A intervenção ABA em crianças portadoras de TEA : uma análise neurolinguística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bergamaschi, Tayná Povia de Oliveira, 1985-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641113
Resumo: Orientador: Maria Irma Hadler Coudry
id UNICAMP-30_c6d8724f80fad22154035fb75066bb31
oai_identifier_str oai::1162269
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A intervenção ABA em crianças portadoras de TEA : uma análise neurolinguísticaABA intervention in children with ASD : a neurolinguistic analysisAutismoAnálise do comportamento aplicadaNeurolinguística discursivaNeurodiversidadeAutismApplied behavior analysis (ABA)Behavioural analysisDiscursive neurolinguisticsNeurodiversityOrientador: Maria Irma Hadler CoudryDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O objetivo da presente pesquisa é expor uma reflexão sobre o percurso histórico do transtorno do espectro autista (TEA). Além da explanação histórica do TEA, avaliamos criticamente o modelo de intervenção ABA - baseado no behaviorismo radical - que tem se apresentado como hegemônico no tratamento de crianças autistas. Sob o prisma de uma teoria da linguagem como constitutiva do sujeito, indeterminada e como trabalho (FRANCHI, 1977), esta pesquisa se inscreve no constructo teórico adotado pela área da Neurolinguística Discursiva, que ilumina a questão da avaliação e do seguimento longitudinal através da relação com o outro, a ser sistematicamente construída como possibilidade de desenvolvimento (VIGOTSKI, 2004). Para a ND, é na relação com o outro que a criança (autista ou não) se posiciona na língua e diante de si mesmo no processo de se constituir como falante para o outro (COUDRY, 1986). Privilegiamos a perspectiva de Foucault (1979, 2001) na reflexão sobre o papel de dispositivo que a intervenção ABA assume na sociedade. Trazemos também para a discussão o conceito de disciplina e de poder sobre o corpo (FOUCAULT, 1979, 2001; AGAMBEN, 2010) enquanto relacionamos o poder disciplinar com as doenças mentais nos dias de hoje (HAN, 2017). Para entender de que forma o diagnóstico age como dispositivo na sociedade atual, da parte da ND, trazemos a questão da patologização (da infância e da vida adulta) e da orientação para o discurso das práticas com a linguagem (COUDRY, 2007, 2010; BORDIN, 2010; ANTONIO, 2011; SILVA, 2014) para analisar a atuação da ABA com a força de um dispositivo, que fere a constitutividade da linguagem (COUDRY, 1986). Para argumentar contra tal dispositivo introduzimos em nossa argumentação a contribuição de Moysés & Collares (1992, 1994, 1996, 1997), sobre a medicalização da infância. Por fim, convidamos o leitor a refletir sobre o paradigma da neurodiversidade (ORTEGA, 2008), sugerindo novos olhares para o campo da psicopatologia, em especial, do autismo.Abstract: The objective of this research is to expose a reflection on the historical path of autism spectrum disorder. In addition to the historical explanation of ASD, we critically evaluated the ABA intervention model – based on radical behaviourism – which has presented itself as hegemonic in the treatment of autistic children. From the perspective of a theory of language as constitutive of the subject, indeterminate and as work (FRANCHI, 1977), this research is inscribed in the theoretical construction adopted by the area of discursive neurolinguistics, which illuminates the issue of evaluation it’s longitudinal follow-up through the relationship with the other, to be systematically constructed as a possibility of development (VIGOTSKI, 2004). For ND, it is in the relationship with the other that the child (autistic or not) positions himself in the process of constituting himself as a speaker for the other (COUDRY, 1986). We favour Foucault’s (1979/2001) perspective in reflecting on the role of a device that ABA intervention assumes in Society. We also bring to the discussion the concept of discipline and power over the body (FOUCAULT, 1979, 2001; AGAMBEN, 2010) while relating disciplinary power to the mental illnesses today (HAN, 2017). To understand how the diagnosis acts as a device in today’s Society, on the part of the ND, we bring the issue of pathologizing (of childhood and adulthood) and orientation to the discourse of practises with language (COUDRY, 2007, 2010; BORDIN, 2010; ANTONIO, 2011; SILVA, 2014) to analyse the performance of the ABA with the strength of a device, which is detrimental to the constitutivity of language (COUDRY, 1986). To argue against this device, we introduced in our argument the contribution of Moysés & Collares (1992, 1994, 1996, 1997) on the medicalisation of childhood. Finally, we invite the reader to reflect on the paradigm of neurodiversity (ORTEGA, 2008), suggesting new looks at the field of psychopathology, especially autism.MestradoLingüísticaMestra em Linguística[s.n.]Coudry, Maria Irma Hadler, 1949-Bordin, Sonia SellinDuran, Marcos Henrique CoelhoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBergamaschi, Tayná Povia de Oliveira, 1985-20202020-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 126 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641113BERGAMASCHI, Tayná Povia de Oliveira. A intervenção ABA em crianças portadoras de TEA : uma análise neurolinguística. 2020. 1 recurso online ( 126 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641113. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1162269Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-22T15:44:52Zoai::1162269Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-04-22T15:44:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A intervenção ABA em crianças portadoras de TEA : uma análise neurolinguística
ABA intervention in children with ASD : a neurolinguistic analysis
title A intervenção ABA em crianças portadoras de TEA : uma análise neurolinguística
spellingShingle A intervenção ABA em crianças portadoras de TEA : uma análise neurolinguística
Bergamaschi, Tayná Povia de Oliveira, 1985-
Autismo
Análise do comportamento aplicada
Neurolinguística discursiva
Neurodiversidade
Autism
Applied behavior analysis (ABA)
Behavioural analysis
Discursive neurolinguistics
Neurodiversity
title_short A intervenção ABA em crianças portadoras de TEA : uma análise neurolinguística
title_full A intervenção ABA em crianças portadoras de TEA : uma análise neurolinguística
title_fullStr A intervenção ABA em crianças portadoras de TEA : uma análise neurolinguística
title_full_unstemmed A intervenção ABA em crianças portadoras de TEA : uma análise neurolinguística
title_sort A intervenção ABA em crianças portadoras de TEA : uma análise neurolinguística
author Bergamaschi, Tayná Povia de Oliveira, 1985-
author_facet Bergamaschi, Tayná Povia de Oliveira, 1985-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coudry, Maria Irma Hadler, 1949-
Bordin, Sonia Sellin
Duran, Marcos Henrique Coelho
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bergamaschi, Tayná Povia de Oliveira, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Análise do comportamento aplicada
Neurolinguística discursiva
Neurodiversidade
Autism
Applied behavior analysis (ABA)
Behavioural analysis
Discursive neurolinguistics
Neurodiversity
topic Autismo
Análise do comportamento aplicada
Neurolinguística discursiva
Neurodiversidade
Autism
Applied behavior analysis (ABA)
Behavioural analysis
Discursive neurolinguistics
Neurodiversity
description Orientador: Maria Irma Hadler Coudry
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-12-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641113
BERGAMASCHI, Tayná Povia de Oliveira. A intervenção ABA em crianças portadoras de TEA : uma análise neurolinguística. 2020. 1 recurso online ( 126 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641113. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641113
identifier_str_mv BERGAMASCHI, Tayná Povia de Oliveira. A intervenção ABA em crianças portadoras de TEA : uma análise neurolinguística. 2020. 1 recurso online ( 126 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641113. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1162269
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online ( 126 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189172216332288