Impacto do pensamento de Paulo Freire nas pesquisas de pós-graduação no Brasil (1987 - 2010)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gerbasi, Luciana Barbosa, 1967-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621958
Resumo: Orientador: Sílvio Ancísar Sánchez Gamboa
id UNICAMP-30_c3e0483c6ec7184224e1420737aac34e
oai_identifier_str oai::920750
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Impacto do pensamento de Paulo Freire nas pesquisas de pós-graduação no Brasil (1987 - 2010)Impact of thought Paulo Freire research in post -graduation in Brazil (1987-2010)Freire, Paulo, 1921-1997Produção científicaEducaçãoPós-graduaçãoScientific productionEducationGraduateOrientador: Sílvio Ancísar Sánchez GamboaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A pretensão de aprofundamento e de recuperação de maiores informações sobre o impacto da obra de Paulo Freire na produção de pesquisas na pós-graduação, assim como as formas de apropriação de seu pensamento delimitam a problematização que gerou esta pesquisa. A influência de seu pensamento é significativa no campo da alfabetização de adultos, dos movimentos sociais, da extensão agrícola, da educação popular, das pedagogias alternativas, e mesmo da política educacional e da teologia da libertação, entretanto, é pouco conhecida sua repercussão na produção da pesquisa científica. A pesquisa orientou-se pela seguinte questão como se caracteriza o impacto e a apropriação da obra de Paulo Freire na produção científica dos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil? O objetivo central está limitado à analise das diferentes leituras e apropriações da obra de Paulo Freire apresentadas nas pesquisas produzidas nos diferentes programas de pós-graduação entre 1987 e 2010. A pesquisa é de caráter documentário - bibliográfico. Os resultados indicam que o pensamento de Paulo Freire está presente em forma direta (palavras-chave) em 233 dissertações e 138 teses, localizadas em 32 diversas universidades. As principais temáticas se referem à Educação, Pedagogia Paulo Freire, Saúde, Formação de Professores, Currículo, Filosofia, Movimentos Sociais, Alfabetização, Diálogoe Ensino de Ciências. A visão de mundo extraída dessas obras tem como base as perspectivas epistemológicas e filosóficas que fundamentam seu pensamento: a fenomenologia, o existencialismo cristão e o materialismo histórico e o corpo de categorias mais significativas se organizam em torno das concepções filosóficas e antropológicas que fundamentam seu pensamento sobre educação e sociedade. Essas categorias são derivadas da concepção de homem, como ser social que o autor define como: ser-no-mundo (realidade), ser-com-outros (diálogo) e ser inconcluso (liberdade/libertação). As conclusões destacam o amplo leque de temáticas e áreas de concentração que utilizam o referencial freireano e indica o caráter multidisciplinar da sua obra. Não todas as apropriações das categorias revelam concordância com a sua visão de mundo. A categoria de diálogo é amplamente utilizada, entretanto as categorias liberdade/libertação, entendida como processo de superação das relações de opressão e realidade na perspectiva da dinâmica e permanente transformação histórica, são reduzidas, mostrando incongruências com a visão de mundo que embasa seu pensamento.Abstract: The main focus of this research is in the analysis of the impact of Paulo Freire's body of work in academic research. Mr. Freire'steachingshad a profoundimpact in thefields of adult education and alphabetization, social movement, agricultural extension, general education, non-traditional pedagogy, and even in field ssuch as political education and theology of liberation; however, it is unknown its impact in academic research. The main research question of this work then is an attempt to define the impact of Mr. Freire's in academic research and graduate programs (stricto sensu) in Brazil. The main focus wast he analysis of different readings and appropriations of Mr. Freire's work cited in different graduate research programs between 1987 and 2010. Results show that Mr. Freire's influence is directly present (as keywords) in 233 dissertations and 138 theses presented in 32 different Universities. Main research focuses are education, Paulo Freire's pedagogy, health, teacher's education, curriculum, philosophy, social movement, alphabetization, dialog, and science education. The worldview drawn from these works is based on the philosophical and epistemological