A teoria fraseológico-musical de H.C. Koch (1749-1816)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Cassiano de Almeida, 1978-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616876
Resumo: Orientador: Helena Jank
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spelling A teoria fraseológico-musical de H.C. Koch (1749-1816)The musical-phraseological theory of H.C. Koch (1749-1816)Koch, Heinrich Christoph, 1749-1816MúsicaRetóricaGramáticaFraseologiaMúsica - Séc. XVIIIKoch, Heinrich ChristophMusicRhetoricGrammarPhraseologyMusic - 18th centuryOrientador: Helena JankTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Este trabalho propõe a abordagem hermenêutica da teoria fraseológica de Heinrich Christoph Koch (1749-1816), considerada, desde o século XVIII, a mais clara e completa sistematização fraseológica de sua época. O objetivo é compreender historicamente como se manifesta a relação entre a gramática musical, a retórica e a estética nessa teoria, investigando as técnicas de invenção, concatenação e desenvolvimento do pensamento musical elaboradas para a persuasão, além da natureza das próprias unidades de pensamento musical, como a frase, o período, estrutura e forma. A fim de reconstituir o horizonte de sentido dessa teoria e compreender a relação entre suas partes constituintes, são examinados os tratados, ensaios e artigos de Koch e os estudos atuais relacionados. O estudo do pensamento musical setecentista e de seus mecanismos criativos conduz a uma compreensão particular do repertório neles fundamentado, na medida em que recupera parâmetros próprios dessa produção musical para os quais nossa percepção não é sensível. Isso se torna evidente na última parte do trabalho, na qual a teoria fraseológica de Koch é aplicada na análise do primeiro movimento do quarteto de cordas em sol maior, KV 387 de W. A. Mozart, obra recomendada por Koch como modelar de seu gêneroAbstract: This work proposes the hermeneutical approach of Heinrich Christoph Koch's (1749-1816) phraseological theory, considered the most clear and complete phraseological systematization of his time since eighteenth century. The objective consists in achieving a historical comprehension of how the relation among musical grammar, rhetoric and aesthetics manifests itself in this theory. It will be investigated the techniques of creation, concatenation and development of musical thought, the influence of persuasion in the application of these techniques and the nature of the units of musical thought, such as phrase, period, structure and form. In order to reconstruct the horizon of meaning of this theory and to comprehend the relation among its constituent parts, it will be examined Koch's treatises, essays and articles and the contemporary studies related to them. The study of the eighteenth century musical thought and its creative procedures conducts to a particular comprehension of the repertoire founded on them, in so far as this study recovers the own parameters of this musical production, to which our perception is not sensible. It becomes evident in the last part of this work, in which Koch's phraseological theory is applied in an analysis of the first movement of W. A. Mozart's string quartet in G major, KV 387, a piece that is recommended by Koch as being a model for its genreDoutoradoFundamentos TeóricosDoutor em Música[s.n.]Jank, Helena, 1939-Lucas, Mônica IsabelMuhana, Adma FadulKuhl, Paulo MugayarOstergren, Eduardo AugustoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBarros, Cassiano de Almeida, 1978-2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf177 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616876BARROS, Cassiano de Almeida. A teoria fraseológico-musical de H.C. Koch (1749-1816). 2011. 177 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616876. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/841835porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:29:44Zoai::841835Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:29:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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