Tendencias da pesquisa academica sobre o ensino de ciencias nas series iniciais da escolarização (1972-2005)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Rebeca Chiacchio Azevedo, 1984-
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609874
Resumo: Orientador: Jorge Megid Neto
id UNICAMP-30_c850619cb949f241a4e6c345d49dd7c7
oai_identifier_str oai::449058
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Tendencias da pesquisa academica sobre o ensino de ciencias nas series iniciais da escolarização (1972-2005)Trends in academic research on the science education in elementary school (1972-2005)Ensino de ciênciasEnsino fundamentalEstado da arteDivulgação da pesquisaScience educationElementary schoolState of artDissemination of researchOrientador: Jorge Megid NetoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Considerando-se a incipiente divulgação das pesquisas sobre a Educação em Ciências no Brasil e seu reconhecido potencial para a melhoria do ensino escolar, em especial nas séries iniciais, a pesquisa descreve e analisa as tendências das teses e dissertações direcionadas ao Ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental no período de 1972 a 2005. Busca conhecer o que tem sido investigado sobre o ensino de Ciências nesse nível de escolaridade e, de modo particular, quais as características e tendências pedagógicas das práticas escolares propostas e implementadas por essas pesquisas. Por intermédio de catálogos de teses do CEDOC - Centro de Documentação em Ensino de Ciências da Faculdade de Educação da UNICAMP e do banco de Teses da CAPES, foram identificadas 135 teses e dissertações sobre o ensino de Ciências nas quatro primeiras séries do ensino fundamental. Estas foram estudadas segundo os descritores: ano de defesa, orientador, instituição produtora, área de conteúdo do currículo escolar e foco temático. No conjunto de trabalhos, 83% foram defendidos nos últimos dez anos do período investigado e em 48 universidades distintas, predominando a produção da USP (14%), UNESP (9%), UFSCar (6%) e UNICAMP (5%). Quanto à área de conteúdo, prevalecem os estudos que tratam os conhecimentos de Ciências de uma maneira genérica ou sem privilegiar algum campo específico (45% do total), e crescem ao longo dos anos os estudos no campo da Educação Ambiental (28%) e da Saúde e Sexualidade (13%), muito embora ainda encontremos trabalhos que tratem de conteúdos específicos de uma área, no caso Física ou Biologia. Para os focos temáticos, a predominância recaiu em conteúdo-método (32%), características e concepções do professor (30%), currículos e programas (22%) e características e concepções do aluno (19%). Para uma análise específica foram selecionadas 30 teses e dissertações que desenvolveram práticas pedagógicas na forma de pesquisa experimental ou pesquisa-ação, sendo descritos e analisados com respeito ao método de ensino-aprendizagem, aos recursos e materiais didáticos, às relações pesquisador-professor-aluno, ao processo e instrumentos de avaliação da aprendizagem, ao referencial teórico e ao modelo educacional (tradicional, redescoberta, construtivista, tecnicista, ciência-tecnologia-sociedade e sócio-cultural) subjacentes à prática pedagógica. Nesse conjunto, o modelo construtivista foi predominante (63%), seguido do modelo sócio-cultural (20%) e do modelo da redescoberta (10%). Na grande maioria das pesquisas, notou-se que as práticas pedagógicas foram elaboradas pelos próprios pesquisadores acadêmicos, aplicadas pelos professores da escola básica e realizadas pelos alunos, acentuando ainda uma relação hierárquica e autoritária entre universidade e escola básica. Notou-se, também, que as pesquisas e práticas implementadas nas salas de aula (nível de fato) na maioria das vezes se distanciam do que foi preconizado no discurso (nível de propósito). Observa-se ainda que os pesquisadores não encontram dificuldades em propor e aplicar uma proposta de inovação educacional; todavia provocar mudanças nas relações pessoais e nas formas de avaliação constitui ainda uma barreira difícil de ser superada. Sugere-se a necessidade de um processo de pesquisa e de prática pedagógica que envolva colaborativamente pesquisador, professores e alunos em um movimento constante de açãoreflexão- ação na e da prática, para que esses possam juntos propor inovações e essas se constituam em experiências relevantes para a melhoria do ensino e para o desenvolvimento profissional do professor.Abstract: Considering the incipient spread of researches on the Science education in Brazil and its recognized potential for the improvement of the school teaching, in special in elementary school, the inquiry describes and analyses the tendencies of the theories and dissertations directed to the Science education in elementary school in the period from 1972 to 2005. It searches to know what has been investigated on the Science education in this level of schooling and, in particular way, which characteristics and pedagogic tendencies of the school practices proposed and implemented by these inquiries. Through catalogues of theories of the CEDOC - Centre of Documentation in Science education of the Faculty of Education of the UNICAMP and of the bank of Theories of CAPES, 135 theories and dissertations were identified on the Science education in the first four series of the basic teaching. These were studied according to the describers: year of defense, advisor, producing institution, area of content of the school curriculum and thematic focus. In the set of works, 83 % was defended in the last ten years of the investigated period and in 48 different universities, when there is predominating the production of USP (14 %), UNESP (9 %), UFSCar (6 %) and UNICAMP (5 %). As for the area of content, there prevail the studies that treat the knowledges of Science of a generic way or without privileging any specific field (45 % of the total), and the studies grow along the years in the