A abordagem estética e pedagógica do teatro de figuras alegóricas: chamas na penugem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-19082015-110743/ |
Resumo: | O objeto da presente pesquisa é a abordagem estética e pedagógica do Teatro de Figuras Alegóricas, na encenação Chamas na Penugem, sob a coordenação da Profa. Dra. Ingrid Dormien Koudela com alunos do curso de Licenciatura de Teatro. Identifica-se, neste projeto, a concepção da encenação como prática pedagógica e o seu cerne está nas relações existentes entre a criação artística, a pedagogia do teatro e o artista-docente. As proposições do presente trabalho englobam procedimentos referentes ao jogo teatral, à leitura de imagens e aos processos colaborativos. No que tange à leitura da imagem, são analisados os fundamentos estéticos da didática alegórico-diabólica de Peter Brueghel, o Velho relacionados à descrição de uma série de gravuras intituladas Os Sete Vícios Capitais. |
id |
USP_933fa44a37ed69797be851f4e11d355e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-19082015-110743 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
A abordagem estética e pedagógica do teatro de figuras alegóricas: chamas na penugemThe Pedagogical and Aesthetic Approach of the Theater of FiguresAlegoriaAllegoryArtist-teacherArtista-docenteEncenaçãoImage readingJogos TeatraisLeitura de ImagemPedagogia do TeatroStagingTheater gamesTheater pedagogyO objeto da presente pesquisa é a abordagem estética e pedagógica do Teatro de Figuras Alegóricas, na encenação Chamas na Penugem, sob a coordenação da Profa. Dra. Ingrid Dormien Koudela com alunos do curso de Licenciatura de Teatro. Identifica-se, neste projeto, a concepção da encenação como prática pedagógica e o seu cerne está nas relações existentes entre a criação artística, a pedagogia do teatro e o artista-docente. As proposições do presente trabalho englobam procedimentos referentes ao jogo teatral, à leitura de imagens e aos processos colaborativos. No que tange à leitura da imagem, são analisados os fundamentos estéticos da didática alegórico-diabólica de Peter Brueghel, o Velho relacionados à descrição de uma série de gravuras intituladas Os Sete Vícios Capitais.The purpose of the present research is the pedagogic and aesthetic approach of the Theather of Allegorical Figures in the staging of Chamas na Penugem (Flames on down), under the coordination of the PhD Professor Ingrid Dormien Koudela with students of the Theater Degree Course. It can be noticed in this project the conception of staging as a pedagogic practice, and its essential part is in the existing relationship between the artistic creation, the theater pedagogy and the artist-teacher. The propositions of the present paper gather procedures referring to the theater game, the image reading and the collaborative processes. Particularly related to the image reading, is the aesthetic foundations of the diabolic-allegorical didactics of Peter Brueghel, the Elder, related to the description of a set of pictures called The Seven Deadly Sins.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKoudela, Ingrid DormienGama, Joaquim Cesar Moreira2010-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-19082015-110743/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:57Zoai:teses.usp.br:tde-19082015-110743Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A abordagem estética e pedagógica do teatro de figuras alegóricas: chamas na penugem The Pedagogical and Aesthetic Approach of the Theater of Figures |
title |
A abordagem estética e pedagógica do teatro de figuras alegóricas: chamas na penugem |
spellingShingle |
A abordagem estética e pedagógica do teatro de figuras alegóricas: chamas na penugem Gama, Joaquim Cesar Moreira Alegoria Allegory Artist-teacher Artista-docente Encenação Image reading Jogos Teatrais Leitura de Imagem Pedagogia do Teatro Staging Theater games Theater pedagogy |
title_short |
A abordagem estética e pedagógica do teatro de figuras alegóricas: chamas na penugem |
title_full |
A abordagem estética e pedagógica do teatro de figuras alegóricas: chamas na penugem |
title_fullStr |
A abordagem estética e pedagógica do teatro de figuras alegóricas: chamas na penugem |
title_full_unstemmed |
A abordagem estética e pedagógica do teatro de figuras alegóricas: chamas na penugem |
title_sort |
A abordagem estética e pedagógica do teatro de figuras alegóricas: chamas na penugem |
author |
Gama, Joaquim Cesar Moreira |
author_facet |
Gama, Joaquim Cesar Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Koudela, Ingrid Dormien |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gama, Joaquim Cesar Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alegoria Allegory Artist-teacher Artista-docente Encenação Image reading Jogos Teatrais Leitura de Imagem Pedagogia do Teatro Staging Theater games Theater pedagogy |
topic |
Alegoria Allegory Artist-teacher Artista-docente Encenação Image reading Jogos Teatrais Leitura de Imagem Pedagogia do Teatro Staging Theater games Theater pedagogy |
description |
O objeto da presente pesquisa é a abordagem estética e pedagógica do Teatro de Figuras Alegóricas, na encenação Chamas na Penugem, sob a coordenação da Profa. Dra. Ingrid Dormien Koudela com alunos do curso de Licenciatura de Teatro. Identifica-se, neste projeto, a concepção da encenação como prática pedagógica e o seu cerne está nas relações existentes entre a criação artística, a pedagogia do teatro e o artista-docente. As proposições do presente trabalho englobam procedimentos referentes ao jogo teatral, à leitura de imagens e aos processos colaborativos. No que tange à leitura da imagem, são analisados os fundamentos estéticos da didática alegórico-diabólica de Peter Brueghel, o Velho relacionados à descrição de uma série de gravuras intituladas Os Sete Vícios Capitais. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-19082015-110743/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-19082015-110743/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257175871717376 |