Dilemas e Perspectivas do Clube Empresa: O Caso Figueirense Futebol Clube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Fabricio
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202759
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física - Bacharelado.
id UFSC_807cc64e954be4e9fbcaa1037b9a28a8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202759
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Dilemas e Perspectivas do Clube Empresa: O Caso Figueirense Futebol ClubeMarketing Esportivo. Figueirense Futebol Clube. Red Bull Bragantino. Clube EmpresaTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física - Bacharelado.Este estudo trata-se de uma revisão bibliográfica, cujo objetivo é contribuir para o conhecimento do processo de marketing esportivo e a importância de se aprofundar mais do assunto com a chegada do modelo de clube empresa e dos aspectos relacionados aos dilemas e perspectivas do clube empresa: caso do Figueirense Futebol Clube. Além do caso do Figueirense Futebol Clube, foi citado o caso do Clube Atlético Bragantino, por se tratar de um clube nacional, que também é administrado por uma empresa. Desta forma, foi mostrado a realidade de que uma boa gestão. Por exemplo o acesso para o Campeonato Brasileiro da Série A, para o ano de 2020. Também foi mostrado no trabalho a evolução da Lei do Passe nº 6.354 para a Lei Pelé nº 9.615, onde acabou com aquele vínculo entre jogador e clube após o término de seu contrato. Porém, isto vem sendo contestado por muitos clubes, pois esta situação estaria facilitando as saídas dos jogadores muito cedo para o exterior. O resultado do novo projeto do Congresso Nacional, mesmo sendo impreciso, poderá encaminhar um novo modelo de clube empresa. O estudo é relevante pois as organizações esportivas necessitam de estudos relativos à utilização do Marketing Esportivo, levando os clubes analisarem o mercado no qual estão inseridos, e desta maneira identificar quais as ferramentas e métodos mais adequados as suas realidades. O trabalho buscou mostrar as semelhanças e diferenças entre os dois tipos de organização e quanto a gestão do futebol evoluiu e vem crescendo cada dia mais. Os avanços que alguns clubes tiveram e enquanto outros estão em grande queda. Após o desenvolvimento deste trabalho, podemos concluir, que devemos olhar o futebol com outros olhos, pois sabemos que seu retorno financeiro é muito alto, desta forma não podemos precisar qual é a melhor forma de trabalho.Florianópolis, SCOleias, Valmir JoséUniversidade Federal de Santa Catarina.Souza, Fabricio2019-12-11T13:47:06Z2019-12-11T13:47:06Z2019-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis48application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202759info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-12-11T13:47:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202759Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-11T13:47:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Dilemas e Perspectivas do Clube Empresa: O Caso Figueirense Futebol Clube
title Dilemas e Perspectivas do Clube Empresa: O Caso Figueirense Futebol Clube
spellingShingle Dilemas e Perspectivas do Clube Empresa: O Caso Figueirense Futebol Clube
Souza, Fabricio
Marketing Esportivo. Figueirense Futebol Clube. Red Bull Bragantino. Clube Empresa
title_short Dilemas e Perspectivas do Clube Empresa: O Caso Figueirense Futebol Clube
title_full Dilemas e Perspectivas do Clube Empresa: O Caso Figueirense Futebol Clube
title_fullStr Dilemas e Perspectivas do Clube Empresa: O Caso Figueirense Futebol Clube
title_full_unstemmed Dilemas e Perspectivas do Clube Empresa: O Caso Figueirense Futebol Clube
title_sort Dilemas e Perspectivas do Clube Empresa: O Caso Figueirense Futebol Clube
author Souza, Fabricio
author_facet Souza, Fabricio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oleias, Valmir José
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Fabricio
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Esportivo. Figueirense Futebol Clube. Red Bull Bragantino. Clube Empresa
topic Marketing Esportivo. Figueirense Futebol Clube. Red Bull Bragantino. Clube Empresa
description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física - Bacharelado.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-11T13:47:06Z
2019-12-11T13:47:06Z
2019-11-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202759
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 48
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651938330312704