Metas de realização de estudantes do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Marcelo Simões, 1983-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615513
Resumo: Orientador: Roberta Gurgel Azzi
id UNICAMP-30_c4993709181b3c47556e8345d718e064
oai_identifier_str oai::797020
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Metas de realização de estudantes do ensino médioAchievement goals of high school studentsMetas (Psicologia)RealizaçãoEstudantesEnsino médioGoal (Psychology)AchievementStudentHigh schoolOrientador: Roberta Gurgel AzziDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Um dos principais problemas enfrentados no Ensino Médio no Brasil refere-se à falta de motivação dos estudantes. Neste contexto, destaca-se a importância das metas adotadas como um dos principais motivadores do comportamento humano. As metas de realização consistem no propósito ou foco cognitivo-dinâmico de engajamento em uma tarefa, sendo que a partir da orientação a uma determinada meta de realização, esta funciona como um referencial que permite ao indivíduo interpretar e experimentar os contextos de realização, levando a decisões comportamentais e a reações afetivas. Este estudo teve por objetivo geral identificar, descrever e analisar as metas de realização de 207 estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de um município do interior paulista. Procurou-se, especificamente, descrever as metas de realização em relação às escolas, séries e períodos frequentados. Para tanto, os dados foram tratados a partir de uma análise descritiva com medidas de tendência central. Os instrumentos utilizados foram o Questionário de Caracterização e o Questionário de Metas de Realização, que compreende quatro tipos de metas de realização, sendo elas: meta aprender-aproximação, meta aprender-evitação, meta performance-aproximação e meta performance-evitação. Os resultados demonstraram que a meta aprender-aproximação apresentou maiores escores (M=5.98) seguida pela meta performance-evitação (M=5.45). Na sequência encontra-se a meta aprender-evitação (M=5.06) e a meta performance aproximação (M=4.79). De acordo com a literatura, a meta aprender, seja de aproximação ou de evitação, tem demonstrado implicações mais adaptativas dos estudantes, como maior empenho e engajamento nas tarefas escolares, diferentemente da meta performanceevitação. Altos escores na meta performance-evitação podem ser explicados pelo fato de estudantes deste nível de ensino enfrentarem as cobranças associadas ao exame vestibular. Considerando que as metas múltiplas (meta aprender associada à meta performanceaproximação) podem, em alguns casos, se configurar em uma orientação com um ótimo perfil motivacional, o presente estudo teve como segundo objetivo específico identificar e analisar a presença de metas múltiplas de realização entre os participantes. No entanto, analisando a combinação das quatro metas, apenas 18.14% dos participantes apresentaram uma pontuação acima da mediana para as quatro metas de realização. Dentre as correlações existentes entre as quatro metas de realização, a que apresentou um maior índice de correlação foi entre a meta aprender-aproximação e a meta performance-aproximação, mesmo esta sendo classificada como moderada (0.50236). Conclui-se que apesar de se ter conseguido atingir os objetivos propostos por esta pesquisa, é importante destacar que este estudo investigou as metas de realização de uma amostra localizada, sendo que em outras populações os resultados podem divergir ou mesmo se confirmarem em outras proporções. Sendo assim, é importante que mais estudos a respeito do constructo de metas de realização sejam realizados para que esta temática adquira mais parâmetros e mais consistência nas discussões em que abrange.Abstract: One of the main problems faced in high school in Brazil concerns the lack of student motivation. In this context, the highlight the importance of the goals adopted as a major motivator of human behavior. The achievement goals consist of the purpose or focus cognitive-dynamic of engagement in a task, with guidance from the achievement goal a given, it acts as a reference that allows the individual to interpret and experience the achievement contexts, leading to behavioral decision and affective reactions. This study aimed at identifying, describing and analyzing the achievement goals of 207 high school students in public schools in an interior city. Specifically, sought to describe the achievement goals in relation to school, grade and period attended. To this end, the data were treated from a descriptive analysis with measures of central tendency. The instruments used were the Characterization Questionnaire and Achievement Goals Questionnaire, which comprises four types of achievement goals, namely: mastery-approach, masteryavoidance, performance-approach and performance-avoidance goals. The results showed that the mastery-approach goal had the highest score (M=5.98) followed by performance-avoidance goal (M=5.45). Following the other two achievement goal had high score were mastery-avoidance goal (M=5.06) and performance-approach goal (M=4.79). According to the literature, the mastery goal, be it the concepts approach and avoidance, has demonstrated more adaptive implications such as increased commitment and engagement in classroom tasks, unlike the performance goal avoidance. High scores on performance-avoidance goal may be explained by the fact that students of this level education face the charges associated with the entrance examination. Whereas the multiple goals (mastery goal linked to performance goal approach) may, in some cases are set in an orientation with a great motivational profile, this study had second specifically objective identify and analyze the presence of multiple goals among the participants. However, by analyzing the combination of the four goals, only 18.14% of participants had a score above the median for the four achievement goals. Among the correlations between the four achievement goals, which showed a higher degree of correlation was between the mastery-approach goal and performance-approach goal, even if it was classified as moderate (0.50236) Conclude that although it was able to achieve the objectives proposed by this research, it is important to emphasize that this study investigated the goals of holding a sample located, and in other populations the results may differ or even be confirmed in some proportion. It is therefore important that further studies on the construct of achievement goals to be achieved for this theme to attain more parameters and more consistency in discussions covering.MestradoMestre em Educação[s.n.]Azzi, Roberta Gurgel, 1956-Rose, Tania Maria Santana dePolydoro, Soely Aparecida JorgeUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMendes, Marcelo Simões, 1983-2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf111 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615513MENDES, Marcelo Simões. Metas de realização de estudantes do ensino médio. 2011. 111 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615513. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/797020porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:17:33Zoai::797020Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:17:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Metas de realização de estudantes do ensino médio
Achievement goals of high school students
title Metas de realização de estudantes do ensino médio
spellingShingle Metas de realização de estudantes do ensino médio
Mendes, Marcelo Simões, 1983-
Metas (Psicologia)
Realização
Estudantes
Ensino médio
Goal (Psychology)
Achievement
Student
High school
title_short Metas de realização de estudantes do ensino médio
title_full Metas de realização de estudantes do ensino médio
title_fullStr Metas de realização de estudantes do ensino médio
title_full_unstemmed Metas de realização de estudantes do ensino médio
title_sort Metas de realização de estudantes do ensino médio
author Mendes, Marcelo Simões, 1983-
author_facet Mendes, Marcelo Simões, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azzi, Roberta Gurgel, 1956-
Rose, Tania Maria Santana de
Polydoro, Soely Aparecida Jorge
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Marcelo Simões, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Metas (Psicologia)
Realização
Estudantes
Ensino médio
Goal (Psychology)
Achievement
Student
High school
topic Metas (Psicologia)
Realização
Estudantes
Ensino médio
Goal (Psychology)
Achievement
Student
High school
description Orientador: Roberta Gurgel Azzi
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615513
MENDES, Marcelo Simões. Metas de realização de estudantes do ensino médio. 2011. 111 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615513. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615513
identifier_str_mv MENDES, Marcelo Simões. Metas de realização de estudantes do ensino médio. 2011. 111 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615513. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/797020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
111 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1822248898323808256