Leitura da alegoria em curta-metragem de animação por estudantes surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/9500 |
Resumo: | Orientador: Aryane Santos Nogueira |
id |
UNICAMP-30_ccd19bf4b4f4bf1878d2697fecee1ee5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1269038 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura da alegoria em curta-metragem de animação por estudantes surdosDeaf students reading the allegory in an animated short filmLeitura de imagensAlegoriaSurdos - EducaçãoImage readingAllegoryDeaf educationOrientador: Aryane Santos NogueiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente estudo propõe uma atividade de leitura de um curta-metragem de animação alegó-rico, realizada com alunos surdos, participantes de um projeto de extensão com aulas de por-tuguês. A pesquisa, de abordagem qualitativa (DENZIN; LINCOLN,2006), tipificada como estudo de caso (YIN, 2018), foi realizada em 2019, com 12 alunos surdos na faixa etária de 13 a 46 anos. O objetivo consistiu em analisar e descrever como os alunos surdos leram a alegoria presente no curta-metragem de animação. Para acessar os significados culturais aparentemente suprimidos por trás das imagens figurativas e estabelecer uma relação com o ambiente circun-dante do leitor, é necessário educação para o olhar sociológico (MIGUEL, 2003). Quando se trata de alegorias, esse olhar se torna ainda mais relevante, uma vez que a captura dessa reali-dade é a chave para entendê-la (KOTHE, 1986). O material escolhido para leitura foi o curta-metragem de animação argentino intitulado El Empleo, que representa a alegoria da objetifica-ção do homem no contexto do trabalho. Para gerar registros (MASON, 1996), a atividade foi organizada em duas etapas: individual e coletiva. Na etapa individual, foram elaboradas duas instruções: conte-me o que você viu/ conte-me o que você entendeu. Na etapa coletiva, os alu-nos assistiram novamente o curta-metragem de animação para discussão em grupo. Foram fei-tas videogravações das leituras dos alunos na etapa individual, e das interações na etapa cole-tiva para posterior análise. Durante a análise, fui guiada por estudos sobre narrativas (LABOV; WALETZKY,1967; LABOV, 1972), sobre aspectos linguísticos próprios das narrativas em língua de sinais (MCCLEARY; VIOTTI, 2011; LIDDELL, 1995; FERREIRA-BRITO,2010; FAUCONNIER, 1985), sobre a leitura de sentidos figurados (FARIA, 2003), sobre alegorias (KOTHE,1986; HANSEN, 2006; BUDE, 2020) e sobre a sociologia visual (MIGUEL, 2003; MARTINS, 2007; MOURA, 2011). Dos sete elementos alegóricos presentes na animação para compor a alegoria da objetificação, os alunos leram seis: "relações de poder"; "controle"; "des-valorização pessoal"; "alienação"; "conformismo"; "desalienação". Apesar dessas leituras te-rem sido aprofundadas na etapa coletiva, a leitura apresentada pelos alunos foi considerada parcial com algumas aproximações de sentidos. O suporte teórico ajudou-me a compreender como os alunos utilizaram diversos recursos, além da própria língua de sinais, para comunicar os sentidos. Desse modo, esta pesquisa contribui para as discussões relativas às práticas de ensino envolvendo a leitura de imagens alegóricas com alunos surdos, conscientizando-nos da importância de um trabalho sociológico com leitura de imagensAbstract: This study proposes a reading activity of an allegorical animated short film performed with deaf students, participants of Portuguese classes within an extension project. The research, with a qualitative approach (DENZIN; LINCOLN, 2006), classified as a case study (YIN, 2018), was carried out in 2019 with 12 deaf students, aged between 13 and 46 years. The purpose was to analyze and describe how deaf students understood the allegory present in the animated short film. To access the apparently suppressed cultural meanings behind the figura-tive images and establish a relationship with the reader's surrounding environment, education for a sociological reading is necessary (MIGUEL, 2003). When it comes to allegories, this be-comes even more relevant, since capturing this reality is a key to understanding it (KOTHE, 1986). The material chosen for the reading activity was the Argentine animation entitled El Empleo, which represents the allegory of the objectification of man in the context of work. To generate the records (MASON, 1996), the activity was organized in two steps: individual and collective. In the individual stage, two instructions were elaborated: tell me what you saw / tell me what you understood. In