Projeto "O calendário e a medida do tempo" : ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Simone Cristina de Freitas
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615558
Resumo: Orientadores: Jorge Megid Neto, Fernando Jorge da Paixão Filho
id UNICAMP-30_c795b80afcc04246d0884b86e126ad1e
oai_identifier_str oai::797439
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Projeto "O calendário e a medida do tempo" : ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamentalThe project "The schedule and the measure of time" : science teaching in the early years of elementary schoolEnsino de ciênciasEnsino fundamentalExperimentaçãoCalendárioAstronomiaScience educationElementary schoolExperimentationCalendarAstronomyOrientadores: Jorge Megid Neto, Fernando Jorge da Paixão FilhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar os efeitos da aplicação do projeto "O Calendário e a Medida do Tempo" no ensino aprendizagem de ciências de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de Santa Bárbara D'Oeste- SP. Seus temas vinculavam-se ao conteúdo presente no planejamento do ensino de Ciências dessa série e buscou a integração com outras áreas. Este trabalho justifica-se pela constatação de que o ensino de Ciências tem sido marcado pela fragmentação do conhecimento e pela falta de contextualização. Buscou investigar em que medida o Projeto favorece a integração curricular nos anos iniciais do Ensino Fundamental e o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Três atividades básicas foram realizadas pelos alunos de modo coletivo e individual, ao longo do ano letivo, complementadas com leituras de textos de gêneros diversos, sistematizações em grupo, entrevistas com pessoas da comunidade e cadernos de memórias dos alunos. Esta pesquisa é do tipo experimental, sem grupo de controle. Os dados foram coletados em sala de aula, com ajustes no direcionamento da proposta, tendo sido observada a modificação no comportamento e aprendizagem dos alunos envolvidos. Os resultados obtidos indicam que a aplicação do projeto favoreceu a construção de um conhecimento integral que busca a reciprocidade e a interação entre as áreas curriculares envolvidas. Os alunos apresentaram mudanças de pensamento, construíram individual e coletivamente conhecimentos sobre os temas tratados e interagiram com outros alunos, professores e funcionários da escola, bem como com seus pais, familiares e pessoas do seu bairro. As atividades desenvolvidas e o Projeto Calendário mostraram-se bastante adequados como mecanismo de trabalho nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na perspectiva interdisciplinar e de construção coletiva de conhecimentos.Abstract: The aim of this research was to analyse the effects of the implementation "The Calendar and the Measure of the Time" Project in 5th grade of an Elementary public school in Santa Barbara Do Oeste - São Paulo. The theme of this research were linked to the contents of Science taught in this grade, and aimed the integration with other areas. This work is justified by the evidence that science teaching has been marked by knowledge fragmentation and lack of contextualization. The main question was how the Project implementation could improve the integration of the contents and the cognitive development of the students in the early years of the Elementary school. During the year three basic activities were done by the students (individually or in groups). These activities were complemented with readings of different texts, systematizations in groups, interviews with people from the town and notebooks with students' memories. This research had experimental basis, without a control group; data were collected in the classroom with adjustments in the direction of the proposal. Changing in learning and behavior of students involved were observed. The results indicated that project implementation helped students to develop a full knowledge that aims reciprocity and interaction between curriculum areas involved. The students presented changes in thinking, built knowledge individually and collectively on the topics covered, and interacted with other students, teachers and school employees, as well as their parents, relatives and people in their neighborhood. The activities and the "Calendar Project" were quite suitable as a working mechanism in the early years of elementary school in multidisciplinary perspective and collective construction of knowledge.MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestre em Educação[s.n.]Megid Neto, Jorge, 1958-Paixão, Fernando Jorge da, 1948-Almeida, Maria José Pereira Monteiro dePassos, Cármen Lúcia BrancaglionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMesquita, Simone Cristina de Freitas2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf138 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615558MESQUITA, Simone Cristina de Freitas. Projeto "O calendário e a medida do tempo": ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. 2011. 138 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615558. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/797439porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:17:58Zoai::797439Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:17:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto "O calendário e a medida do tempo" : ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
The project "The schedule and the measure of time" : science teaching in the early years of elementary school
title Projeto "O calendário e a medida do tempo" : ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Projeto "O calendário e a medida do tempo" : ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
Mesquita, Simone Cristina de Freitas
Ensino de ciências
Ensino fundamental
Experimentação
Calendário
Astronomia
Science education
Elementary school
Experimentation
Calendar
Astronomy
title_short Projeto "O calendário e a medida do tempo" : ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Projeto "O calendário e a medida do tempo" : ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Projeto "O calendário e a medida do tempo" : ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Projeto "O calendário e a medida do tempo" : ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Projeto "O calendário e a medida do tempo" : ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
author Mesquita, Simone Cristina de Freitas
author_facet Mesquita, Simone Cristina de Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Megid Neto, Jorge, 1958-
Paixão, Fernando Jorge da, 1948-
Almeida, Maria José Pereira Monteiro de
Passos, Cármen Lúcia Brancaglion
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Simone Cristina de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Ensino fundamental
Experimentação
Calendário
Astronomia
Science education
Elementary school
Experimentation
Calendar
Astronomy
topic Ensino de ciências
Ensino fundamental
Experimentação
Calendário
Astronomia
Science education
Elementary school
Experimentation
Calendar
Astronomy
description Orientadores: Jorge Megid Neto, Fernando Jorge da Paixão Filho
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615558
MESQUITA, Simone Cristina de Freitas. Projeto "O calendário e a medida do tempo": ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. 2011. 138 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615558. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615558
identifier_str_mv MESQUITA, Simone Cristina de Freitas. Projeto "O calendário e a medida do tempo": ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. 2011. 138 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615558. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/797439
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
138 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138484113375232