Leitura da alegoria em curta-metragem de animação por estudantes surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Márcia Regina Nepomuceno dos Santos, 1983-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9500
Resumo: Orientador: Aryane Santos Nogueira
id UNICAMP-30_ccd19bf4b4f4bf1878d2697fecee1ee5
oai_identifier_str oai::1269038
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Leitura da alegoria em curta-metragem de animação por estudantes surdosDeaf students reading the allegory in an animated short filmLeitura de imagensAlegoriaSurdos - EducaçãoImage readingAllegoryDeaf educationOrientador: Aryane Santos NogueiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente estudo propõe uma atividade de leitura de um curta-metragem de animação alegó-rico, realizada com alunos surdos, participantes de um projeto de extensão com aulas de por-tuguês. A pesquisa, de abordagem qualitativa (DENZIN; LINCOLN,2006), tipificada como estudo de caso (YIN, 2018), foi realizada em 2019, com 12 alunos surdos na faixa etária de 13 a 46 anos. O objetivo consistiu em analisar e descrever como os alunos surdos leram a alegoria presente no curta-metragem de animação. Para acessar os significados culturais aparentemente suprimidos por trás das imagens figurativas e estabelecer uma relação com o ambiente circun-dante do leitor, é necessário educação para o olhar sociológico (MIGUEL, 2003). Quando se trata de alegorias, esse olhar se torna ainda mais relevante, uma vez que a captura dessa reali-dade é a chave para entendê-la (KOTHE, 1986). O material escolhido para leitura foi o curta-metragem de animação argentino intitulado El Empleo, que representa a alegoria da objetifica-ção do homem no contexto do trabalho. Para gerar registros (MASON, 1996), a atividade foi organizada em duas etapas: individual e coletiva. Na etapa individual, foram elaboradas duas instruções: conte-me o que você viu/ conte-me o que você entendeu. Na etapa coletiva, os alu-nos assistiram novamente o curta-metragem de animação para discussão em grupo. Foram fei-tas videogravações das leituras dos alunos na etapa individual, e das interações na etapa cole-tiva para posterior análise. Durante a análise, fui guiada por estudos sobre narrativas (LABOV; WALETZKY,1967; LABOV, 1972), sobre aspectos linguísticos próprios das narrativas em língua de sinais (MCCLEARY; VIOTTI, 2011; LIDDELL, 1995; FERREIRA-BRITO,2010; FAUCONNIER, 1985), sobre a leitura de sentidos figurados (FARIA, 2003), sobre alegorias (KOTHE,1986; HANSEN, 2006; BUDE, 2020) e sobre a sociologia visual (MIGUEL, 2003; MARTINS, 2007; MOURA, 2011). Dos sete elementos alegóricos presentes na animação para compor a alegoria da objetificação, os alunos leram seis: "relações de poder"; "controle"; "des-valorização pessoal"; "alienação"; "conformismo"; "desalienação". Apesar dessas leituras te-rem sido aprofundadas na etapa coletiva, a leitura apresentada pelos alunos foi considerada parcial com algumas aproximações de sentidos. O suporte teórico ajudou-me a compreender como os alunos utilizaram diversos recursos, além da própria língua de sinais, para comunicar os sentidos. Desse modo, esta pesquisa contribui para as discussões relativas às práticas de ensino envolvendo a leitura de imagens alegóricas com alunos surdos, conscientizando-nos da importância de um trabalho sociológico com leitura de imagensAbstract: This study proposes a reading activity of an allegorical animated short film performed with deaf students, participants of Portuguese classes within an extension project. The research, with a qualitative approach (DENZIN; LINCOLN, 2006), classified as a case study (YIN, 2018), was carried out in 2019 with 12 deaf students, aged between 13 and 46 years. The purpose was to analyze and describe how deaf students understood the allegory present in the animated short film. To access the apparently suppressed cultural meanings behind the figura-tive images and establish a relationship with the reader's surrounding environment, education for a sociological reading is necessary (MIGUEL, 2003). When it comes to allegories, this be-comes even more relevant, since capturing this reality is a key to understanding it (KOTHE, 1986). The material chosen for the reading activity was the Argentine animation entitled El Empleo, which represents the allegory of the objectification of man in the context of work. To generate the records (MASON, 1996), the activity was organized in two steps: individual and collective. In