Narrativas orais contemporâneas por alunos e alunas: rascunhos para a obtenção de pistas para a apreensão de novas formas de experiência no século XXI?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Alessandro Eleutério de [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90357
Resumo: Nosso trabalho objetiva a apreensão e o entendimento das características de narrativas orais de alunos e de alunas observadas nas salas de aula de uma escola pública do interior paulista de Ensino Fundamental regular e de Ensino Médio supletivo. Nesse sentido, utilizamos o referencial teórico obtido a partir de idéias do filósofo alemão Walter Benjamin correlacionado com uma metodologia de abordagem qualitativa. Por essa razão, usamos os conceitos de Erfarhung, que diz respeito à experiência humana construída pela tradição nas sociedades artesanais, e que era transmitida por meio das narrativas orais associadas ao modo de produção pré-capitalista e o de Erlebnis, que se refere à experiência humana moldada pela Indústria Cultural e pelo modo de produção capitalista. A partir dessa premissa teórica, observamos aulas das disciplinas de Língua Portuguesa e História, estratégia metodológica que permitiu a obtenção de exemplos de seis manifestações orais a partir das quais abstraímos elementos que podem contribuir para a compreensão sobre as formas que as experiências dos sujeitos são constituídas em nosso tempo.
id UNSP_0ddf6ed0d541753f4023cc2f57b5e119
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90357
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Narrativas orais contemporâneas por alunos e alunas: rascunhos para a obtenção de pistas para a apreensão de novas formas de experiência no século XXI?Benjamin, Walter, 1892-1940Narrativa (Retorica)Narrativas oraisOral narrativesNosso trabalho objetiva a apreensão e o entendimento das características de narrativas orais de alunos e de alunas observadas nas salas de aula de uma escola pública do interior paulista de Ensino Fundamental regular e de Ensino Médio supletivo. Nesse sentido, utilizamos o referencial teórico obtido a partir de idéias do filósofo alemão Walter Benjamin correlacionado com uma metodologia de abordagem qualitativa. Por essa razão, usamos os conceitos de Erfarhung, que diz respeito à experiência humana construída pela tradição nas sociedades artesanais, e que era transmitida por meio das narrativas orais associadas ao modo de produção pré-capitalista e o de Erlebnis, que se refere à experiência humana moldada pela Indústria Cultural e pelo modo de produção capitalista. A partir dessa premissa teórica, observamos aulas das disciplinas de Língua Portuguesa e História, estratégia metodológica que permitiu a obtenção de exemplos de seis manifestações orais a partir das quais abstraímos elementos que podem contribuir para a compreensão sobre as formas que as experiências dos sujeitos são constituídas em nosso tempo.Our paper aims to apprehend and to understand male and female pupils' oral narratives observed in classrooms of a public school, which offers ordinary Elementary School and Adult High School, located in São Paulo state's countryside. Therefore, we used Walter Benjamin's theoretical reference correlated with a methodology of qualitative inspiration. For that reason, we employed the concepts of Erfahrung which refers to the human experience built by tradition in artisan societies that was communicated through oral narratives associated with the pre-capitalist production mode, and Erlebnis, which is the human experience shaped by the Cultural Industry and the capitalist production mode. From that theoretical premise, we observed classes of Portuguese and History, methodological strategy that allowed us to get examples of six oral expressions that composed the founts of elements that are able to help us to understand how people's experiences are formed in present days.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Marilda da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Alessandro Eleutério de [UNESP]2014-06-11T19:24:36Z2014-06-11T19:24:36Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis175 f.application/pdfOLIVEIRA, Alessandro Eleutério de. Narrativas orais contemporâneas por alunos e alunas: rascunhos para a obtenção de pistas para a apreensão de novas formas de experiência no século XXI?. 2006. 175 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, 2006.http://hdl.handle.net/11449/90357000483593oliveira_ae_me_arafcl.pdf33004030079P20432607332289452Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:54:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90357Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-12T13:54:25Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas orais contemporâneas por alunos e alunas: rascunhos para a obtenção de pistas para a apreensão de novas formas de experiência no século XXI?
title Narrativas orais contemporâneas por alunos e alunas: rascunhos para a obtenção de pistas para a apreensão de novas formas de experiência no século XXI?
spellingShingle Narrativas orais contemporâneas por alunos e alunas: rascunhos para a obtenção de pistas para a apreensão de novas formas de experiência no século XXI?
Oliveira, Alessandro Eleutério de [UNESP]
Benjamin, Walter, 1892-1940
Narrativa (Retorica)
Narrativas orais
Oral narratives
title_short Narrativas orais contemporâneas por alunos e alunas: rascunhos para a obtenção de pistas para a apreensão de novas formas de experiência no século XXI?
title_full Narrativas orais contemporâneas por alunos e alunas: rascunhos para a obtenção de pistas para a apreensão de novas formas de experiência no século XXI?
title_fullStr Narrativas orais contemporâneas por alunos e alunas: rascunhos para a obtenção de pistas para a apreensão de novas formas de experiência no século XXI?
title_full_unstemmed Narrativas orais contemporâneas por alunos e alunas: rascunhos para a obtenção de pistas para a apreensão de novas formas de experiência no século XXI?
title_sort Narrativas orais contemporâneas por alunos e alunas: rascunhos para a obtenção de pistas para a apreensão de novas formas de experiência no século XXI?
author Oliveira, Alessandro Eleutério de [UNESP]
author_facet Oliveira, Alessandro Eleutério de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Marilda da [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Alessandro Eleutério de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Benjamin, Walter, 1892-1940
Narrativa (Retorica)
Narrativas orais
Oral narratives
topic Benjamin, Walter, 1892-1940
Narrativa (Retorica)
Narrativas orais
Oral narratives
description Nosso trabalho objetiva a apreensão e o entendimento das características de narrativas orais de alunos e de alunas observadas nas salas de aula de uma escola pública do interior paulista de Ensino Fundamental regular e de Ensino Médio supletivo. Nesse sentido, utilizamos o referencial teórico obtido a partir de idéias do filósofo alemão Walter Benjamin correlacionado com uma metodologia de abordagem qualitativa. Por essa razão, usamos os conceitos de Erfarhung, que diz respeito à experiência humana construída pela tradição nas sociedades artesanais, e que era transmitida por meio das narrativas orais associadas ao modo de produção pré-capitalista e o de Erlebnis, que se refere à experiência humana moldada pela Indústria Cultural e pelo modo de produção capitalista. A partir dessa premissa teórica, observamos aulas das disciplinas de Língua Portuguesa e História, estratégia metodológica que permitiu a obtenção de exemplos de seis manifestações orais a partir das quais abstraímos elementos que podem contribuir para a compreensão sobre as formas que as experiências dos sujeitos são constituídas em nosso tempo.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2014-06-11T19:24:36Z
2014-06-11T19:24:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Alessandro Eleutério de. Narrativas orais contemporâneas por alunos e alunas: rascunhos para a obtenção de pistas para a apreensão de novas formas de experiência no século XXI?. 2006. 175 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, 2006.
http://hdl.handle.net/11449/90357
000483593
oliveira_ae_me_arafcl.pdf
33004030079P2
0432607332289452
identifier_str_mv OLIVEIRA, Alessandro Eleutério de. Narrativas orais contemporâneas por alunos e alunas: rascunhos para a obtenção de pistas para a apreensão de novas formas de experiência no século XXI?. 2006. 175 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, 2006.
000483593
oliveira_ae_me_arafcl.pdf
33004030079P2
0432607332289452
url http://hdl.handle.net/11449/90357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 175 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045401884884992