Gestão em pedagogia do esporte : um estudo de caso em projeto social esportivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Uhle, Eduardo Roberto, 1980-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639138
Resumo: Orientador: Larissa Rafaela Galatti
id UNICAMP-30_c7cb0cc81670752d7938ccd7e26aef7d
oai_identifier_str oai::1129145
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Gestão em pedagogia do esporte : um estudo de caso em projeto social esportivoSports pedagogy management : a case study in a social sports projectEsportes - PedagogiaOrganizações não governamentaisGestão esportivaSports - PedagogyNon-governamental organizationSports managementOrientador: Larissa Rafaela GalattiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: Toda prática esportiva, como qualquer relação humana, carrega em si um componente educacional. Porém, para promover o desenvolvimento positivo em jovens é preciso que o programa esportivo esteja estruturado de forma a atingir esses objetivos, com intencionalidade, sentido e significado. Atualmente o terceiro setor vem aumentando sua participação no desenvolvimento de programas voltados à população de baixa renda, muitas vezes financiados com verbas públicas, se configurando em um importante lócus de investigação sobre esse tema. Partindo do princípio que um programa esportivo orientado para o desenvolvimento em longo prazo (Long Term Program Development - LTPD) deve possuir um propósito comum claro e compartilhado por seus integrantes, sensibilidade às características únicas dos contextos nos quais o programa se desenvolve e serão constituídos de uma comunidade de aprendiz, este estudo teve por objetivo desvelar como se dá a concepção e o desenvolvimento de um programa esportivo à luz da pedagogia do esporte e identificar os processos de gestão presentes que auxiliam na sua implementação, sustentação e evolução. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, estudo de caso de caráter exploratório-descritivo. Participaram desse estudo gestores, educadores e pais de uma organização não governamental que trabalha com esporte para jovens no estado de São Paulo - Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, análise documental e observação direta, com registros realizados por meio de equipamentos digitais e diário de campo. A análise dos dados teve como base o modelo LTPD sistematizada com o objetivo de triangular as respostas obtidas nas diferentes fontes de dados, a fim de validar os achados da pesquisa. Resultados: O processo de construção coletiva do Programa Social Esportivo do caso estudado se estrutura a partir de 3 dimensões, ético política, teórico metodológica e operacional, que atuam como norte para a equipe possibilitando o alinhamento e compartilhamento de propósito, características que se mostraram fundamentais para atuação em regiões de vulnerabilidade. Com relação à sustentação do programa, o estudo aponta que o acompanhamento próximo de uma equipe gestora e espaços para formação e discussão constantes são pontos importantes a serem considerados, com especial destaque para os processos de desenvolvimento de equipe com formações internas em um processo de mentoria entre educadores e educadores auxiliares, e gestores. Por fim destaca-se também uma parceria estratégia estabelecida com outra ONG, que possibilita a complementação de carga horária dos educadores, gerando vínculos mais fortes e sinergia nas formações voltadas para o esporte para o desenvolvimento humano. Como ponto negativo, a sobreposição de tarefas das duas ONGs e quantidade de demanda para a equipe gestora que complicam alguns procedimentos, especialmente no escritório centralAbstract: Every sporting practice, like any human interaction, has an educational potential. However, in order to promote positive youth development, the sport program must have all its aspects reflecting the overall aims and be designed to achieve these goals. The third sector has been growing in Brazil and increasing its participation in the development of sports programs aiming to reach vulnerable communities, those programs are often financed by the government and the only opportunity for underserved kids to access sports, therefore becoming an important locus of investigation around this subject. Having in mind the planning and execution of the program is done by professionals within a sports NGO and understanding that Sports Management is the process of working with people and material resources to achieve the desired goals, a case study of a sport NGO designed to teach players life skills and values was conducted to understand how was the designing of the program its implementation process, support and evolution. Data collection started with document analysis, semi-structured interviews and direct observation. The data analysis was based on the LTPD (Long Term Program Development) model. Results indicated that the collaboration designing of the Social Sports Program based on clear vision and goals provide a clear understanding of the sports programs purpose and as such helps the sharing of purpose. Regarding the sustainability of the program, the study points out that the close monitoring by the managers and the constant training and discussion are important aspects to be considered. One strong asset of this case is its team development processes based on a mentoring process between coaches and assistant coaches and managers. Finally, a strategic partnership with another NGO is also highlighted, which enables fulltime couches working with the same methodology, generating stronger links and synergies in sport-oriented formations for human development. As a negative point, the overlap of tasks of the two NGOs and quantity of demand for the management team complicate some procedures, especially in the headquartersMestradoBiodinâmica do Movimento e EsporteMestre em Educação Física[s.n.]Galatti, Larissa Rafaela, 1981-Mazzei, Leandro CarlosLuguetti, Carla NascimentoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASUhle, Eduardo Roberto, 1980-20192020-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (120 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639138UHLE, Eduardo Roberto. Gestão em pedagogia do esporte: um estudo de caso em projeto social esportivo. 2019. 1 recurso online (120 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639138. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129145Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-03T21:03:48Zoai::1129145Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-07-03T21:03:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão em pedagogia do esporte : um estudo de caso em projeto social esportivo
Sports pedagogy management : a case study in a social sports project
title Gestão em pedagogia do esporte : um estudo de caso em projeto social esportivo
spellingShingle Gestão em pedagogia do esporte : um estudo de caso em projeto social esportivo
Uhle, Eduardo Roberto, 1980-
Esportes - Pedagogia
Organizações não governamentais
Gestão esportiva
Sports - Pedagogy
Non-governamental organization
Sports management
title_short Gestão em pedagogia do esporte : um estudo de caso em projeto social esportivo
title_full Gestão em pedagogia do esporte : um estudo de caso em projeto social esportivo
title_fullStr Gestão em pedagogia do esporte : um estudo de caso em projeto social esportivo
title_full_unstemmed Gestão em pedagogia do esporte : um estudo de caso em projeto social esportivo
title_sort Gestão em pedagogia do esporte : um estudo de caso em projeto social esportivo
author Uhle, Eduardo Roberto, 1980-
author_facet Uhle, Eduardo Roberto, 1980-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Galatti, Larissa Rafaela, 1981-
Mazzei, Leandro Carlos
Luguetti, Carla Nascimento
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Uhle, Eduardo Roberto, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Esportes - Pedagogia
Organizações não governamentais
Gestão esportiva
Sports - Pedagogy
Non-governamental organization
Sports management
topic Esportes - Pedagogia
Organizações não governamentais
Gestão esportiva
Sports - Pedagogy
Non-governamental organization
Sports management
description Orientador: Larissa Rafaela Galatti
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-02-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639138
UHLE, Eduardo Roberto. Gestão em pedagogia do esporte: um estudo de caso em projeto social esportivo. 2019. 1 recurso online (120 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639138. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639138
identifier_str_mv UHLE, Eduardo Roberto. Gestão em pedagogia do esporte: um estudo de caso em projeto social esportivo. 2019. 1 recurso online (120 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639138. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129145
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (120 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189161694920704