Vigiar e contra-vigiar : como polícia e sociedade criam suas narrativas a partir de imagens
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634969 |
Resumo: | Orientador: Marta Mourão Kanashiro |
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Vigiar e contra-vigiar : como polícia e sociedade criam suas narrativas a partir de imagensSurveil and counter-surveil : how police and society create their narratives from imagesVigilancia eletronica - BrasilPoliciaTecnologia - Aspectos sociais - BrasilElectronic surveillance - BrazilPoliceTechnology - Social aspects - BrazilOrientador: Marta Mourão KanashiroDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem e Laboratório de Estudos Avançados em JornalismoResumo: Atualmente, quando pensamos em episódios de violência policial, é comum resgatar na memória alguma imagem marcante em que um episódio controverso tenha sido registrado em vídeo. No Brasil e em vários outros países do mundo, o ato de filmar agentes de segurança pública vem sendo observado em larga escala, um fenômeno que tem impulsionado o surgimento de coletivos de videoativismo e despertado na sociedade uma sensação de empoderamento a partir do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Ao mesmo tempo em que são filmadas, todavia, as polícias também produzem seus registros audiovisuais. Utilizando as mesmas ferramentas que aqueles que os filmam, como smartphones, mas também se valendo de tecnologias avançadas e específicas, como as body cams, essas instituições fazem imagens para confrontar narrativas e construir suas próprias histórias. Com um trabalho de campo e um percurso de pesquisa baseado na desconstrução de casos, realizada utilizando fontes noticiosas e científicas, além de entrevistas, buscou-se abordar vários lados de um mesmo panorama, ou seja, o das dinâmicas de vigiar e contra-vigiar protagonizadas por instituições policiais e pela sociedade. A partir de um debate teórico articulado com os Estudos de Vigilância, esta pesquisa procura deslocar a noção de vigilância de um lugar inerte para um lugar móvel, onde as assimetrias observadas não são mais rígidas, e sim essencialmente relacionais conforme a posição que se ocupa. Em outras palavras, argumenta-se que a tática de filmar de volta, ou contra-vigiar, é hoje uma ferramenta de defesa e ataque que pode ser usada por diferentes grupos em circunstâncias variadas, impossibilitando a delimitação de papéis fixos entre vigilantes e vigiadosAbstract: Nowadays, when we think about the occurrences of police violence, it is common to recall a remarkable image in which a controversial event was registered in video. In Brazil and many other countries in the world, the act of filming public safety officers is being observed in large scale, a phenomenon that has pushed for the creation of video-activism collectives and has raised a feeling of empowerment in society that stems from the use of Information and Communication Technologies (ICT). However, at the same rate that they are filmed, police corporations also produce their own audiovisual records of such events. Using the same tools as those who film them, such as smartphones, and also making use of specific technology, such as body cams, these institutions produce images to confront those narratives and build their own stories. With a research path based in deconstructing cases using news sources, scientific sources, interviews, and other information gathered from field work, multiple sides of the same panorama have been approached, meaning the dynamics of surveillance and counter-surveillance headed by police corporations and by society. Coming from an articulate debate with Surveillance Studies this research proposes to shift the notion that surveillance is inert, showing that it is mobile, where the asymmetries observed are no longer rigid, but essentially relational according to the position one occupies. In other words, it is argued that the tactic of filming back, or counter-surveilling, is currently a tool of both defense and attack and can be used by different groups in various circumstances, making it impossible to determine fixed roles between surveillant and surveilledMestradoDivulgação Científica e CulturalMestre em Divulgação Científica e Cultural[s.n.]Kanashiro, Marta Mourão, 1974-Durão, SusanaVicentin, DiegoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdiciplinares de Pesquisa. Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade. Laboratório de Estudos Avançados em JornalismoPrograma de Pós-Graduação em Divulgação Científica e CulturalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVituri, Gabriel Cunha, 1988-20182018-08-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (142 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634969VITURI, Gabriel Cunha. Vigiar e contra-vigiar: como polícia e sociedade criam suas narrativas a partir de imagens. 2018. 1 recurso online (142 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem e Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634969. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1062892Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-21T15:48:08Zoai::1062892Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-01-21T15:48:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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