Lendo e compreendendo : em experiencia com 5ª serie

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Elisabeth Marcia Ribeiro
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591816
Resumo: Orientador : Angela Kleiman
id UNICAMP-30_cdb2cb569b22fb160892419806d21050
oai_identifier_str oai::229894
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Lendo e compreendendo : em experiencia com 5ª serieCompreensão na leituraAprendizagem - Ensino de primeiro grauReadingComprehensionLearningOrientador : Angela KleimanDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Fundamentado na concepção de linguagem bakhtiniana e no conceito de leitura sócio-interacionista, este trabalho tem por objetivo investigar a relação entre a quantidade de leitura e sua compreensão, a partir da hipótese, oriunda do senso comum, de que quem lê mais compreender melhor. Para tanto, recorremos à metodologia semi-experimental, criando duas microcenas de leitura escolar (leitura de uma crônica e fazer uma pesquisa) e as aplicamos em 18 alunos de 5a série de uma escola particular de São Paulo. O número de livros lidos e anotados no Passaporte de Leitura dividiu os alunos em leitores assíduos (mais de 8 livros lidos no ano) e leitores não assíduos (1 ou 0 livros). A coleta de dados ocorreu gravando-se em K7 o protocolo verbal dos alunos durante a entrevista estruturada que guiou as microcenas. Analisando-se, de forma comparativa, os níveis de compreensão da crônica e as estratégias de leitura e manuseio da enciclopédia, concluímos que não há diferença significativa entre o desempenho dos dois grupos de leitores. Resultados positivos foram obtidos através de questões específicas que direcionavam o conhecimento. Como implicações pedagógicas, os resultados revelaram que o inventivo à leitura é um recurso necessário para a percepção da intertextualidade e recriação do texto, mas não é suficiente para chegar-se à compreensão, que requer a orientação do professor e de propostas específicas de ensino de leituraAbstract: Based on a socio-interacionist concept of language and reading, this dissertation investigates the relationship between the habit of reading and text comprehension, examining the common sense hypothesis that states that "those who read more are able to understand better". We used a semi-experimental methodology, setting up two school reading scenes where 18 elementary students (5th grade) from a private school in the city of São Paulo participated. Based on the number of books read (among other factors), students were classified as "regular or frequent readers" (more than 8 book read per year) or "non-regular or infrequent readers" (1 book read per year or less). To guide the "scene construction" process, the students were individually interviewed. The data for analysis came from the verbal protocols recorded during these interviews. After comparing story and informative text comprehension strategies used by the students we conclude that there were no major differences in the reading results of students from either group, although there were differences in the degree of familiarity with the literacy practice involved. Finally, the results achieved suggest an important pedagogic implication, namely that habitual reading plays an important role in the development of intertextuality perception and text analysis, but is not enough to develop efficient comprehension strategies, which require teacher support and specific activitiesMestradoEnsino-Aprendizagem de Lingua MaternaMestre em Linguística[s.n.]Kleiman, Angela, 1945-Terzi, Sylvia BuenoMetencio, Maria de Lourdes MeirellesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMachado, Elisabeth Marcia Ribeiro20022002-02-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf184p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591816MACHADO, Elisabeth Marcia Ribeiro. Lendo e compreendendo: em experiencia com 5ª serie. 2002. 184p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591816. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/229894porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:33:10Zoai::229894Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:33:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Lendo e compreendendo : em experiencia com 5ª serie
title Lendo e compreendendo : em experiencia com 5ª serie
spellingShingle Lendo e compreendendo : em experiencia com 5ª serie
Machado, Elisabeth Marcia Ribeiro
Compreensão na leitura
Aprendizagem - Ensino de primeiro grau
Reading
Comprehension
Learning
title_short Lendo e compreendendo : em experiencia com 5ª serie
title_full Lendo e compreendendo : em experiencia com 5ª serie
title_fullStr Lendo e compreendendo : em experiencia com 5ª serie
title_full_unstemmed Lendo e compreendendo : em experiencia com 5ª serie
title_sort Lendo e compreendendo : em experiencia com 5ª serie
author Machado, Elisabeth Marcia Ribeiro
author_facet Machado, Elisabeth Marcia Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kleiman, Angela, 1945-
Terzi, Sylvia Bueno
Metencio, Maria de Lourdes Meirelles
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Elisabeth Marcia Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão na leitura
Aprendizagem - Ensino de primeiro grau
Reading
Comprehension
Learning
topic Compreensão na leitura
Aprendizagem - Ensino de primeiro grau
Reading
Comprehension
Learning
description Orientador : Angela Kleiman
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002-02-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591816
MACHADO, Elisabeth Marcia Ribeiro. Lendo e compreendendo: em experiencia com 5ª serie. 2002. 184p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591816. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
MACHADO, Elisabeth Marcia Ribeiro. Lendo e compreendendo: em experiencia com 5ª serie. 2002. 184p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591816. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/229894
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
184p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188865329594368