Significados e sentidos sobre os processos formativos de estudantes de pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614993 |
Resumo: | Orientador: Anna Regina Lanner de Moura |
id |
UNICAMP-30_cbcd04dcf764d13be13d9597e1eae1cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::789030 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Significados e sentidos sobre os processos formativos de estudantes de pedagogiaMeanings and senses about the educational processes of students of pedagogyNarrativasEstagios supervisionadosPrática de ensinoFormação de professoresSignificado (Filosofia)Sentido (Filosofia)NarrativesSupervised trainingTeaching practiceTraining teachersMeaning (Philosophy)Sense (PhilosophyOrientador: Anna Regina Lanner de MouraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar os sentidos pessoais sobre os espaços formativos para o ofício de ensinar produzidos por quatro estudantes-estagiárias do terceiro ano do curso de Pedagogia da UNICAMP-SP-Brasil. As referidas participantes desenvolveram atividades formativas - narrativas reflexivas, projeto de ensino desenvolvido em grupo, portfólio reflexivo e seminário de adensamento teórico - relacionadas ao contexto de ensino de um Projeto de Integração Disciplinar (Projeto Integrado), desenvolvido sob a responsabilidade de três docentes da Faculdade de Educação e financiado pelo CNPq. Trata-se de uma investigação interpretativa (GINZBURG, 2003) voltada para narrativas escritas e orais produzidas pelos sujeitos da pesquisa a respeito de suas experiências formativas. Tais relatos foram realizados no segundo semestre de 2008, na disciplina de Estágio Supervisionado, que se relaciona ao Projeto Integrado (PI). Para a constituição do corpus, foram consideradas quatro produções escritas de cada sujeito e uma entrevista com cada grupo de desenvolvimento do projeto de ensino. Na análise, busca-se interpretar, à luz da teoria da atividade de Leontiev (1970?, 1983, 2004) e Engeström (1999), os significados e sentidos sobre o ofício de ensinar produzidos por esses sujeitos e relacionados aos espaços formativos. Mediante a análise das reflexões das quatro estudantes, produzidas ao longo de um semestre, assim como de seu relato oral, foi possível perceber que as atividades formativas, solicitadas no contexto da disciplina de Estágio Supervisionado e vinculadas ao PI, constituem-se como espaços de formação para essas alunas, na medida em que estas atribuem sentido pessoal à realização de tais tarefas. Foi possível perceber também, com maior ou menor ênfase, dependendo de cada sujeito, uma tendência à produção de significações voltadas à expectativa de formação para o ofício de ensinar nos aspectos da relação com o estágio, com a criança e com a prática futura de ser professora. Além disso, pode ser observada a recorrência na mudança de sentidos que ocorre do início ao final do semestre nas quatro estudantes cujas reflexões foram analisadas.Abstract: The main purpose of this research is to analyze the personal senses about the formative spaces for teaching practice produced by four students from the third year of the Pedagogy course at UNICAMP-SP-Brazil. The participants developed formative activities - reflective narratives, group teaching project, reflective portfolio and seminar of theoretical densification related to the teaching context of a Disciplinary Integration Project (Integrated Project), developed by three professors at the Faculty of Education and supported by CNPq. This is an interpretative study (GINZBURG, 2003) aimed at oral and written narratives produced by the individuals of the research about their formative experiences. Such reports were made in the second half of 2008, during the Supervised Training subject, which is related to the Integrated Project (IP). To compose the corpus, four written compositions of each individual and an interview with each group of the teaching project development were considered. In the analysis, we seek to interpret, in the light of Leontiev?s activity theory (1970, 1983, 2004) and Engeström (1999), the meanings and senses about the teaching practice produced by these individuals and related to the formative spaces. Through the analysis of the reflection of the four students, produced throughout a semester, including the oral report, it was possible to realize that the formative activities, requested in the context of the Supervised Training subject and linked to IP, consist of spaces of development to these students, since they attribute a personal sense to the execution of such tasks. It was also possible to notice, with more or less emphasis, depending on each individual, a tendency of meanings production aimed at some expectation of education for teaching practice in the aspects of the relation with the training course, with the child and with the future practice of being a teacher. Besides, we can observe the recurrence of meaning changes that happens from the beginning to the end of the semester with the four students whose reflections were analyzed.MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestre em Educação[s.n.]Moura, Anna Regina Lanner de, 1945-Prado, Guilherme do Val ToledoAraújo, Elaine Sampaiosouza, Maria do Carmo deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMartin, Adriana Ofretorio de Oliveira2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf185 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614993MARTIN, Adriana Ofretorio de Oliveira. Significados e sentidos sobre os processos formativos de estudantes de pedagogia. 2010. 185 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614993. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/789030porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:12:50Zoai::789030Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:12:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Significados e sentidos sobre os processos formativos de estudantes de pedagogia Meanings and senses about the educational processes of students of pedagogy |
title |
Significados e sentidos sobre os processos formativos de estudantes de pedagogia |
spellingShingle |
Significados e sentidos sobre os processos formativos de estudantes de pedagogia Martin, Adriana Ofretorio de Oliveira Narrativas Estagios supervisionados Prática de ensino Formação de professores Significado (Filosofia) Sentido (Filosofia) Narratives Supervised training Teaching practice Training teachers Meaning (Philosophy) Sense (Philosophy |
title_short |
Significados e sentidos sobre os processos formativos de estudantes de pedagogia |
title_full |
Significados e sentidos sobre os processos formativos de estudantes de pedagogia |
title_fullStr |
Significados e sentidos sobre os processos formativos de estudantes de pedagogia |
title_full_unstemmed |
Significados e sentidos sobre os processos formativos de estudantes de pedagogia |
title_sort |
Significados e sentidos sobre os processos formativos de estudantes de pedagogia |
author |
Martin, Adriana Ofretorio de Oliveira |
author_facet |
Martin, Adriana Ofretorio de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moura, Anna Regina Lanner de, 1945- Prado, Guilherme do Val Toledo Araújo, Elaine Sampaio souza, Maria do Carmo de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martin, Adriana Ofretorio de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativas Estagios supervisionados Prática de ensino Formação de professores Significado (Filosofia) Sentido (Filosofia) Narratives Supervised training Teaching practice Training teachers Meaning (Philosophy) Sense (Philosophy |
topic |
Narrativas Estagios supervisionados Prática de ensino Formação de professores Significado (Filosofia) Sentido (Filosofia) Narratives Supervised training Teaching practice Training teachers Meaning (Philosophy) Sense (Philosophy |
description |
Orientador: Anna Regina Lanner de Moura |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614993 MARTIN, Adriana Ofretorio de Oliveira. Significados e sentidos sobre os processos formativos de estudantes de pedagogia. 2010. 185 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614993. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614993 |
identifier_str_mv |
MARTIN, Adriana Ofretorio de Oliveira. Significados e sentidos sobre os processos formativos de estudantes de pedagogia. 2010. 185 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614993. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/789030 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 185 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189050996752384 |