Conhecimento especializado do professor de matemática sobre função no contexto de uma experiência prévia de lesson study

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Wellington Rabello de, 1993-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634560
Resumo: Orientador: Carlos Miguel da Silva Ribeiro
id UNICAMP-30_c43043ee76f6f9eb98e7c810338e7603
oai_identifier_str oai::1060357
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Conhecimento especializado do professor de matemática sobre função no contexto de uma experiência prévia de lesson studyMathematics teacher's specialized knowledge of function on the context of a previous lesson study experienceEnsino médioMatemática - Formação de professoresProfessores de matemáticaÁlgebra de funçõesHigh SchoolMathematics - Teacher TrainingMathematics TeachersMathematics - KnowledgeAlgebra of functionsOrientador: Carlos Miguel da Silva RibeiroDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho de abordagem qualitativa tem como objetivo identificar e descrever evidências de problematização de conhecimento especializado do professor de Matemática, relativo ao tema de função no âmbito do Ensino Médio, em um contexto de experiência prévia de Lesson Study desenvolvido pelo Grupo de Sábado. O Lesson Study é um processo, coletivo e colaborativo, de desenvolvimento profissional, refletindo diretamente na qualidade da educação. O Grupo de Sábado é formado por professores (atuantes e futuros) que ensinam Matemática nos diferentes níveis de ensino para trocar experiências e refletir sobre a prática docente. A fundamentação teórica deste trabalho baseia-se em documentos oficiais, em estudos referentes ao tema de função e no modelo analítico Mathematics Teachers' Specialized Knowledge, elaborado por José Carrillo e seus colaboradores relativo ao conteúdo de função. A abordagem metodológica corresponde a um estudo de caso instrumental do subgrupo do Ensino Médio, cujo foco e as informações coletadas por gravações em áudio sobre a etapa de Análise/Reflexão do Lesson Study do Grupo de Sábado e por narrativas de duas professoras de Matemática atuantes neste nível de ensino. O percurso metodológico consistiu na elaboração de duas narrativas referentes aos relatos e às narrativas das professoras sobre as suas respectivas experiências na implementação de uma tarefa - Máquina Funcional: uma analogia entre função e uma Máquina - procurando contemplar o objetivo aqui proposto. Os resultados mostram evidências de conhecimento mobilizado pelas professoras sobre o tema de função, além de revelarem indícios de desenvolvimento do Pensamento Funcional, principalmente às conexões entre função por meio das relações e a variação, além das conectividades entre as ideias de relação e variação com os múltiplos registros de representação de função. Esta pesquisa possibilitou uma discussão entre o conhecimento especializado do professor de Matemática e o seu Pensamento Funcional resultando no Conhecimento Funcional do professor de Matemática ao desenvolver e articular o conhecimento matemático de função com o Pensamento por meio das relações e variação. Este trabalho também consiste em um das produções referentes à etapa de Sistematização do Lesson Study do Grupo de Sábado no Ensino MédioAbstract: The aim of this work with a qualitative approach is to identify and describe the evidences of problematization of Mathematics Teacher's Specialized Knowledge related to function in Secondary education, in the context of a previous Lesson Study experience developed by the Saturday Group. Lesson Study is a professional development process for the teacher on a collective and collaborative way reflecting directly on the quality of education. The Saturday Group is a collaborative group of teachers (working and future teachers) who teach mathematics at different educational levels. The methodological approach corresponds to an instrumental case study High School subgroup, whose focus and information collected on audio recordings about the Lesson Study Analysis/Reflection stage from the Saturday Group and the narratives of two Mathematics teachers working in levels. The methodological paths consisted of the elaboration of two narratives regarding the accounts and narratives of these teachers about their respective experiences, in the implementation of a task - Functional Machine: an analogy between function and a Machine - seeking to contemplate the aim of this work. The results show evidences of knowledge mobilized by the teachers about the theme function, besides revealing signs of development of Functional Thought, mainly on connections among functions through relations and variations, in addition to connectivity between the ideas of relation and variation within multiple registers of function representation. This research allowed a discussion between the Mathematics teacher's specialized knowledge and their Functional Thought resulting in Mathematics teacher's Functional Knowledge when developing and articulating Mathematical Knowledge of function with the Thought through relations and variations. This work also consists in one of the productions regarding the Lesson Study Systematization stage from the Saturday Group for Secondary educationMestradoEducaçãoMestre em EducaçãoCAPES[s.n.]Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978-Utsumi, Miriam CardosoNavarro, Miguel Ángel MontesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAraujo, Wellington Rabello de, 1993-20182018-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (130 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634560ARAUJO, Wellington Rabello de. Conhecimento especializado do professor de matemática sobre função no contexto de uma experiência prévia de lesson study. 2018. 1 recurso online (130 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634560. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1060357Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-08T12:11:42Zoai::1060357Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-01-08T12:11:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento especializado do professor de matemática sobre função no contexto de uma experiência prévia de lesson study
Mathematics teacher's specialized knowledge of function on the context of a previous lesson study experience
title Conhecimento especializado do professor de matemática sobre função no contexto de uma experiência prévia de lesson study
spellingShingle Conhecimento especializado do professor de matemática sobre função no contexto de uma experiência prévia de lesson study
Araujo, Wellington Rabello de, 1993-
Ensino médio
Matemática - Formação de professores
Professores de matemática
Álgebra de funções
High School
Mathematics - Teacher Training
Mathematics Teachers
Mathematics - Knowledge
Algebra of functions
title_short Conhecimento especializado do professor de matemática sobre função no contexto de uma experiência prévia de lesson study
title_full Conhecimento especializado do professor de matemática sobre função no contexto de uma experiência prévia de lesson study
title_fullStr Conhecimento especializado do professor de matemática sobre função no contexto de uma experiência prévia de lesson study
title_full_unstemmed Conhecimento especializado do professor de matemática sobre função no contexto de uma experiência prévia de lesson study
title_sort Conhecimento especializado do professor de matemática sobre função no contexto de uma experiência prévia de lesson study
author Araujo, Wellington Rabello de, 1993-
author_facet Araujo, Wellington Rabello de, 1993-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978-
Utsumi, Miriam Cardoso
Navarro, Miguel Ángel Montes
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Wellington Rabello de, 1993-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Matemática - Formação de professores
Professores de matemática
Álgebra de funções
High School
Mathematics - Teacher Training
Mathematics Teachers
Mathematics - Knowledge
Algebra of functions
topic Ensino médio
Matemática - Formação de professores
Professores de matemática
Álgebra de funções
High School
Mathematics - Teacher Training
Mathematics Teachers
Mathematics - Knowledge
Algebra of functions
description Orientador: Carlos Miguel da Silva Ribeiro
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-07-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634560
ARAUJO, Wellington Rabello de. Conhecimento especializado do professor de matemática sobre função no contexto de uma experiência prévia de lesson study. 2018. 1 recurso online (130 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634560. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634560
identifier_str_mv ARAUJO, Wellington Rabello de. Conhecimento especializado do professor de matemática sobre função no contexto de uma experiência prévia de lesson study. 2018. 1 recurso online (130 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634560. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1060357
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (130 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189131415191552