Influência do treinamento de força, com e sem dupla tarefa, em idosos saudáveis : aspectos físicos, morfofuncionais e cognitivos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638355 |
Resumo: | Orientador: Marco Carlos Uchida |
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Influência do treinamento de força, com e sem dupla tarefa, em idosos saudáveis : aspectos físicos, morfofuncionais e cognitivosInfluence of strength training with and without dual-task on healthy elderly : physical, morpho-functional and cognitive aspectsTreinamento de forçaEnvelhecimentoCogniçãoFator neurotrófico derivado do cérebroStrength trainingAgingCognitionBrain derived neurotrophic factorOrientador: Marco Carlos UchidaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: Introdução: O envelhecimento pode ser entendido como um processo dinâmico e progressivo, caracterizado tanto por alterações morfológicas, funcionais, psicológicas, cognitivas e fisiológicas, as quais determinam a progressiva perda da capacidade de adaptação ao ambiente, ocasionando maior vulnerabilidade e incidência de patologias nos idosos. O treinamento de força possui grande impacto na reversão da perda da função física em idosos, gerando como reposta aumento/manutenção da força muscular. A dupla tarefa é definida como o ato de realizar duas tarefas simultaneamente, sendo uma primária motora, e uma secundária cognitiva. Este tipo de atividade é caracterizado pela necessidade da atenção em duas atividades, exigindo desta forma maior foco. Objetivo: Verificar se o treinamento de força, com e sem dupla tarefa, proporciona alterações nas capacidades físicas, funcionais e parâmetros cognitivos. Avaliar: 1) capacidades funcionais; 2) capacidades físicas (força) 3) aspectos cognitivos; 3) concentrações de BDNF no sangue; 4) comparar esses, entre os dois grupos, treinamento de força em dupla tarefa, com o treinamento de força isolado. Métodos: o presente estudo é caracterizado como um estudo longitudinal de 16 semanas de intervenção com treinamento de força em idosos robustos (n=25, 68± 6.3, 162±1.1, e 73.1±13.1), sendo dois grupos (treinamento de força [TF] isolado [n= 12] e treinamento de força em dupla tarefa [DTF] [n= 13]). Os sujeitos do DTF tinham que realizar duas tarefas ao mesmo tempo, um tarefa física (treinamento de força) e uma tarefa cognitiva (fluência verbal) conjuntamente. Já, os sujeitos do TF realizavam só treinamento de força. Os dados foram apresentados em média ± desvio padrão para todas as variáveis, adotou-se diferença significativa para p ? 0,05. Resultados: Houve melhoras em relação ao tempo (entre pré e pós) para ambos os grupos, para os testes funcionais [velocidade da marcha acelerada, sentar e levantar 5 vezes e time up and go (TUG), e força (força de pressão manual e teste de uma repetição máxima [leg press, puxador pela frente e cadeira flexora]), sem diferenças significativas entre grupos. Nos parâmetros cognitivos houve melhora significativa entre os momentos, para ambos os grupos no teste TUG cognitivo. Houve diferenças significativas para fluência verbal (FV) [FV Semântica 28% e FV Fonológica 31,5%], e nas concentrações de BDNF ( 52.9%) apenas para o grupo DTF (P? 0.05). Não houveram diferenças significativas na composição corporal para ambos os grupos. Sem diferenças significativas entre grupos. Conclusão: O treinamento de força em dupla tarefa parece ser uma nova e interessante abordagem de intervenção com idosos, que resulta em benefícios físicos, funcionais e cognitivos em uma só atividade, demonstrando ser uma ótima alternativa para aqueles que pretendem gozar dos benefícios físicos e cognitivosAbstract: Introduction: Aging can be understood as a dynamic and progressive process, characterized by morphological, functional, psychological, cognitive and physiological changes, which determine the progressive loss of ability to adapt to the environment, causing greater vulnerability and incidence of pathologies in the elderly. Strength training has a great impact on reversing the loss of physical function in the elderly, generating a response to increase/maintenance of muscle strength. The dual-task is defined as the act of performing two tasks simultaneously, one primary motor and one cognitive secondary. This type of activity is characterized by the need for attention in two activities, thus requiring greater focus. Objective: To verify if resistance training, with and without dual-task, provides changes in physical, functional and cognitive parameters. Evaluate: 1) functional capabilities; 2) physical capabilities (strength) 3) cognitive aspects; 3) blood BDNF levels; Methods: The present study is characterized as a 16-week longitudinal study of intervention with resistance training in robust elderly (n = 25, 68 ± 6.3, 162 ± 1.1, and 73.1 ± 13.1), being two groups (resistance training [RT] isolated [n = 12] and dual-task resistance training [DT] [n = 13]). The participants of DT had to perform two tasks at the same time, physical functions and cognitive functions (verbal fluency) together. Already the participants RT performed the only physical function. Data were presented as mean ± standard deviation for all variables. A significant difference was adopted for p ? 0.05. Results: There were improvements in time (between pre and post) for both groups in functional tests [accelerated walking speed, sitting and standing 5 times and timed up and go test (TUG), and strength (handgrip and maximum repetition test [leg press, seated leg curl and lat- pulldown,]).Without a significant difference between the groups. In cognitive parameters, there was a significant difference for TUG cognitive test for both groups. There was a significant difference for verbal fluency (VF) [Semantic VF 28% and Phonological VF 31.5%] test moments, and BDNF levels (52.9%) only for the DT group (P? 0.05). There were no significant changes in body compositions. There was no significant difference between the groups in any of the evaluations. Conclusion: Dual-task strength training seems to be an interesting new approach to intervention with the elderly, resulting in physical, functional and cognitive benefits in one activity, proving to be a great alternative for those who want to enjoy the physical and cognitive benefitsMestradoAtividade Física AdaptadaMestra em Educação FísicaCNPQ131240/2018-8CAPES[s.n.]Uchida, Marco Carlos, 1971-Pinto, Ronei SilveiraCadore, Eduardo LusaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASArcila Castaño, Luz Albany, 1994-20192019-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (60 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638355ARCILA CASTAÑO, Luz Albany. Influência do treinamento de força, com e sem dupla tarefa, em idosos saudáveis: aspectos físicos, morfofuncionais e cognitivos. 2019. 1 recurso online (60 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638355. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1127036Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-23T10:34:01Zoai::1127036Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-07-23T10:34:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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