Método de ensino de programação orientada a objetos baseado em aprendizagem significativa e computação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/6808 |
Resumo: | Orientadores: Marcos Augusto Francisco Borges, Ivan Luiz Marques Ricarte |
id |
UNICAMP-30_c68eca82069ed0b544d783c1448a3f0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1256982 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Método de ensino de programação orientada a objetos baseado em aprendizagem significativa e computação físicaMethod of object-oriented programming teaching based on meaningful learning and physical computingEnsino - MetodologiaProgramação orientada a objetos (Computação)Aprendizagem significativaComputação físicaTeaching - MethodologyObject-oriented programming (Computer science)Meaningful learningPhysical computingOrientadores: Marcos Augusto Francisco Borges, Ivan Luiz Marques RicarteTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de TecnologiaResumo: Um dos maiores desafios no ensino em cursos da área de Computação são disciplinas que abordam Programação Orientada a Objetos, especialmente para aquelas direcionadas à alunos iniciantes. Mesmo sendo um paradigma amplamente utilizado e abordado na formação profissional, o professor ainda encontra dificuldade em adotar estratégias e ferramentas que sejam efetivas para o aprendizado. Em disciplinas introdutórias, é importante estimular e amparar o exercício de abstração por parte dos alunos, abstração que é fundamental para a aprendizagem desse conteúdo. Novatos possuem dificuldades em conceitos fundamentais, como, por exemplo, a relação entre classe e objetos, muitas vezes devidas à uma abordagem didática que não consegue trazer tais conceitos para um ambiente que seja mais significativo ou que facilite sua compreensão. Esta tese propôs um método de ensino de Programação Orientada a Objetos que busca contribuir para o exercício de abstração dos alunos, da conceituação inicial até a aplicação e desenvolvimento de código-fonte, abordando os principais conceitos desse paradigma de programação. O método ComFAPOO (Computação Física para Aprendizagem de Programação Orientada a Objetos), baseado na teoria da Aprendizagem Significativa e nos artefatos da Computação Física, tem como estratégia a transição gradual, utilizando a técnica Concreteness Fading, que parte de modelos concretos, mais tangíveis e representativos, para modelos mais abstratos, como o código-fonte. Para a análise da eficácia do método, foram realizadas oficinas com 80 alunos de ensino técnico e superior, gerando resultados qualitativos e quantitativos. Foi possível identificar nesses resultados aspectos que comprovam as potencialidades do método no ensino de Programação Orientado a Objetos, assim como aspectos que podem ser melhorados e complementados em trabalhos futuros. O método ComFAPOO traz contribuições para área de pesquisa por propor uma solução que alinha a Aprendizagem Significativa e a Computação Física de maneira inédita, através de uma solução aplicável em sala de aula, a partir dos materiais didáticos desenvolvidos para este trabalhoAbstract: One of the biggest educational challenges in Computing courses is teaching subjects which address Object-Oriented Programming, especially for beginners. Even though this paradigm is widely used and taught in professional education, teachers still struggle to find and adopt effective learning strategies and tools. Considering that abstraction is crucial for learning this content, it is within reason to recognize how necessary it is for introductory subjects to stimulate and support the exercise of abstraction by students early on. Beginners present difficulties regarding fundamental concepts, such as, the relationship between classes and objects. Said difficulty is oftentimes the result of didactic approaches which fail to bring those concepts into a more meaningful environment that could facilitate their understanding. This thesis proposes an Object-Oriented Programming teaching method which seeks to contribute to the exercise of student abstraction, from initial conceptualization to the development and application of source codes and encompassing this programming paradigm's main concepts. The ComFAPOO Method (physical computing for Object-Oriented Programming learning) is based on David Ausubel's Theory of Meaningful Learning and on the artifacts of Physical Computing. Its strategy resides in a gradual transition through the usage of the Concreteness Fading technique, which departs from more concrete, tangible and representative models to more abstract ones, such as the source code. For the evaluation of the method's efficiency, workshops were held with 80 technical and higher education students, providing both quantitative and qualitative results for the analysis. The