O Ensino de Astronomia no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maicon Airoldi da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237769
Resumo: O estudo da Astronomia esteve, por muito tempo, presente na matriz curricular brasileira, especialmente no que diz respeito ao Ensino Fundamental, sobretudo nos conteúdos de Geografia. Com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino da Astronomi a ocupa todas as etapas do Ensino Fundamental, de maneira estrutural no âmbito da componente de Ciências. Este trabalho tem como objetivo estudar a dinâmica do ensino da astronomia no Brasil a partir da BNCC. A sua justificativa repousa sobre a necessidade de interesse do estudo da astronomia em consonância com o fomento do pensamento crítico em crianças, adolescentes e jovens das escolas do Brasil. Trata - se de uma revisão de literatura, onde foram consultados livros, artigos científicos e trabalhos de conc lusão de curso especializados no assunto. A maioria das fontes são físicas, embora tenham sido consultadas as bases de dados Scielo e Google Scholar, para alguns artigos escolhidos. Nós refletimos sobre a possibilidade de que a astronomia ocupe lugar de de staque como disciplina autônoma e independente de outras matérias como a geografia e as ciências em geral, promotoras do conhecimento astronômico nas escolas, fomentando eventos e oportunidades astronômicas onde os estudantes possam conhecer de modo mais explícito os potentes recursos científicos que esta disciplina oferece.
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