A contrapartida do futebol : a inserção do processo de branding da Red Bull no esporte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/16838 |
Resumo: | Orientador: Michel Nicolau Netto |
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A contrapartida do futebol : a inserção do processo de branding da Red Bull no esporteThe counterpart of soccer : the insertion of Red Bull's branding process into sportRed Bull (Firma)FutebolGestão esportivaTimes de futebolNeoliberalismoRed Bull (Firm)SoccerSports administrationSoccer teamsNeoliberalismOrientador: Michel Nicolau NettoResumo: Tendo a operação de futebol da Red Bull como o objeto central, essa pesquisa busca analisar como o processo de empresarização dos clubes de futebol pode ser influênciado e moldado pela entrada de uma marca global que busca mobilizar o futebol como parte do seu processo de branding. Tomada como uma das frentes do amplo investimento da Red Bull na construção de sua marca, a operação de futebol da empresa austríaca fabricante de energéticos possui características específicas que a distingue em meio a uma gama de outros modelos de propriedade e gestão empresarial que se alastram pelo futebol, o que argumentamos estar diretamente relacionado com o fato de a proprietária da operação ser uma marca global que se infiltra no esporte. Dado esse contexto, a pesquisa se propõe a analisar as transformações pelas quais o futebol vem passando na sua relação com o capitalismo e as novas conformações que se apresentam com o avanço do neoliberalismo. Nos valendo da percpeção que este se constitui como mais do que apenas um ordenamento econômico, sendo também um sistema no qual se formam sociabilidades e subjetividades particulares, que tem a norma concorrencial, o modelo empresarial e a imposição do cálculo racional como as suas diretrizes principais, buscaremos refletir sobre a incidência dos preceitos neoliberais no esporte a partir do conceito de mercadorização e das formações dos conglomerados de clube, chamados aqui de MultiClub Ownership (MCO). Para isso, realizamos uma revisão e um levantamento bibliográfico acerca dos principais referenciais teóricos relacionados ao tema e uma coleta de material produzido pela própria Red Bull ou pela imprensa que fornecesse uma base empírica para as argumentações aqui propostasAbstract: With Red Bull's football operation as the central object, this research seeks to analyze how the process of turning clubs in to business can be influenced and shaped by the entry of a global brand that seeks to mobilize football as part of its branding process. Taken as one of the fronts of Red Bull's extensive investment in building its brand, the football operation of the Austrian energy company has specific characteristics that distinguish it from a range of other models of ownership and business management that spread through football, which we argue is directly related to the fact that the owner of the operation is a global brand that infiltrates the sport. Given this context, the research proposes to analyze the transformations that football has been going through in its relationship with capitalism and the new conformations that present themselves with the advance of neoliberalism. Based on the perception that this is more than just an economic order, it is also a system in which particular sociabilities and subjectivities are formed, which has the competitive norm, the business model and the imposition of rational calculation as its main guidelines, we will seek to reflect on the incidence of neoliberal precepts in sport from the concept of commodification and the formations of club conglomerates, called here MultiClub Ownership (MCO).To this end, we conducted a bibliographic review of the main theoretical references related to the theme and a collection of material produced by Red Bull itself or by the press that provides an empirical basis for the arguments proposed hereAbertoMestradoSociologiaMestre em SociologiaCAPES88887.601118/2021-00[s.n.]Nicolau Netto, Michel, 1978-Cavalcante, SávioDamo, Arlei SanderUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlvim, Vinicius Borges, 1998-20232023-09-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (239 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/16838ALVIM, Vinicius Borges. A contrapartida do futebol: a inserção do processo de branding da Red Bull no esporte. 2023. 1 recurso online (239 p.) Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16838. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1378988Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T13:59:11Zoai::1378988Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-04-22T13:59:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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