pesquisa em Educação tem por objetivo investigar as histórias de vida dos educandos e as relações que eles estabelecem com a cultura no contexto escolar, narrando e fotografando essas relações e suas histórias de vida. Ao conjunto de fotos estamos dando o nome de mônadas fotográficas, ou seja, um caminho através da fotografia narrativa. A motivação para o projeto veio do grupo de crianças do terceiro ano, que pouco liam, escreviam, sabiam e falavam de si e de seus familiares. Indivíduos quase invisíveis que acreditavam não ter nada a contar. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa. Na medida em que formos fotografando, escrevendo e narrando as histórias dos alunos, fizemos também nossos adensamentos, ressaltando o que nos tocava. Para realizar este trabalho nos apoiamos nos referencias teóricos de Walter Benjamim, Cèlestin Freinet e Paulo Freire. E na adaptação de metodologia desenvolvida por Petrucci-Rosa e colaboradores, onde não trabalhamos com entrevistas gravadas, mas com narrativas fotográficas e escritas das crianças a partir de suas histórias e de seus familiares. Desta forma esse material nos parece rico e prenhe de significados. As fotografias tomadas enquanto elaboravam suas narrativas orais, ligadas a narrativas escritas que vieram a produzir nesse processo de aquisição de conhecimento da escrita e de quem são, trouxe aumento da autoestima, interesse e empatia. Apresentamos ao final um material sobre como foram pensadas as fotografias das crianças, para que a metodologia seja difundidaAbstract: This research project in Education aims to investigate how stories of thestudents' lives and the relationships they have established with a culture in theschool context, narrating and photographing these relationships and theirstories of life. We are giving the name of a photographic document to the group,or that is, a path through narrative photography, which helped us to know ahistory of the individuals that compose. The motivation for the project camefrom group of third year children, who read and wrote little and little they knewand talked about themselves and their families. Almost invisible individuals whothey believed they had nothing to tell. A survey took an approach qualitative, asit measures how to photograph, write and narrating as students' stories, alsomade our densifications, highlighting what touches us. To carry out this work werely on theoretical references by Walter Benjamim, Cèlestin Freinet and PauloFreire. And on adaptation of the methodology developed by Petrucci-Rosa andcollaborators, where we don't work with recorded interviews, but with narrativeschildren's photographs and writings from their stories and their relatives. In thisway, this material seems rich and significant. Like photographs taken whileelaborating their oral narratives, associated with written narratives that came toproduce in this process of acquisition of knowledge of writing and who they are,brought about an increase in self-esteem and interest. At the end, we presentmaterial on how they were thought of as photographs of the children, so that themethodology is disseminatedMestradoEducação EscolarMestra em Educação Escolar[s.n.]Bortolato, Claudia Amoroso, 1962-Prado, Guilherme do Val ToledoOkubo, Tânia Cristina de Assis QuintinoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Elizabeth Aparecida da, 1978-20202020-02-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 164 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638951SILVA, Elizabeth Aparecida da. Fotografias, narrativas de vida, identidades: mediações para o aprendizado da leitura e produção de textos no 3º ano. 2020. 1 recurso online ( 164 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638951. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128922Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-22T09:42:26Zoai::1128922Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-06-22T09:42:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fotografias, narrativas de vida, identidades : mediações para o aprendizado da leitura e produção de textos no 3º ano
Photographes, life narratives, identities : mediations for writing and reading development in the third grade fundamental school students
title Fotografias, narrativas de vida, identidades : mediações para o aprendizado da leitura e produção de textos no 3º ano
spellingShingle Fotografias, narrativas de vida, identidades : mediações para o aprendizado da leitura e produção de textos no 3º ano
Silva, Elizabeth Aparecida da, 1978-
Benjamin, Walter, 1892-1940
Narrativas
Educação
Narratives
Education
title_short Fotografias, narrativas de vida, identidades : mediações para o aprendizado da leitura e produção de textos no 3º ano
title_full Fotografias, narrativas de vida, identidades : mediações para o aprendizado da leitura e produção de textos no 3º ano
title_fullStr Fotografias, narrativas de vida, identidades : mediações para o aprendizado da leitura e produção de textos no 3º ano
title_full_unstemmed Fotografias, narrativas de vida, identidades : mediações para o aprendizado da leitura e produção de textos no 3º ano
title_sort Fotografias, narrativas de vida, identidades : mediações para o aprendizado da leitura e produção de textos no 3º ano
author Silva, Elizabeth Aparecida da, 1978-
author_facet Silva, Elizabeth Aparecida da, 1978-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bortolato, Claudia Amoroso, 1962-
Prado, Guilherme do Val Toledo
Okubo, Tânia Cristina de Assis Quintino
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Elizabeth Aparecida da, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Benjamin, Walter, 1892-1940
Narrativas
Educação
Narratives
Education
topic Benjamin, Walter, 1892-1940
Narrativas
Educação
Narratives
Education
description Orientador: Claudia Amoroso Bortolato
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-02-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638951
SILVA, Elizabeth Aparecida da. Fotografias, narrativas de vida, identidades: mediações para o aprendizado da leitura e produção de textos no 3º ano. 2020. 1 recurso online ( 164 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638951. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638951
identifier_str_mv SILVA, Elizabeth Aparecida da. Fotografias, narrativas de vida, identidades: mediações para o aprendizado da leitura e produção de textos no 3º ano. 2020. 1 recurso online ( 164 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638951. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128922
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online ( 164 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138550464118784