A abordagem estética e pedagógica do teatro de figuras alegóricas: chamas na penugem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gama, Joaquim Cesar Moreira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-19082015-110743/
Resumo: O objeto da presente pesquisa é a abordagem estética e pedagógica do Teatro de Figuras Alegóricas, na encenação Chamas na Penugem, sob a coordenação da Profa. Dra. Ingrid Dormien Koudela com alunos do curso de Licenciatura de Teatro. Identifica-se, neste projeto, a concepção da encenação como prática pedagógica e o seu cerne está nas relações existentes entre a criação artística, a pedagogia do teatro e o artista-docente. As proposições do presente trabalho englobam procedimentos referentes ao jogo teatral, à leitura de imagens e aos processos colaborativos. No que tange à leitura da imagem, são analisados os fundamentos estéticos da didática alegórico-diabólica de Peter Brueghel, o Velho relacionados à descrição de uma série de gravuras intituladas Os Sete Vícios Capitais.
id USP_933fa44a37ed69797be851f4e11d355e
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19082015-110743
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A abordagem estética e pedagógica do teatro de figuras alegóricas: chamas na penugemThe Pedagogical and Aesthetic Approach of the Theater of FiguresAlegoriaAllegoryArtist-teacherArtista-docenteEncenaçãoImage readingJogos TeatraisLeitura de ImagemPedagogia do TeatroStagingTheater gamesTheater pedagogyO objeto da presente pesquisa é a abordagem estética e pedagógica do Teatro de Figuras Alegóricas, na encenação Chamas na Penugem, sob a coordenação da Profa. Dra. Ingrid Dormien Koudela com alunos do curso de Licenciatura de Teatro. Identifica-se, neste projeto, a concepção da encenação como prática pedagógica e o seu cerne está nas relações existentes entre a criação artística, a pedagogia do teatro e o artista-docente. As proposições do presente trabalho englobam procedimentos referentes ao jogo teatral, à leitura de imagens e aos processos colaborativos. No que tange à leitura da imagem, são analisados os fundamentos estéticos da didática alegórico-diabólica de Peter Brueghel, o Velho relacionados à descrição de uma série de gravuras intituladas Os Sete Vícios Capitais.The purpose of the present research is the pedagogic and aesthetic approach of the Theather of Allegorical Figures in the staging of Chamas na Penugem (Flames on down), under the coordination of the PhD Professor Ingrid Dormien Koudela with students of the Theater Degree Course. It can be noticed in this project the conception of staging as a pedagogic practice, and its essential part is in the existing relationship between the artistic creation, the theater pedagogy and the artist-teacher. The propositions of the present paper gather procedures referring to the theater game, the image reading and the collaborative processes. Particularly related to the image reading, is the aesthetic foundations of the diabolic-allegorical didactics of Peter Brueghel, the Elder, related to the description of a set of pictures called The Seven Deadly Sins.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKoudela, Ingrid DormienGama, Joaquim Cesar Moreira2010-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-19082015-110743/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:57Zoai:teses.usp.br:tde-19082015-110743Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem estética e pedagógica do teatro de figuras alegóricas: chamas na penugem
The Pedagogical and Aesthetic Approach of the Theater of Figures
title A abordagem estética e pedagógica do teatro de figuras alegóricas: chamas na penugem
spellingShingle A abordagem estética e pedagógica do teatro de figuras alegóricas: chamas na penugem
Gama, Joaquim Cesar Moreira
Alegoria
Allegory
Artist-teacher
Artista-docente
Encenação
Image reading
Jogos Teatrais
Leitura de Imagem
Pedagogia do Teatro
Staging
Theater games
Theater pedagogy
title_short A abordagem estética e pedagógica do teatro de figuras alegóricas: chamas na penugem
title_full A abordagem estética e pedagógica do teatro de figuras alegóricas: chamas na penugem
title_fullStr A abordagem estética e pedagógica do teatro de figuras alegóricas: chamas na penugem
title_full_unstemmed A abordagem estética e pedagógica do teatro de figuras alegóricas: chamas na penugem
title_sort A abordagem estética e pedagógica do teatro de figuras alegóricas: chamas na penugem
author Gama, Joaquim Cesar Moreira
author_facet Gama, Joaquim Cesar Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Koudela, Ingrid Dormien
dc.contributor.author.fl_str_mv Gama, Joaquim Cesar Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Alegoria
Allegory
Artist-teacher
Artista-docente
Encenação
Image reading
Jogos Teatrais
Leitura de Imagem
Pedagogia do Teatro
Staging
Theater games
Theater pedagogy
topic Alegoria
Allegory
Artist-teacher
Artista-docente
Encenação
Image reading
Jogos Teatrais
Leitura de Imagem
Pedagogia do Teatro
Staging
Theater games
Theater pedagogy
description O objeto da presente pesquisa é a abordagem estética e pedagógica do Teatro de Figuras Alegóricas, na encenação Chamas na Penugem, sob a coordenação da Profa. Dra. Ingrid Dormien Koudela com alunos do curso de Licenciatura de Teatro. Identifica-se, neste projeto, a concepção da encenação como prática pedagógica e o seu cerne está nas relações existentes entre a criação artística, a pedagogia do teatro e o artista-docente. As proposições do presente trabalho englobam procedimentos referentes ao jogo teatral, à leitura de imagens e aos processos colaborativos. No que tange à leitura da imagem, são analisados os fundamentos estéticos da didática alegórico-diabólica de Peter Brueghel, o Velho relacionados à descrição de uma série de gravuras intituladas Os Sete Vícios Capitais.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-19082015-110743/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-19082015-110743/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257175871717376