ComFAPOO : método de ensino de programação orientada à objetos baseado em aprendizagem significativa e computação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Marcos Augusto Francisco, 1971-
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ricarte, Ivan Luiz Marques, 1962-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11415
Resumo: Este artigo foi apresentado no evento XXX Workshop sobre Educação em Computação (WEI), 2022
id CAMP_c09366749af388fcc2fd8ebdc730b945
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1343975
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling ComFAPOO : método de ensino de programação orientada à objetos baseado em aprendizagem significativa e computação físicaComFAPOO : method of object-oriented programming teaching based on meaningful learning and physical computingProgramação orientada a objetos (Computação)Aprendizagem significativaComputação físicaAbstraçãoObject-oriented programming (Computer science)Meaningful learningPhysical computingAbstractionParte de eventoEste artigo foi apresentado no evento XXX Workshop sobre Educação em Computação (WEI), 2022Resumo: Umas das maiores dificuldades dos alunos iniciantes em Programação Orientada a Objetos é o exercício de abstração, algo necessário para a compreensão dos conceitos mais fundamentais. Embora esse paradigma seja ministrado há décadas, ainda é um desafio para o professor encontrar ferramentas e métodos para amparar suas práticas de ensino que sejam efetivas e motivadoras para o aluno. Tendo em vista essa necessidade, este artigo apresenta um método de ensino de programação baseado na teoria da Aprendizagem Significativa e nos recursos da Computação Física, incluindo uma análise de sua aplicação em oficinas de ensino de Programação Orientado a Objetos. O método ComFAPOO (Computação Física para Aprendizagem de Programação Orientada a Objetos) busca auxiliar nas principais dificuldades de alunos iniciantes no ensino paradigma orientado a objetos. A principal estratégia do método é propor uma transição gradual de modelos concretos (componentes eletrônicos) para modelos mais abstratos (código-fonte), que possam interagir por meio da programação, elucidando conceitos abstratos em representações mais tangíveis e representativas. Foram realizadas oficinas com 80 alunos de ensino técnico e superior e os resultados qualitativos e quantitativos dessa aplicação apontam para a efetividade do método e sua viabilidade como instrumento didático no auxílio na compreensão de conceitos fundamentais da Programação Orientado a ObjetosAbstract: One of the most recurrent difficulties for students in Object-Oriented Programming is abstraction, being necessary to understand the most fundamental concepts. Although the paradigm has been taught for decades, it is still a challenge for teachers to find tools and methods to support their teaching practices that are effective and motivating for the student. This article presents a programming teaching method based on the theory of Meaningful Learning and on Physical Computing resources, including an analysis of its application in Object Oriented Programming teaching workshops. The ComFAPOO (Physical Computing for Learning Object-Oriented Programming – "Computação Física para Aprendizagem de Programação Orientada a Objetos") method is a teaching strategy and teaching materials that aims to help with the main difficulties of beginning students in the object-oriented paradigm learning. The main strategy of the method is to propose a gradual transition from concrete models (electronic components) to more abstract models (source code), which can interact through programming, elucidating abstract concepts into more tangible and representative representations. Workshops were held with 80 technical instruction education and higher education students, and the qualitative and quantitative results of this application point to the effectiveness of the method and its viability as a didactic tool in helping to understand fundamental concepts of Object-Oriented ProgrammingAbertoWorkshop sobre Educação em Computação (30. : 2022 : Niterói, RJ)UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBorges, Marcos Augusto Francisco, 1971-Ricarte, Ivan Luiz Marques, 1962-2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11415BORGES, Marcos Augusto Francisco; RICARTE, Ivan Luiz Marques. ComFAPOO: método de ensino de programação orientada à objetos baseado em aprendizagem significativa e computação física. Revista brasileira de informática na educação. Porto Alegre, RS. v. 31, p. 1-30, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11415. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343975porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-03T12:24:14Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1343975Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-08-03T12:24:14Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv ComFAPOO : método de ensino de programação orientada à objetos baseado em aprendizagem significativa e computação física
ComFAPOO : method of object-oriented programming teaching based on meaningful learning and physical computing
title ComFAPOO : método de ensino de programação orientada à objetos baseado em aprendizagem significativa e computação física
spellingShingle ComFAPOO : método de ensino de programação orientada à objetos baseado em aprendizagem significativa e computação física
Borges, Marcos Augusto Francisco, 1971-
Programação orientada a objetos (Computação)
Aprendizagem significativa
Computação física
Abstração
Object-oriented programming (Computer science)
Meaningful learning
Physical computing
Abstraction
Parte de evento
title_short ComFAPOO : método de ensino de programação orientada à objetos baseado em aprendizagem significativa e computação física
title_full ComFAPOO : método de ensino de programação orientada à objetos baseado em aprendizagem significativa e computação física
title_fullStr ComFAPOO : método de ensino de programação orientada à objetos baseado em aprendizagem significativa e computação física
title_full_unstemmed ComFAPOO : método de ensino de programação orientada à objetos baseado em aprendizagem significativa e computação física
title_sort ComFAPOO : método de ensino de programação orientada à objetos baseado em aprendizagem significativa e computação física
author Borges, Marcos Augusto Francisco, 1971-
author_facet Borges, Marcos Augusto Francisco, 1971-
Ricarte, Ivan Luiz Marques, 1962-
author_role author
author2 Ricarte, Ivan Luiz Marques, 1962-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Workshop sobre Educação em Computação (30. : 2022 : Niterói, RJ)
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Marcos Augusto Francisco, 1971-
Ricarte, Ivan Luiz Marques, 1962-
dc.subject.por.fl_str_mv Programação orientada a objetos (Computação)
Aprendizagem significativa
Computação física
Abstração
Object-oriented programming (Computer science)
Meaningful learning
Physical computing
Abstraction
Parte de evento
topic Programação orientada a objetos (Computação)
Aprendizagem significativa
Computação física
Abstração
Object-oriented programming (Computer science)
Meaningful learning
Physical computing
Abstraction
Parte de evento
description Este artigo foi apresentado no evento XXX Workshop sobre Educação em Computação (WEI), 2022
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/11415
BORGES, Marcos Augusto Francisco; RICARTE, Ivan Luiz Marques. ComFAPOO: método de ensino de programação orientada à objetos baseado em aprendizagem significativa e computação física. Revista brasileira de informática na educação. Porto Alegre, RS. v. 31, p. 1-30, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11415. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/11415
identifier_str_mv BORGES, Marcos Augusto Francisco; RICARTE, Ivan Luiz Marques. ComFAPOO: método de ensino de programação orientada à objetos baseado em aprendizagem significativa e computação física. Revista brasileira de informática na educação. Porto Alegre, RS. v. 31, p. 1-30, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11415. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343975
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030830283096064