Teoria e pratica do baixo continuo : uma abordagem a partir das instruções de J. S. Bach

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Stella Jocelina Almeida
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604878
Resumo: Orientador: Edmundo Pacheco Hora
id UNICAMP-30_c820ef84e883bd207da45c5b2c751f89
oai_identifier_str oai::400074
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Teoria e pratica do baixo continuo : uma abordagem a partir das instruções de J. S. BachTheory and practice of the thorough-bass : un approach through J. S. Bach's instructionsBach, Johann Sebastian, 1685-1750Baixo contínuoMúsica de câmaraMúsica - Séc. XVIIBach, Johann Sebastian, 1685-1750Figured bassChamber musicBaroque musicMúsica - Séc. XVIIIOrientador: Edmundo Pacheco HoraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: A presente dissertação de mestrado tem como assunto principal aspectos teórico-práticos da realização de baixo contínuo, abordando-os através do estudo do conjunto de documentos deixados por J.S.Bach acerca do tema. O primeiro grupo de instruções, que recebeu especial atenção neste trabalho, data de 1725, e aparece nas páginas finais do volume de peças dedicado a sua esposa Anna Magdalena Bach. Intituladas ¿Algumas Regras do Baixo Contínuo¿, são quinze regras para a iniciação ao assunto, com finalidade didática e destinada ao uso imediato de alunos e familiares. O segundo grupo, de 1738, é um trabalho mais robusto e abrangente, resultado dos anos de atividade pedagógica de Bach em Leipzig, e leva o título ¿Preceitos e Princípios para tocar o Baixo Contínuo ou Acompanhamento a Quatro Vozes¿. Para um esclarecimento geral do assunto, recorreu-se a um estudo sobre as origens do baixo contínuo, apresentando um capítulo sobre as suas primeiras fontes históricas. A reflexão sobre o processo prático da execução de baixo contínuo, que foi objetivo principal da pesquisa, deu-se através da elaboração de uma série de exemplos musicais enfocando obras de música de câmara instrumental do compositor, além de uma análise do ¿Largo e Dolce¿, segundo movimento da Sonata em Si menor para flauta e cravo BWV 1030, cuja escrita para o último instrumento é considerada um modelo de realização de baixo contínuo do próprio Bach. O processo culminou na interpretação de obras do compositor de acordo com essas reflexões, e acredita-se que elas contribuam para o entendimento e execução de obras musicais escritas nessa linguagemAbstract: The present dissertation has, as its main subject, the theoric and pratic aspects of figured bass realization, with a view from J.S.Bach¿s documents about it. The first group of instructions, which one has received special attention in this work, dates from 1725, and belongs to the final pages of Anna Magdalena Bach¿s notebook. ¿Some Rules of Thorough-Bass¿ are fifteen rules for the beginning in the matter, with didactic intentions and destined for his students and family¿s circle. The second group, from 1738, is a bigger and including work, resulting from his years of teaching in Leipzig, entitled ¿Precepts and Principles for Playing the Thorough-Bass or Accompanying in Four Parts¿. A study about the origins of the thorough-bass and its first historical sources is presented as a general understanding about the subject. As a main objective of the research, series of musical examples were developed to reflect about the pratic process of playing thorough-bass. They include works of instrumental chamber music by Bach, besides an analysis of the Largo e Dolce, second movement of the B minor Sonata for flute and harpsichord BWV 1030, in which the harpsichord part is considered a model for figured bass realization. The end of the work comes with the interpretation of the composer¿s music under these reflections, and we believe that they are a contribution for the understanding and execution of musical pieces written under this languageMestradoMestre em Música[s.n.]Hora, Edmundo Pacheco, 1953-Jank, HelenaFagerlande, MarceloKuhl, Paulo MugayarBiaggi, Emerson Luiz deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRosa, Stella Jocelina Almeida20072007-07-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf147p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604878ROSA, Stella Jocelina Almeida. Teoria e pratica do baixo continuo: uma abordagem a partir das instruções de J. S. Bach. 2007. 147p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604878. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/400074porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-02T10:59:51Zoai::400074Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-07-02T10:59:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria e pratica do baixo continuo : uma abordagem a partir das instruções de J. S. Bach
Theory and practice of the thorough-bass : un approach through J. S. Bach's instructions
title Teoria e pratica do baixo continuo : uma abordagem a partir das instruções de J. S. Bach
spellingShingle Teoria e pratica do baixo continuo : uma abordagem a partir das instruções de J. S. Bach
Rosa, Stella Jocelina Almeida
Bach, Johann Sebastian, 1685-1750
Baixo contínuo
Música de câmara
Música - Séc. XVII
Bach, Johann Sebastian, 1685-1750
Figured bass
Chamber music
Baroque music
Música - Séc. XVIII
title_short Teoria e pratica do baixo continuo : uma abordagem a partir das instruções de J. S. Bach
title_full Teoria e pratica do baixo continuo : uma abordagem a partir das instruções de J. S. Bach
title_fullStr Teoria e pratica do baixo continuo : uma abordagem a partir das instruções de J. S. Bach
title_full_unstemmed Teoria e pratica do baixo continuo : uma abordagem a partir das instruções de J. S. Bach
title_sort Teoria e pratica do baixo continuo : uma abordagem a partir das instruções de J. S. Bach
author Rosa, Stella Jocelina Almeida
author_facet Rosa, Stella Jocelina Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hora, Edmundo Pacheco, 1953-
Jank, Helena
Fagerlande, Marcelo
Kuhl, Paulo Mugayar
Biaggi, Emerson Luiz de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Stella Jocelina Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Bach, Johann Sebastian, 1685-1750
Baixo contínuo
Música de câmara
Música - Séc. XVII
Bach, Johann Sebastian, 1685-1750
Figured bass
Chamber music
Baroque music
Música - Séc. XVIII
topic Bach, Johann Sebastian, 1685-1750
Baixo contínuo
Música de câmara
Música - Séc. XVII
Bach, Johann Sebastian, 1685-1750
Figured bass
Chamber music
Baroque music
Música - Séc. XVIII
description Orientador: Edmundo Pacheco Hora
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-07-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604878
ROSA, Stella Jocelina Almeida. Teoria e pratica do baixo continuo: uma abordagem a partir das instruções de J. S. Bach. 2007. 147p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604878. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
ROSA, Stella Jocelina Almeida. Teoria e pratica do baixo continuo: uma abordagem a partir das instruções de J. S. Bach. 2007. 147p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604878. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604878
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/400074
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
147p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188964810096640