the collective stage, the students watched the animated short film again for group discussion. Video recordings were made of the students' readings in the individual stage, and of the interactions in the collective stage for later analysis. During the analysis, I was guided by studies on narratives (LABOV; WALETZKY,1967; LABOV, 1972), on linguistic aspects of narratives in sign language (MCCLEARY; VIOTTI, 2011; LIDDELL,2003; FERREIRA-BRITO, 2010), on the reading of figurative meanings (FARIA, 2003), on allegories (KOTHE, 1986; HANSEN, 2006; BUDE, 2020) and on visual sociology (MIGUEL, 2003; MARTINS, 2007; MOURA, 2011). Of the seven allegorical elements pre-sent in the animation to compose the allegory of objectification, the students read six: "power relations"; "control"; "personal devaluation"; "alienation"; "conformism"; "disalienation". Alt-hough these readings were deepened in the collective stage, the reading presented by the stu-dents was considered partial with some approximations of meanings. The theoretical support helped me to understand how students used different resources, in addition to sign language itself, to communicate meanings. In this sense, this research contributes to discussions related to teaching practices involving the reading of allegorical images with deaf students, making us aware of the importance of a sociological work with image readinMestradoEducaçãoMestra em EducaçãoCAPES001[s.n.]Nogueira, Aryane Santos, 1986-Signorini, InêsSofiato, Cassia GeciauskasUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Márcia Regina Nepomuceno dos Santos, 1983-20232023-01-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (135 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/9500OLIVEIRA, Márcia Regina Nepomuceno dos Santos. Leitura da alegoria em curta-metragem de animação por estudantes surdos. 2023. 1 recurso online (135 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9500. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1269038Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-17T10:38:17Zoai::1269038Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-05-17T10:38:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura da alegoria em curta-metragem de animação por estudantes surdos Deaf students reading the allegory in an animated short film |
title |
Leitura da alegoria em curta-metragem de animação por estudantes surdos |
spellingShingle |
Leitura da alegoria em curta-metragem de animação por estudantes surdos Oliveira, Márcia Regina Nepomuceno dos Santos, 1983- Leitura de imagens Alegoria Surdos - Educação Image reading Allegory Deaf education |
title_short |
Leitura da alegoria em curta-metragem de animação por estudantes surdos |
title_full |
Leitura da alegoria em curta-metragem de animação por estudantes surdos |
title_fullStr |
Leitura da alegoria em curta-metragem de animação por estudantes surdos |
title_full_unstemmed |
Leitura da alegoria em curta-metragem de animação por estudantes surdos |
title_sort |
Leitura da alegoria em curta-metragem de animação por estudantes surdos |
author |
Oliveira, Márcia Regina Nepomuceno dos Santos, 1983- |
author_facet |
Oliveira, Márcia Regina Nepomuceno dos Santos, 1983- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nogueira, Aryane Santos, 1986- Signorini, Inês Sofiato, Cassia Geciauskas Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Márcia Regina Nepomuceno dos Santos, 1983- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura de imagens Alegoria Surdos - Educação Image reading Allegory Deaf education |
topic |
Leitura de imagens Alegoria Surdos - Educação Image reading Allegory Deaf education |
description |
Orientador: Aryane Santos Nogueira |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-01-13T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/9500 OLIVEIRA, Márcia Regina Nepomuceno dos Santos. Leitura da alegoria em curta-metragem de animação por estudantes surdos. 2023. 1 recurso online (135 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9500. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/9500 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Márcia Regina Nepomuceno dos Santos. Leitura da alegoria em curta-metragem de animação por estudantes surdos. 2023. 1 recurso online (135 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9500. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1269038 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (135 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189189424513024 |