perspectives that underlie Mr. Freire's thought: phenomenology, existentialism and Christian historical materialism and the body of most significant categories are organized around the philosophical and anthropological conceptions that underlie their thinking about education and society. These categories are derived from the concept of man as a social being which the author defines as being in the world (reality), being-with-others (dialogue) and to be inconclusive (freedom/liberation). These findings highlight the broad range of topics and areas of concentration using Freire's references and indicate the multidisciplinary nature of his work. Not all appropriations reveal agreement with Mr. Freire's worldview. The category dialog is widely used; however the categories liberty and liberation that is understood as a process of overcoming oppressive relations and reality from the perspective of dynamic and ongoing historical transformation are reduced, showing inconsistencies with the worldview that underlies their thinking.DoutoradoFilosofia e História da EducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Sanchez Gamboa, Silvio Ancisar, 1949-Nunes, Cesar AparecidoArantes, Valério JoséKeim, Ernesto JacobLamar, Adolfo RamosUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGerbasi, Luciana Barbosa, 1967-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf application/x-compressed146 p. : il. + 1 CD.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621958GERBASI, Luciana Barbosa. Impacto do pensamento de Paulo Freire nas pesquisas de pós-graduação no Brasil (1987 - 2010). 2013. 146 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621958. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/920750https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/920750porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-24T11:15:58Zoai::920750Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-06-24T11:15:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto do pensamento de Paulo Freire nas pesquisas de pós-graduação no Brasil (1987 - 2010)
Impact of thought Paulo Freire research in post -graduation in Brazil (1987-2010)
title Impacto do pensamento de Paulo Freire nas pesquisas de pós-graduação no Brasil (1987 - 2010)
spellingShingle Impacto do pensamento de Paulo Freire nas pesquisas de pós-graduação no Brasil (1987 - 2010)
Gerbasi, Luciana Barbosa, 1967-
Freire, Paulo, 1921-1997
Produção científica
Educação
Pós-graduação
Scientific production
Education
Graduate
title_short Impacto do pensamento de Paulo Freire nas pesquisas de pós-graduação no Brasil (1987 - 2010)
title_full Impacto do pensamento de Paulo Freire nas pesquisas de pós-graduação no Brasil (1987 - 2010)
title_fullStr Impacto do pensamento de Paulo Freire nas pesquisas de pós-graduação no Brasil (1987 - 2010)
title_full_unstemmed Impacto do pensamento de Paulo Freire nas pesquisas de pós-graduação no Brasil (1987 - 2010)
title_sort Impacto do pensamento de Paulo Freire nas pesquisas de pós-graduação no Brasil (1987 - 2010)
author Gerbasi, Luciana Barbosa, 1967-
author_facet Gerbasi, Luciana Barbosa, 1967-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sanchez Gamboa, Silvio Ancisar, 1949-
Nunes, Cesar Aparecido
Arantes, Valério José
Keim, Ernesto Jacob
Lamar, Adolfo Ramos
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gerbasi, Luciana Barbosa, 1967-
dc.subject.por.fl_str_mv Freire, Paulo, 1921-1997
Produção científica
Educação
Pós-graduação
Scientific production
Education
Graduate
topic Freire, Paulo, 1921-1997
Produção científica
Educação
Pós-graduação
Scientific production
Education
Graduate
description Orientador: Sílvio Ancísar Sánchez Gamboa
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621958
GERBASI, Luciana Barbosa. Impacto do pensamento de Paulo Freire nas pesquisas de pós-graduação no Brasil (1987 - 2010). 2013. 146 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621958. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621958
identifier_str_mv GERBASI, Luciana Barbosa. Impacto do pensamento de Paulo Freire nas pesquisas de pós-graduação no Brasil (1987 - 2010). 2013. 146 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621958. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/920750
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/920750
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf application/x-compressed
146 p. : il. + 1 CD.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138518095626240