O Ensino de Astronomia no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maicon Airoldi da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237769
Resumo: O estudo da Astronomia esteve, por muito tempo, presente na matriz curricular brasileira, especialmente no que diz respeito ao Ensino Fundamental, sobretudo nos conteúdos de Geografia. Com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino da Astronomi a ocupa todas as etapas do Ensino Fundamental, de maneira estrutural no âmbito da componente de Ciências. Este trabalho tem como objetivo estudar a dinâmica do ensino da astronomia no Brasil a partir da BNCC. A sua justificativa repousa sobre a necessidade de interesse do estudo da astronomia em consonância com o fomento do pensamento crítico em crianças, adolescentes e jovens das escolas do Brasil. Trata - se de uma revisão de literatura, onde foram consultados livros, artigos científicos e trabalhos de conc lusão de curso especializados no assunto. A maioria das fontes são físicas, embora tenham sido consultadas as bases de dados Scielo e Google Scholar, para alguns artigos escolhidos. Nós refletimos sobre a possibilidade de que a astronomia ocupe lugar de de staque como disciplina autônoma e independente de outras matérias como a geografia e as ciências em geral, promotoras do conhecimento astronômico nas escolas, fomentando eventos e oportunidades astronômicas onde os estudantes possam conhecer de modo mais explícito os potentes recursos científicos que esta disciplina oferece.
id UFRGS-2_05c3c7b2be78864293b85d7e121d321c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237769
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Maicon Airoldi daAlves-Brito, Alan2022-04-25T17:48:40Z2021http://hdl.handle.net/10183/237769001138862O estudo da Astronomia esteve, por muito tempo, presente na matriz curricular brasileira, especialmente no que diz respeito ao Ensino Fundamental, sobretudo nos conteúdos de Geografia. Com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino da Astronomi a ocupa todas as etapas do Ensino Fundamental, de maneira estrutural no âmbito da componente de Ciências. Este trabalho tem como objetivo estudar a dinâmica do ensino da astronomia no Brasil a partir da BNCC. A sua justificativa repousa sobre a necessidade de interesse do estudo da astronomia em consonância com o fomento do pensamento crítico em crianças, adolescentes e jovens das escolas do Brasil. Trata - se de uma revisão de literatura, onde foram consultados livros, artigos científicos e trabalhos de conc lusão de curso especializados no assunto. A maioria das fontes são físicas, embora tenham sido consultadas as bases de dados Scielo e Google Scholar, para alguns artigos escolhidos. Nós refletimos sobre a possibilidade de que a astronomia ocupe lugar de de staque como disciplina autônoma e independente de outras matérias como a geografia e as ciências em geral, promotoras do conhecimento astronômico nas escolas, fomentando eventos e oportunidades astronômicas onde os estudantes possam conhecer de modo mais explícito os potentes recursos científicos que esta disciplina oferece.The study of Astronomy was, for a long time, present in the Brazilian Curriculum matrix, mainly at the Elementary School, especially in the contents of Geography. With the new National Common Curriculum Base (NCCB), the teaching of Astronomy occupies all s tages of Elementary School, in a structural way within the framework of the Science component. This work aims to study the dynamics of Astronomy teaching in Brazil from the NCCB. Its justification is based on the need for interest in the study of Astronomy in consonance to the promotion of critical thinking in children, adolescents and young people at schools in Brazil. This is a literature review and then books, scientific articles and course conclusion papers specialized in the subject were consulted. Mos t of the sources are physical, although the Scielo and Google Scholar databases have been consulted for some chosen articles. We reflect on the possibility that Astronomy can occupy a prominent place as an autonomous discipline and independent of other sub jects such as Geography and Sciences in general, promoters of astronomical knowledge at schools, offering events and astronomical opportunities where students can know more explicitly the powerful scientific resources that this discipline offers.application/pdfengAstronomiaEnsino fundamentalAstronomyElementary schoolNCCBO Ensino de Astronomia no Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2021Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138862.pdf.txt001138862.pdf.txtExtracted Texttext/plain74402http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237769/2/001138862.pdf.txt7202c1302658753290693732d0ccc3ccMD52ORIGINAL001138862.pdfTexto completoapplication/pdf717952http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237769/1/001138862.pdfa94bef0a4a3a0e8f08c07db2e6d84783MD5110183/2377692022-04-26 04:50:58.757oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237769Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-26T07:50:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Ensino de Astronomia no Ensino Fundamental
title O Ensino de Astronomia no Ensino Fundamental
spellingShingle O Ensino de Astronomia no Ensino Fundamental
Silva, Maicon Airoldi da
Astronomia
Ensino fundamental
Astronomy
Elementary school
NCCB
title_short O Ensino de Astronomia no Ensino Fundamental
title_full O Ensino de Astronomia no Ensino Fundamental
title_fullStr O Ensino de Astronomia no Ensino Fundamental
title_full_unstemmed O Ensino de Astronomia no Ensino Fundamental
title_sort O Ensino de Astronomia no Ensino Fundamental
author Silva, Maicon Airoldi da
author_facet Silva, Maicon Airoldi da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maicon Airoldi da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves-Brito, Alan
contributor_str_mv Alves-Brito, Alan
dc.subject.por.fl_str_mv Astronomia
Ensino fundamental
topic Astronomia
Ensino fundamental
Astronomy
Elementary school
NCCB
dc.subject.eng.fl_str_mv Astronomy
Elementary school
NCCB
description O estudo da Astronomia esteve, por muito tempo, presente na matriz curricular brasileira, especialmente no que diz respeito ao Ensino Fundamental, sobretudo nos conteúdos de Geografia. Com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino da Astronomi a ocupa todas as etapas do Ensino Fundamental, de maneira estrutural no âmbito da componente de Ciências. Este trabalho tem como objetivo estudar a dinâmica do ensino da astronomia no Brasil a partir da BNCC. A sua justificativa repousa sobre a necessidade de interesse do estudo da astronomia em consonância com o fomento do pensamento crítico em crianças, adolescentes e jovens das escolas do Brasil. Trata - se de uma revisão de literatura, onde foram consultados livros, artigos científicos e trabalhos de conc lusão de curso especializados no assunto. A maioria das fontes são físicas, embora tenham sido consultadas as bases de dados Scielo e Google Scholar, para alguns artigos escolhidos. Nós refletimos sobre a possibilidade de que a astronomia ocupe lugar de de staque como disciplina autônoma e independente de outras matérias como a geografia e as ciências em geral, promotoras do conhecimento astronômico nas escolas, fomentando eventos e oportunidades astronômicas onde os estudantes possam conhecer de modo mais explícito os potentes recursos científicos que esta disciplina oferece.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-25T17:48:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/237769
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001138862
url http://hdl.handle.net/10183/237769
identifier_str_mv 001138862
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237769/2/001138862.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237769/1/001138862.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7202c1302658753290693732d0ccc3cc
a94bef0a4a3a0e8f08c07db2e6d84783
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224628324007936