Tchekhov e o ator brasileiro : do texto à cena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delduque, Carolina Martins, 1985-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635417
Resumo: Orientador: Larissa de Oliveira Neves Catalão
id UNICAMP-30_8c22332592339399212d6154b2773059
oai_identifier_str oai::1080121
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Tchekhov e o ator brasileiro : do texto à cenaChekhov and the brazilian actor : from text to sceneTchekhov, Anton Pavlovitch, 1860-1904AtoresTeatro brasileiroTchekhov, Anton PavlovitchActorBrazilian dramaOrientador: Larissa de Oliveira Neves CatalãoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta tese tem o objetivo de analisar como alguns grupos de teatro brasileiros colocaram em cena duas das mais importantes peças de Anton Tchekhov (1860-1904) ¿ A Gaivota (1896) e As Três Irmãs (1900). Para tanto, dentro do contexto do teatro brasileiro moderno e contemporâneo, foram selecionados três espetáculos: As Três Irmãs (1972), do Teatro Oficina, direção de Zé Celso, Da Gaivota (1998), direção de Daniela Thomas, e Gaivota ¿ tema para um conto curto (2006), direção de Enrique Diaz. Entendendo o ator como um elemento estruturante central da cena, a pesquisa foi apoiada principalmente em entrevistas e depoimentos de atores e atrizes que compuseram esses espetáculos, além de outros materiais usados nos processos de criação e resultantes do espetáculo, como: adaptação textual, gravação em DVD e críticas publicadas em jornais e revistas. A proximidade histórica entre Anton Tchekhov e Constantin Stanislavski ¿ o primeiro a encenar as peças com maestria ¿ fez desse encenador uma referência fundamental nesse processo de transposição para cena e, por isso, buscou-se também detectar rastros dessa relação nos referidos trabalhos. Por fim, a análise resultante trata do enfrentamento desses artistas brasileiros com essa obra dramática, buscando compreender os meandros, os aspectos gerais e aqueles detalhes mais sutis de como esse material dramático foi transposto para cena. Investigaram-se quais caminhos foram trilhados, metodologias de criação foram usadas e escolhas foram feitas para criar os espetáculos. Além disso, a tese traz o modo como os espetáculos foram recepcionados pela crítica e pelos estudos acadêmicosAbstract: This thesis analyzes how some Brazilian theater groups staged two of Anton Chekhov's most important plays - The Seagull (1896) and The Three Sisters (1900). In order to do so, within the context of modern and contemporary Brazilian theater, three plays were selected: As Três Irmãs (1972, Teatro Oficina), directed by Zé Celso, Da Gaivota (1998) directed by Daniela Thomas, and Gaivota ¿ tema para um conto curto (2006) directed by Enrique Diaz. Understanding the actor as a central structuring element of the scene, the research was mainly supported by interviews and testimonies of actors and actresses who composed these plays, as well as other materials used in the creation processes and about the play, such as: textual adaptation, DVD and reviews published in newspapers and magazines. The historical closeness between Anton Tchekhov and Konstantin Stanislavski - the first to stage the pieces with mastery - made this director a fundamental reference in this process of transposition to the scene and, therefore, it was also sought to detect traces of this relationship in those works. Finally, the resulting analysis deals with the confrontation of these Brazilian artists with this dramatic work, trying to understand the meanders, the general aspects and the more subtle details of how this dramatic material was transposed to the scene. Were investigated which creation methodologies were used and what choices were made to create the plays. In addition, the thesis shows how the plays were received by critics and academic studiesDoutoradoTeatro, Dança e PerformanceDoutora em Artes da CenaFAPESP2013/25684-0[s.n.]Neves, Larissa de Oliveira, 1978-Kopelman, IsaQuilici, Cassiano SydowBetti, Maria SilviaTakeda, Cristiane LayerUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes da CenaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDelduque, Carolina Martins, 1985-20182018-01-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (220 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635417DELDUQUE, Carolina Martins. Tchekhov e o ator brasileiro: do texto à cena. 2018. 1 recurso online (220 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635417. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1080121Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-09T15:46:09Zoai::1080121Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-07-09T15:46:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tchekhov e o ator brasileiro : do texto à cena
Chekhov and the brazilian actor : from text to scene
title Tchekhov e o ator brasileiro : do texto à cena
spellingShingle Tchekhov e o ator brasileiro : do texto à cena
Delduque, Carolina Martins, 1985-
Tchekhov, Anton Pavlovitch, 1860-1904
Atores
Teatro brasileiro
Tchekhov, Anton Pavlovitch
Actor
Brazilian drama
title_short Tchekhov e o ator brasileiro : do texto à cena
title_full Tchekhov e o ator brasileiro : do texto à cena
title_fullStr Tchekhov e o ator brasileiro : do texto à cena
title_full_unstemmed Tchekhov e o ator brasileiro : do texto à cena
title_sort Tchekhov e o ator brasileiro : do texto à cena
author Delduque, Carolina Martins, 1985-
author_facet Delduque, Carolina Martins, 1985-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neves, Larissa de Oliveira, 1978-
Kopelman, Isa
Quilici, Cassiano Sydow
Betti, Maria Silvia
Takeda, Cristiane Layer
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Delduque, Carolina Martins, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Tchekhov, Anton Pavlovitch, 1860-1904
Atores
Teatro brasileiro
Tchekhov, Anton Pavlovitch
Actor
Brazilian drama
topic Tchekhov, Anton Pavlovitch, 1860-1904
Atores
Teatro brasileiro
Tchekhov, Anton Pavlovitch
Actor
Brazilian drama
description Orientador: Larissa de Oliveira Neves Catalão
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635417
DELDUQUE, Carolina Martins. Tchekhov e o ator brasileiro: do texto à cena. 2018. 1 recurso online (220 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635417. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635417
identifier_str_mv DELDUQUE, Carolina Martins. Tchekhov e o ator brasileiro: do texto à cena. 2018. 1 recurso online (220 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635417. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1080121
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (220 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138533755060224