Rastros do sistema de Stanislavski : procedimentos para o trabalho de criação do ator
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618825 |
Resumo: | Orientador: Verônica Fabrini Machado de Almeida |
id |
UNICAMP-30_c4f5a42511158b7bbbdbbf8dc34fc3f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::881326 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Rastros do sistema de Stanislavski : procedimentos para o trabalho de criação do atorTraces of Stanislavski's tradition : procedures for the creative work of the actorTchekhov, Anton Pavlovitch, 1860-1904Improvisação (Representação teatral)Sistema StanislávskiStanislavski systemImprovisation (Acting)Orientador: Verônica Fabrini Machado de AlmeidaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta pesquisa se insere no campo das investigações sobre o trabalho do ator e tem como tema o trabalho de criação do ator, a partir dos pressupostos do Sistema de Stanislavski. O trabalho abriu-se em duas frentes: o campo teórico e da práxis cênica, que correram em paralelo, dinamizando uma à outra. Numa delas, foi feito um reconhecimento teórico do tema, no trabalho desenvolvido por pesquisadores, atores e/ou diretores que trabalharam com o mestre russo ou tiveram suas raízes declaradamente fincadas nesse Sistema. Nesse sentido, por um lado a investigação procurou oferecer dados históricos, com referências sobre Michael Chekhov (1891-1955) e Eugênio Kusnet (1898-1975), por meio dos quais foi traçado um percurso geográfico e cronológico, entre Brasil e Rússia, e entre os séculos XX e XXI. Por outro lado, buscando rastrear e refletir sobre aspectos fundamentais de seus ensinamentos na cena russa (berço dessa tradição), apresentamos ao leitor, a análise de conferências de três nomes do teatro russo oriundos dessa tradição - Anatoli Vasiliev, Tatiana Stepatchenko e Mikhail Chumachenko. Já no campo da prática cênica, foi utilizado o texto de Anton Tchekhov As Três Irmãs, como ponto de partida e referência para criação do ator. Num processo de experimentação, a partir do texto dramático de um dramaturgo contemporâneo a Stanislavski e seu "parceiro", buscamos, na criação de cenas teatrais, experimentar os procedimentos para o trabalho do ator derivados do Sistema para compreendê-los com o próprio corpo, e não só com o intelecto, e assim, redimensionar as discussões, questões e análises teóricasAbstract: This research falls within the field of investigations on the actor's work and has as its theme the actor's creative work, from the assumptions of the Stanislavski's System. The work was opened on two fronts: the theoretical field and practical scenic, which ran in parallel, stimulating each other. In one of them an acknowledgment was made of the subject, about the work of researchers, actors and / or directors who worked with the Russian master or had their roots in this system. In this respect, on one side the research sought to provide historical data, with references about Michael Chekhov (1891-1955) and Eugene Kusnet (1898-1975), through whom a route was traced geographically and chronologically, between Brazil and Russia and between the XX and XXI centuries. On the other hand, trying to trace and to reflect on key aspects of their teaching in the Russian current theatre (birthplace of this tradition), we present the reader with analysis of three conferences with Russian's men of theater from this tradition - Anatoli Vasiliev, Tatiana Stepatchenko and Mikhail Chumachenko. In the area of the practice, we used the Chekhov's play, The Three Sisters as a starting point and reference for creating the actor. In a process of experimentation, from the dramatic text of a contemporary playwright to Stanislavski and his "partner", we seek, in the creation of theatrical scenes, test procedures for the actor's work derived from the system to understand them with his own body, not only with the intellect, and thus to resize the discussions, questions and theoretical analysisMestradoArtes da CenaMestra em Artes da Cena[s.n.]Almeida, Veronica Fabrini Machado de, 1960-Okamoto, EduardoStrazzacappa Hernandez, Marcia MariaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes da CenaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDelduque, Carolina Martins, 1985-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf182 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618825DELDUQUE, Carolina Martins. Rastros do sistema de Stanislavski: procedimentos para o trabalho de criação do ator. 2012. 182 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618825. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/881326porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:47:38Zoai::881326Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:47:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rastros do sistema de Stanislavski : procedimentos para o trabalho de criação do ator Traces of Stanislavski's tradition : procedures for the creative work of the actor |
title |
Rastros do sistema de Stanislavski : procedimentos para o trabalho de criação do ator |
spellingShingle |
Rastros do sistema de Stanislavski : procedimentos para o trabalho de criação do ator Delduque, Carolina Martins, 1985- Tchekhov, Anton Pavlovitch, 1860-1904 Improvisação (Representação teatral) Sistema Stanislávski Stanislavski system Improvisation (Acting) |
title_short |
Rastros do sistema de Stanislavski : procedimentos para o trabalho de criação do ator |
title_full |
Rastros do sistema de Stanislavski : procedimentos para o trabalho de criação do ator |
title_fullStr |
Rastros do sistema de Stanislavski : procedimentos para o trabalho de criação do ator |
title_full_unstemmed |
Rastros do sistema de Stanislavski : procedimentos para o trabalho de criação do ator |
title_sort |
Rastros do sistema de Stanislavski : procedimentos para o trabalho de criação do ator |
author |
Delduque, Carolina Martins, 1985- |
author_facet |
Delduque, Carolina Martins, 1985- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Veronica Fabrini Machado de, 1960- Okamoto, Eduardo Strazzacappa Hernandez, Marcia Maria Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Delduque, Carolina Martins, 1985- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tchekhov, Anton Pavlovitch, 1860-1904 Improvisação (Representação teatral) Sistema Stanislávski Stanislavski system Improvisation (Acting) |
topic |
Tchekhov, Anton Pavlovitch, 1860-1904 Improvisação (Representação teatral) Sistema Stanislávski Stanislavski system Improvisation (Acting) |
description |
Orientador: Verônica Fabrini Machado de Almeida |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618825 DELDUQUE, Carolina Martins. Rastros do sistema de Stanislavski: procedimentos para o trabalho de criação do ator. 2012. 182 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618825. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618825 |
identifier_str_mv |
DELDUQUE, Carolina Martins. Rastros do sistema de Stanislavski: procedimentos para o trabalho de criação do ator. 2012. 182 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618825. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/881326 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 182 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189087326765056 |