field of the Environmental Education (28 %) and of the Health and Sexuality (13 %), very much though we will still find works that treat specific contents of na area, in the case of Physics or Biology. For the thematic focuses, the predominance relapsed into content-method (32 %), characteristics and conceptions of the teacher (30 %), curriculums and programs (22 %) and characteristics and conceptions of the pupil (19 %). For a specific analysis there were selected 30 theories and dissertations that developed pedagogic practices in the form of experimental inquiry or inquiry-action, being described and analysed as to the method of teaching-apprenticeship, to the resources and educational materials, to the relations researcher-teacher-pupil, to the process and evaluation instruments of the apprenticeship, to the theoretical referential system and to an education model (traditional, rediscover, construction, technicalist, science technology-society - STS and cultural-partner) underlying to the pedagogic practice. In this set, the construction model was predominant (63 %) followed from the cultural-partner model (20 %) and from the rediscover model (10 %). In great most of the inquiries, it was noticed that the pedagogic practices were prepared by the academic researches themselves, applied by the teachers of the basic school and carried out by the pupils, accenting still a hierarchical and authoritarian relation between university and basic school. It was also noticed that the inquiries and practices implemented in the classrooms (in fact level) most of times it gets far away of what it was extolled in the speech (level of purpose). It is still noticed that the researchers do not find difficulties in proposing and applying a proposal of education innovation; however to provoke changes in the personal relations and in the forms of evaluation constitutes still a difficult barrier to be surpassed. There is suggested the necessity of an inquiry process and pedagogic practice that wraps researcher, teachers and pupils in a constant movement of action-reflection-action in and of the practice, so that those can propose innovations together and so that they may be constituted in relevant experiences for the improvement of the teaching and for the professional development of the teacher.MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestre em Educação[s.n.]Megid Neto, Jorge, 1958-Gouveia, Mariley Simões FloriaFernandes, Hylio LaganaAmaral, Ivan Amorosino doTeixeira, Paulo Marcelo MariniUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFernandes, Rebeca Chiacchio Azevedo, 1984-2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf183 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609874FERNANDES, Rebeca Chiacchio Azevedo. Tendencias da pesquisa academica sobre o ensino de ciencias nas series iniciais da escolarização (1972-2005). 2009. 183 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609874. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/449058porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:35:34Zoai::449058Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:35:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tendencias da pesquisa academica sobre o ensino de ciencias nas series iniciais da escolarização (1972-2005)
Trends in academic research on the science education in elementary school (1972-2005)
title Tendencias da pesquisa academica sobre o ensino de ciencias nas series iniciais da escolarização (1972-2005)
spellingShingle Tendencias da pesquisa academica sobre o ensino de ciencias nas series iniciais da escolarização (1972-2005)
Fernandes, Rebeca Chiacchio Azevedo, 1984-
Ensino de ciências
Ensino fundamental
Estado da arte
Divulgação da pesquisa
Science education
Elementary school
State of art
Dissemination of research
title_short Tendencias da pesquisa academica sobre o ensino de ciencias nas series iniciais da escolarização (1972-2005)
title_full Tendencias da pesquisa academica sobre o ensino de ciencias nas series iniciais da escolarização (1972-2005)
title_fullStr Tendencias da pesquisa academica sobre o ensino de ciencias nas series iniciais da escolarização (1972-2005)
title_full_unstemmed Tendencias da pesquisa academica sobre o ensino de ciencias nas series iniciais da escolarização (1972-2005)
title_sort Tendencias da pesquisa academica sobre o ensino de ciencias nas series iniciais da escolarização (1972-2005)
author Fernandes, Rebeca Chiacchio Azevedo, 1984-
author_facet Fernandes, Rebeca Chiacchio Azevedo, 1984-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Megid Neto, Jorge, 1958-
Gouveia, Mariley Simões Floria
Fernandes, Hylio Lagana
Amaral, Ivan Amorosino do
Teixeira, Paulo Marcelo Marini
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Rebeca Chiacchio Azevedo, 1984-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Ensino fundamental
Estado da arte
Divulgação da pesquisa
Science education
Elementary school
State of art
Dissemination of research
topic Ensino de ciências
Ensino fundamental
Estado da arte
Divulgação da pesquisa
Science education
Elementary school
State of art
Dissemination of research
description Orientador: Jorge Megid Neto
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609874
FERNANDES, Rebeca Chiacchio Azevedo. Tendencias da pesquisa academica sobre o ensino de ciencias nas series iniciais da escolarização (1972-2005). 2009. 183 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609874. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609874
identifier_str_mv FERNANDES, Rebeca Chiacchio Azevedo. Tendencias da pesquisa academica sobre o ensino de ciencias nas series iniciais da escolarização (1972-2005). 2009. 183 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609874. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/449058
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
183 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189011026083840