the individual stage, two instructions were elaborated: tell me what you saw / tell me what you understood. In the collective stage, the students watched the animated short film again for group discussion. Video recordings were made of the students' readings in the individual stage, and of the interactions in the collective stage for later analysis. During the analysis, I was guided by studies on narratives (LABOV; WALETZKY,1967; LABOV, 1972), on linguistic aspects of narratives in sign language (MCCLEARY; VIOTTI, 2011; LIDDELL,2003; FERREIRA-BRITO, 2010), on the reading of figurative meanings (FARIA, 2003), on allegories (KOTHE, 1986; HANSEN, 2006; BUDE, 2020) and on visual sociology (MIGUEL, 2003; MARTINS, 2007; MOURA, 2011). Of the seven allegorical elements pre-sent in the animation to compose the allegory of objectification, the students read six: "power relations"; "control"; "personal devaluation"; "alienation"; "conformism"; "disalienation". Alt-hough these readings were deepened in the collective stage, the reading presented by the stu-dents was considered partial with some approximations of meanings. The theoretical support helped me to understand how students used different resources, in addition to sign language itself, to communicate meanings. In this sense, this research contributes to discussions related to teaching practices involving the reading of allegorical images with deaf students, making us aware of the importance of a sociological work with image readinMestradoEducaçãoMestra em EducaçãoCAPES001[s.n.]Nogueira, Aryane Santos, 1986-Signorini, InêsSofiato, Cassia GeciauskasUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Márcia Regina Nepomuceno dos Santos, 1983-20232023-01-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (135 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/9500OLIVEIRA, Márcia Regina Nepomuceno dos Santos. Leitura da alegoria em curta-metragem de animação por estudantes surdos. 2023. 1 recurso online (135 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9500. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1269038Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-17T10:38:17Zoai::1269038Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-05-17T10:38:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura da alegoria em curta-metragem de animação por estudantes surdos
Deaf students reading the allegory in an animated short film
title Leitura da alegoria em curta-metragem de animação por estudantes surdos
spellingShingle Leitura da alegoria em curta-metragem de animação por estudantes surdos
Oliveira, Márcia Regina Nepomuceno dos Santos, 1983-
Leitura de imagens
Alegoria
Surdos - Educação
Image reading
Allegory
Deaf education
title_short Leitura da alegoria em curta-metragem de animação por estudantes surdos
title_full Leitura da alegoria em curta-metragem de animação por estudantes surdos
title_fullStr Leitura da alegoria em curta-metragem de animação por estudantes surdos
title_full_unstemmed Leitura da alegoria em curta-metragem de animação por estudantes surdos
title_sort Leitura da alegoria em curta-metragem de animação por estudantes surdos
author Oliveira, Márcia Regina Nepomuceno dos Santos, 1983-
author_facet Oliveira, Márcia Regina Nepomuceno dos Santos, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Aryane Santos, 1986-
Signorini, Inês
Sofiato, Cassia Geciauskas
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Márcia Regina Nepomuceno dos Santos, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura de imagens
Alegoria
Surdos - Educação
Image reading
Allegory
Deaf education
topic Leitura de imagens
Alegoria
Surdos - Educação
Image reading
Allegory
Deaf education
description Orientador: Aryane Santos Nogueira
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/9500
OLIVEIRA, Márcia Regina Nepomuceno dos Santos. Leitura da alegoria em curta-metragem de animação por estudantes surdos. 2023. 1 recurso online (135 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9500. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/9500
identifier_str_mv OLIVEIRA, Márcia Regina Nepomuceno dos Santos. Leitura da alegoria em curta-metragem de animação por estudantes surdos. 2023. 1 recurso online (135 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9500. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1269038
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (135 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189189424513024