Rastros do sistema de Stanislavski : procedimentos para o trabalho de criação do ator

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delduque, Carolina Martins, 1985-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618825
Resumo: Orientador: Verônica Fabrini Machado de Almeida
id UNICAMP-30_c4f5a42511158b7bbbdbbf8dc34fc3f5
oai_identifier_str oai::881326
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Rastros do sistema de Stanislavski : procedimentos para o trabalho de criação do atorTraces of Stanislavski's tradition : procedures for the creative work of the actorTchekhov, Anton Pavlovitch, 1860-1904Improvisação (Representação teatral)Sistema StanislávskiStanislavski systemImprovisation (Acting)Orientador: Verônica Fabrini Machado de AlmeidaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta pesquisa se insere no campo das investigações sobre o trabalho do ator e tem como tema o trabalho de criação do ator, a partir dos pressupostos do Sistema de Stanislavski. O trabalho abriu-se em duas frentes: o campo teórico e da práxis cênica, que correram em paralelo, dinamizando uma à outra. Numa delas, foi feito um reconhecimento teórico do tema, no trabalho desenvolvido por pesquisadores, atores e/ou diretores que trabalharam com o mestre russo ou tiveram suas raízes declaradamente fincadas nesse Sistema. Nesse sentido, por um lado a investigação procurou oferecer dados históricos, com referências sobre Michael Chekhov (1891-1955) e Eugênio Kusnet (1898-1975), por meio dos quais foi traçado um percurso geográfico e cronológico, entre Brasil e Rússia, e entre os séculos XX e XXI. Por outro lado, buscando rastrear e refletir sobre aspectos fundamentais de seus ensinamentos na cena russa (berço dessa tradição), apresentamos ao leitor, a análise de conferências de três nomes do teatro russo oriundos dessa tradição - Anatoli Vasiliev, Tatiana Stepatchenko e Mikhail Chumachenko. Já no campo da prática cênica, foi utilizado o texto de Anton Tchekhov As Três Irmãs, como ponto de partida e referência para criação do ator. Num processo de experimentação, a partir do texto dramático de um dramaturgo contemporâneo a Stanislavski e seu "parceiro", buscamos, na criação de cenas teatrais, experimentar os procedimentos para o trabalho do ator derivados do Sistema para compreendê-los com o próprio corpo, e não só com o intelecto, e assim, redimensionar as discussões, questões e análises teóricasAbstract: This research falls within the field of investigations on the actor's work and has as its theme the actor's creative work, from the assumptions of the Stanislavski's System. The work was opened on two fronts: the theoretical field and practical scenic, which ran in parallel, stimulating each other. In one of them an acknowledgment was made of the subject, about the work of researchers, actors and / or directors who worked with the Russian master or had their roots in this system. In this respect, on one side the research sought to provide historical data, with references about Michael Chekhov (1891-1955) and Eugene Kusnet (1898-1975), through whom a route was traced geographically and chronologically, between Brazil and Russia and between the XX and XXI centuries. On the other hand, trying to trace and to reflect on key aspects of their teaching in the Russian current theatre (birthplace of this tradition), we present the reader with analysis of three conferences with Russian's men of theater from this tradition - Anatoli Vasiliev, Tatiana Stepatchenko and Mikhail Chumachenko. In the area of the practice, we used the Chekhov's play, The Three Sisters as a starting point and reference for creating the actor. In a process of experimentation, from the dramatic text of a contemporary playwright to Stanislavski and his "partner", we seek, in the creation of theatrical scenes, test procedures for the actor's work derived from the system to understand them with his own body, not only with the intellect, and thus to resize the discussions, questions and theoretical analysisMestradoArtes da CenaMestra em Artes da Cena[s.n.]Almeida, Veronica Fabrini Machado de, 1960-Okamoto, EduardoStrazzacappa Hernandez, Marcia MariaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes da CenaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDelduque, Carolina Martins, 1985-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf182 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618825DELDUQUE, Carolina Martins. Rastros do sistema de Stanislavski: procedimentos para o trabalho de criação do ator. 2012. 182 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618825. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/881326porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:47:38Zoai::881326Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:47:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Rastros do sistema de Stanislavski : procedimentos para o trabalho de criação do ator
Traces of Stanislavski's tradition : procedures for the creative work of the actor
title Rastros do sistema de Stanislavski : procedimentos para o trabalho de criação do ator
spellingShingle Rastros do sistema de Stanislavski : procedimentos para o trabalho de criação do ator
Delduque, Carolina Martins, 1985-
Tchekhov, Anton Pavlovitch, 1860-1904
Improvisação (Representação teatral)
Sistema Stanislávski
Stanislavski system
Improvisation (Acting)
title_short Rastros do sistema de Stanislavski : procedimentos para o trabalho de criação do ator
title_full Rastros do sistema de Stanislavski : procedimentos para o trabalho de criação do ator
title_fullStr Rastros do sistema de Stanislavski : procedimentos para o trabalho de criação do ator
title_full_unstemmed Rastros do sistema de Stanislavski : procedimentos para o trabalho de criação do ator
title_sort Rastros do sistema de Stanislavski : procedimentos para o trabalho de criação do ator
author Delduque, Carolina Martins, 1985-
author_facet Delduque, Carolina Martins, 1985-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Veronica Fabrini Machado de, 1960-
Okamoto, Eduardo
Strazzacappa Hernandez, Marcia Maria
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Delduque, Carolina Martins, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Tchekhov, Anton Pavlovitch, 1860-1904
Improvisação (Representação teatral)
Sistema Stanislávski
Stanislavski system
Improvisation (Acting)
topic Tchekhov, Anton Pavlovitch, 1860-1904
Improvisação (Representação teatral)
Sistema Stanislávski
Stanislavski system
Improvisation (Acting)
description Orientador: Verônica Fabrini Machado de Almeida
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618825
DELDUQUE, Carolina Martins. Rastros do sistema de Stanislavski: procedimentos para o trabalho de criação do ator. 2012. 182 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618825. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618825
identifier_str_mv DELDUQUE, Carolina Martins. Rastros do sistema de Stanislavski: procedimentos para o trabalho de criação do ator. 2012. 182 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618825. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/881326
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
182 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189087326765056