O PT e a educação : a participação dos intelectuais catolicos na gestão Luiza Erundina (1989-1992)
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605508 |
Resumo: | Orientador: Sergio Eduardo Montes Castanho |
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O PT e a educação : a participação dos intelectuais catolicos na gestão Luiza Erundina (1989-1992)The PT and the education : the catholic intellectuals participation in Luiza Erundina's administration (1989-1992)EducaçãoPartidos políticosEducação popularHistoria - México - Sec. XVI-XXIntelectuaisEducationPolitical partiesPopular educationIntellectualsHistoryOrientador: Sergio Eduardo Montes CastanhoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo : O trabalho tomou como objeto de análise a participação dos intelectuais católicos na formação do PT e de seu projeto educativo para o município de São Paulo durante a gestão de Luiza Erundina. Ainda que o PT tenha nascido das lutas concretas dos trabalhadores no ocaso da ditadura civil-militar, minha abordagem procura relacionar a inexistência de uma práxis revolucionária ao ecletismo teórico presente no interior do partido desde suas origens. A hegemonia do grupo ligado aos sindicalistas, sob influência dos intelectuais católicos, colaborou para a organização dos trabalhadores na luta contra o capital, mas, ao mesmo tempo, contribuiu para a transformação do PT em um partido da ordem. A apreensão do objeto de pesquisa foi fundamentada no materialismo histórico-dialético utilizando como fonte de pesquisa os documentos oficiais do partido, bem como as manifestações dos diferentes intelectuais presentes na imprensa e em outras publicações. Inicialmente fez-se um histórico das lutas operárias ao longo do século XX até o período de crise do Regime civil-militar, com o respectivo nascimento do movimento sindical. Em uma segunda etapa, analisamos os fundamentos pressupostos teóricos que alicerçaram o discurso hegemônico dentro do PT e de suas propostas no âmbito da educaçãoAbstract : The objective of this work is to demonstrate the effective participation of the catholic intellectuals in the constitution of the PT and its educational project to São Paulo city during Luiza Erundina¿s administration. Even though the PT has born from the real battles of the workers at the end of the civil-military dictatorship, my approach tries to relate the non-existence of a revolutionary praxis to the theoretical eclecticism in the middle of the party since its origins. The hegemony of the group associated to the labor union, under the influence of the catholic intellectuals, collaborated to the workers¿ organization in the battle against the capitalism, but at the same time, contributed to transform the PT into an order party. The object of my research was founded in the historic-dialectic materialism based in the officials documents of the party, and so in the different intellectual manifestations present in the press and other publications. Firstly, it was made a historic of the workers¿ battles during the 20th century till the period of the crisis of the Civil -Military Regime, with the respective birth of the syndical movement. In the second stage, we analyze the fundamental presuppositions that based the hegemonic speech into the PT and its proposals in the educationDoutoradoHistória, Filosofia e EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Castanho, Sérgio Eduardo Montes, 1940-Lombardi, José ClaudineiSanfelice, José LuísNoronha, Olinda MariaAraujo, Jose Carlos de SouzaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGomes, Marco Antonio de Oliveira20072007-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf229 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605508GOMES, Marco Antonio de Oliveira. O PT e a educação: a participação dos intelectuais catolicos na gestão Luiza Erundina (1989-1992). 2007. 229 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605508. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/408124porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:57:53Zoai::408124Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:57:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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