Ginastica ritmica : construindo uma metodologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonzalez Alonso, Heloisa de Araujo
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588902
Resumo: Orientador: Ademir De Marco
id UNICAMP-30_cb39202f81a1f1448f70e599e50d4f64
oai_identifier_str oai::197844
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Ginastica ritmica : construindo uma metodologiaGinástica rítmicaAvaliaçãoOrientador: Ademir De MarcoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: O objetivo deste estudo foi propor e aplicar um programa que seja adotado no processo nsino-aprendizagem da Ginástica Rítmica (GR), visando à estruturação de uma ação pedagógica que possibilitasse a construção do conhecimento da GR oriundo das relações e percepções sócio-culturais do ambiente em que se deu a aprendizagem. A presente pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. A primeira etapa constou da elaboração do programa de ensino da GR norteado pelos seguintes pressupostos: a) utilização dos princípios dos métodos de ensino que permitiram a maior ou menor participação do aluno no processo ensino-aprendizagem, propiciando o seu desenvolvimento sob os aspectos motor/ cognitivo/ afetivo-social, de acordo com Moston e Ashworth (1986); b) ordenação dos conteúdos da GR, configurada numa hierarquia do menor para o maior grau de complexidade, a partir dos componentes básicos estabelecidos por Crause (1985) e Alonso (1990); c) utilização da experiência motora adquirida pela criança no meio social onde ela vive; d) relação dos estilos de ensino, comando, recíproco, descoberta dirigi da e divergente, com a proposta de aprendizagem motora norteada por Lê Boulch (1985). Na segunda etapa da pesquisa, foi aplicado o programa de ensino da GR, para alunos e não-alunos, entre 5 e 9 anos, da escola Oga Mitá do Município do Rio de Janeiro, que freqüentaram a atividade extracurricular de GR, em que se observaram as ações intelectivas, ações motoras e ações afetivo-sociais manifestadas durante o processo ensino aprendizagem da GR e realizou-se um levantamento das experiências motoras adquiridas pela criança no meio social onde ela vive. A partir dos dados coletados pelas fichas de observação e dos registros ocorridos durante as aulas, adoutou-se uma análise descritiva que buscou esclarecimentos sobre os seguintes itens: a) como relacionar, para fins de aprendizagem e de avaliação, as ações motoras, intelectivas e afetivo-sociais no ensino da GR; b) quais as ações motoras, intelectivas e afetivo-sociais, manifestadas durante o processo ensino-aprendizagem da GR, e suas implicações na aprendizagem; c) quais as experiências motoras, adquiridas no meio social da criança, que são apresentadas durante o processo ensino-aprendizagem da GR; e d) quando aplicar os estilos de ensino da GR de acordo com as fases de aprendizagem da habilidade motora. Os dados desta investigação demonstraram a possibilidade de uma diretriz pedagógica que incita a construção do conhecimento da GR numa perspectiva motora, criativa e autônoma, que lida com as questões dos sentimentos, emoções e das relações sociais presentes no (e com o) grupo, indo além do simples ato motor mecanizado e favorecendo o gesto motor de "caráter humano"Abstract: This study had the purpose to propose and apply a program to be adopted in the teaching-Ieaming process of Rythmic Gymnastics (RG), targeting the structure of a pedagogic procedure which would enable the formation of knowledge in RG ITom the social- cultural perception of the environment where the learning process took place. This research was developed in two parts; the first contained the making of the program to teach RG based on the following principIes: a) utilizing principIes of the teaching methodology which allowed a bigger or smaller participation of the pupils in the teaching-Ieaming process, making its development possible through the following aspects: motor, cognitive, social-affective, according to Moston and Ashworth (1986); b) organizing the contents of RG, displayed in a hierarchy ITom the smallest to the greatest leveI of complexity, based on the basic components established by Crause (1985) and Alonso (1990); c) utilizing the motor experience acquired by the child in its own social environment; d) relationship among the teaching styles, according to Moston (1986), together with the motor-Iearning proposal developed by Le Boulch (1985). In the second part of the research, the program to teach RG was applied to pupils and non pupils aged 5 (five) to 9 (nine) years old, at Oga Mitá Junior High School, in the city of Rio de Janeiro. The children attended this extra-curriculum activity, where their intellectual, motor and social-affective performance shown during RG teaching-Iearning process, were observed and where a study of the motor experience gained by the children in their social environrnent was made. From the data colIected in the observation forms and the occurrences during the classes, a descriptive analysis was adopted with the objective of seeking explanations about the folIowing items: a) how to relate the motor, intelIectual and social-affective performance in the RG learning process, as far as learning and assessment are concerned; b) what is the motor, intelIectual and social-affective performance, displayed during the RG teaching-Iearning process and its implications in the learning process; c) which motor experience brought by the children from their social environment, was presented during the same process and d) when to apply the teaching styles of RG according to the phases of acquiring motor hability. AlI the information in this investigation, showed the possibility of a pedagogical paradigm which encourages the formation of knowledge in RG from a motor, creative and autonomous perspective which deals with feelings, emotions and social relations present in (with) the group, going beyond the mere mechanical motor performance and favoring the motor performance from a " humanO> perspectiveDoutoradoDoutor em Educação Física[s.n.]De Marco, Ademir, 1954-2020Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGonzalez Alonso, Heloisa de Araujo20002000-09-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf151p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588902GONZALEZ ALONSO, Heloisa de Araujo. Ginastica ritmica: construindo uma metodologia. 2000. 151p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588902. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/197844porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:11:44Zoai::197844Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:11:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ginastica ritmica : construindo uma metodologia
title Ginastica ritmica : construindo uma metodologia
spellingShingle Ginastica ritmica : construindo uma metodologia
Gonzalez Alonso, Heloisa de Araujo
Ginástica rítmica
Avaliação
title_short Ginastica ritmica : construindo uma metodologia
title_full Ginastica ritmica : construindo uma metodologia
title_fullStr Ginastica ritmica : construindo uma metodologia
title_full_unstemmed Ginastica ritmica : construindo uma metodologia
title_sort Ginastica ritmica : construindo uma metodologia
author Gonzalez Alonso, Heloisa de Araujo
author_facet Gonzalez Alonso, Heloisa de Araujo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv De Marco, Ademir, 1954-2020
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonzalez Alonso, Heloisa de Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv Ginástica rítmica
Avaliação
topic Ginástica rítmica
Avaliação
description Orientador: Ademir De Marco
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000-09-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588902
GONZALEZ ALONSO, Heloisa de Araujo. Ginastica ritmica: construindo uma metodologia. 2000. 151p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588902. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
GONZALEZ ALONSO, Heloisa de Araujo. Ginastica ritmica: construindo uma metodologia. 2000. 151p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588902. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/197844
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
151p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188837537087488