findings showed aspects that attest to the potentiality of the method in the teaching of Object-Oriented Programming, as well as aspects which may be improved and complemented in future works. The ComFAPOO Method brings contributions to the research field by proposing a solution which aligns Ausubel's Theory of Meaningful Learning and Physical Computing in an unprecedented way, through the means of creating a suitable solution for classrooms with the usage of the didactic materials developed for this workDoutoradoSistemas de Informação e ComunicaçãoDoutor em TecnologiaCAPES001[s.n.]Borges, Marcos Augusto Francisco, 1971-Ricarte, Ivan Luiz Marques, 1962-Monteiro, Ana Francisca da CunhaBonacin, RodrigoOliveira, Osvaldo Luiz deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de TecnologiaPrograma de Pós-Graduação em TecnologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASZanetti, Humberto Augusto Piovesana, 1983-20222022-10-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (255 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/6808ZANETTI, Humberto Augusto Piovesana. Método de ensino de programação orientada a objetos baseado em aprendizagem significativa e computação física. 2022. 1 recurso online (255 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6808. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1256982porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-14T10:52:25Zoai::1256982Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-12-14T10:52:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Método de ensino de programação orientada a objetos baseado em aprendizagem significativa e computação física Method of object-oriented programming teaching based on meaningful learning and physical computing |
title |
Método de ensino de programação orientada a objetos baseado em aprendizagem significativa e computação física |
spellingShingle |
Método de ensino de programação orientada a objetos baseado em aprendizagem significativa e computação física Zanetti, Humberto Augusto Piovesana, 1983- Ensino - Metodologia Programação orientada a objetos (Computação) Aprendizagem significativa Computação física Teaching - Methodology Object-oriented programming (Computer science) Meaningful learning Physical computing |
title_short |
Método de ensino de programação orientada a objetos baseado em aprendizagem significativa e computação física |
title_full |
Método de ensino de programação orientada a objetos baseado em aprendizagem significativa e computação física |
title_fullStr |
Método de ensino de programação orientada a objetos baseado em aprendizagem significativa e computação física |
title_full_unstemmed |
Método de ensino de programação orientada a objetos baseado em aprendizagem significativa e computação física |
title_sort |
Método de ensino de programação orientada a objetos baseado em aprendizagem significativa e computação física |
author |
Zanetti, Humberto Augusto Piovesana, 1983- |
author_facet |
Zanetti, Humberto Augusto Piovesana, 1983- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Borges, Marcos Augusto Francisco, 1971- Ricarte, Ivan Luiz Marques, 1962- Monteiro, Ana Francisca da Cunha Bonacin, Rodrigo Oliveira, Osvaldo Luiz de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Tecnologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanetti, Humberto Augusto Piovesana, 1983- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino - Metodologia Programação orientada a objetos (Computação) Aprendizagem significativa Computação física Teaching - Methodology Object-oriented programming (Computer science) Meaningful learning Physical computing |
topic |
Ensino - Metodologia Programação orientada a objetos (Computação) Aprendizagem significativa Computação física Teaching - Methodology Object-oriented programming (Computer science) Meaningful learning Physical computing |
description |
Orientadores: Marcos Augusto Francisco Borges, Ivan Luiz Marques Ricarte |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-10-24T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/6808 ZANETTI, Humberto Augusto Piovesana. Método de ensino de programação orientada a objetos baseado em aprendizagem significativa e computação física. 2022. 1 recurso online (255 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6808. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/6808 |
identifier_str_mv |
ZANETTI, Humberto Augusto Piovesana. Método de ensino de programação orientada a objetos baseado em aprendizagem significativa e computação física. 2022. 1 recurso online (255 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6808. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1256982 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (255 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189185898151936 |