Dilemas e Perspectivas do Clube Empresa: O Caso Figueirense Futebol Clube
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202759 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física - Bacharelado. |
id |
UFSC_807cc64e954be4e9fbcaa1037b9a28a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202759 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Dilemas e Perspectivas do Clube Empresa: O Caso Figueirense Futebol ClubeMarketing Esportivo. Figueirense Futebol Clube. Red Bull Bragantino. Clube EmpresaTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física - Bacharelado.Este estudo trata-se de uma revisão bibliográfica, cujo objetivo é contribuir para o conhecimento do processo de marketing esportivo e a importância de se aprofundar mais do assunto com a chegada do modelo de clube empresa e dos aspectos relacionados aos dilemas e perspectivas do clube empresa: caso do Figueirense Futebol Clube. Além do caso do Figueirense Futebol Clube, foi citado o caso do Clube Atlético Bragantino, por se tratar de um clube nacional, que também é administrado por uma empresa. Desta forma, foi mostrado a realidade de que uma boa gestão. Por exemplo o acesso para o Campeonato Brasileiro da Série A, para o ano de 2020. Também foi mostrado no trabalho a evolução da Lei do Passe nº 6.354 para a Lei Pelé nº 9.615, onde acabou com aquele vínculo entre jogador e clube após o término de seu contrato. Porém, isto vem sendo contestado por muitos clubes, pois esta situação estaria facilitando as saídas dos jogadores muito cedo para o exterior. O resultado do novo projeto do Congresso Nacional, mesmo sendo impreciso, poderá encaminhar um novo modelo de clube empresa. O estudo é relevante pois as organizações esportivas necessitam de estudos relativos à utilização do Marketing Esportivo, levando os clubes analisarem o mercado no qual estão inseridos, e desta maneira identificar quais as ferramentas e métodos mais adequados as suas realidades. O trabalho buscou mostrar as semelhanças e diferenças entre os dois tipos de organização e quanto a gestão do futebol evoluiu e vem crescendo cada dia mais. Os avanços que alguns clubes tiveram e enquanto outros estão em grande queda. Após o desenvolvimento deste trabalho, podemos concluir, que devemos olhar o futebol com outros olhos, pois sabemos que seu retorno financeiro é muito alto, desta forma não podemos precisar qual é a melhor forma de trabalho.Florianópolis, SCOleias, Valmir JoséUniversidade Federal de Santa Catarina.Souza, Fabricio2019-12-11T13:47:06Z2019-12-11T13:47:06Z2019-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis48application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202759info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-12-11T13:47:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202759Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-11T13:47:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dilemas e Perspectivas do Clube Empresa: O Caso Figueirense Futebol Clube |
title |
Dilemas e Perspectivas do Clube Empresa: O Caso Figueirense Futebol Clube |
spellingShingle |
Dilemas e Perspectivas do Clube Empresa: O Caso Figueirense Futebol Clube Souza, Fabricio Marketing Esportivo. Figueirense Futebol Clube. Red Bull Bragantino. Clube Empresa |
title_short |
Dilemas e Perspectivas do Clube Empresa: O Caso Figueirense Futebol Clube |
title_full |
Dilemas e Perspectivas do Clube Empresa: O Caso Figueirense Futebol Clube |
title_fullStr |
Dilemas e Perspectivas do Clube Empresa: O Caso Figueirense Futebol Clube |
title_full_unstemmed |
Dilemas e Perspectivas do Clube Empresa: O Caso Figueirense Futebol Clube |
title_sort |
Dilemas e Perspectivas do Clube Empresa: O Caso Figueirense Futebol Clube |
author |
Souza, Fabricio |
author_facet |
Souza, Fabricio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oleias, Valmir José Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Fabricio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Esportivo. Figueirense Futebol Clube. Red Bull Bragantino. Clube Empresa |
topic |
Marketing Esportivo. Figueirense Futebol Clube. Red Bull Bragantino. Clube Empresa |
description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física - Bacharelado. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-11T13:47:06Z 2019-12-11T13:47:06Z 2019-11-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202759 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202759 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
48 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651938330312704 |