Educar meninas para tirá-las dos perigos do mundo : o projeto religioso das Filhas de Maria Auxiliadora para a Primeira República brasileira (1892-1934)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Uzun, Júlia Rany Campos, 1985-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639893
Resumo: Orientador: Eliane Moura da Silva
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spelling Educar meninas para tirá-las dos perigos do mundo : o projeto religioso das Filhas de Maria Auxiliadora para a Primeira República brasileira (1892-1934)Educating girls to keep them away from the dangers of the world : the religious project of the Daughters of Mary Help of Christians to Brazilian First Republic (1892-1934Filhas de Maria AuxiliadoraEducação - HistóriaMulheres - EducaçãoIgreja catolica - EducaçãoReligiões - HistóriaDaughters of Mary, Help of ChristiansEducation - HistoryWomen - EducationCatholic Church - EducationReligions - HistoryOrientador: Eliane Moura da SilvaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: O objetivo desta tese de doutorado é compreender o projeto religioso das Filhas de Maria Auxiliadora para o Brasil durante a Primeira República, desde o ano de sua instalação (1892) até o marco da reaproximação entre Estado e Igreja Católica, a Constituição de 1934. A análise centra-se na atuação das salesianas na província de São Paulo, núcleo de expansão da obra no país. Buscamos compreender as transformações nas relações entre Estado e Igreja no contexto republicano, as motivações que atraíram as religiosas para o Brasil, além de conhecer as particularidades da educação salesiana, por meio do Sistema Preventivo. Sob os olhos da História Cultural, procuramos conhecer as adaptações necessárias das práticas educativas salesianas femininas ao contexto brasileiro, conhecendo os espaços, materiais e formas de educar as meninas. Dentro de um projeto de laicização aparente, que garantiu a manutenção da força da Igreja Católica nas práticas cotidianas, as salesianas tornaram-se um instrumento de manutenção da ordem e da moral tradicional, educando meninas de classes médias e altas que deveriam se tornar as formadoras da nova nação. Competindo com a co-educação e com os ideais modernizantes da educação pública e protestantes, elas se transformaram em redutos da formação cristã, revisando sua forma de agir com as crianças pobres e órfãs ao projeto de educação das elites da RepúblicaAbstract: The main purpose of this doctoral thesis looks for understand the religious project of the Daughters of Mary Help of Christians to Brazil during the First Republic, since the year of their arrival (1892) to the rapprochement point of State and Catholic Church, the 1934 Constitution. Our analysis focus on the Salesian Sister¿s action in São Paulo province, the core of the work¿s expansion in the country. We look for understand the changes inside the relations between State and Catholic Church in the republican context, the motivations that attracted the Salesian Sister¿s to Brazil, beyond to know the Salesian Education features, by means of Preventive¿s System. Under the look of Cultural History, we look for knowing the necessary adjustments of educational practices to Salesian Sister¿s work with girls in Brazilian background, discussing the spaces, materials and ways of educating input. Being part of a apparent laicization Project, which assurance the keeping of Catholic Church power in daily practices, the Salesian Sister¿s became a tool of maintenance of traditional morality and order, educating girls from middle and higher classes that should become de new nation educators. Racing against the co-education an the modernizing ideals from public education and protestant schools, the Salesian Sister¿s schools became strongholds of Christian formation, overhauling their way to act with poor and orphaned children to the education project to the Republican eliteDoutoradoHistória CulturalDoutora em HistóriaCNPQ141564/2015-6[s.n.]Silva, Eliane Moura, 1953-Moura, Carlos André Silva deRodrigues, Edile Maria FracaroOliveira, Gustavo de SouzaValério, Mairon EscorsiUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASUzun, Júlia Rany Campos, 1985-20202020-09-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online ( 200 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639893UZUN, Júlia Rany Campos. Educar meninas para tirá-las dos perigos do mundo: o projeto religioso das Filhas de Maria Auxiliadora para a Primeira República brasileira (1892-1934). 2020. 1 recurso online ( 200 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639893. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157227Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-04T16:05:09Zoai::1157227Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-11-04T16:05:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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