Correlação entre habilidades básicas de leitura e compreensão de leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Vera Lúcia Orlandi [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silva, Cláudia da [UNESP], Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2012000500016
http://hdl.handle.net/11449/29069
Resumo: Este estudo objetivou verificar a correlação entre habilidades básicas de leitura (tempo, velocidade, precisão) e compreensão de leitura de 80 escolares do 2º ao 5º ano do Ensino Público Municipal, divididos em oito grupos, conforme o ano escolar e a presença ou não de dificuldade de aprendizagem. Como procedimento, utilizou-se a leitura oral de textos correspondentes ao ano escolar, seguida de perguntas abertas para verificação da compreensão de leitura. em todos os grupos, houve diferença estatisticamente significante com correlação entre tempo de leitura e velocidade de leitura. No grupo VI, foi observada correlação entre palavras lidas incorretamente e velocidade de leitura, enquanto o grupo VII apresentou correlação entre palavras lidas incorretamente, velocidade de leitura e compreensão de leitura. Esses dados sugerem que a habilidade de compreensão de leitura requer capacidades cognitivas de alto nível, que vão além de habilidades básicas, sendo fundamental elaborar uma representação mental do conteúdo proposicional para obter o significado global da mensagem escrita.
id UNSP_e028f6147ab14907fab58e949b66b77e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/29069
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Correlação entre habilidades básicas de leitura e compreensão de leituraCorrelation between basic reading skills and reading comprehensionAprendizagemCompreensão de leituraLeituraLearningReading comprehensionReadingEste estudo objetivou verificar a correlação entre habilidades básicas de leitura (tempo, velocidade, precisão) e compreensão de leitura de 80 escolares do 2º ao 5º ano do Ensino Público Municipal, divididos em oito grupos, conforme o ano escolar e a presença ou não de dificuldade de aprendizagem. Como procedimento, utilizou-se a leitura oral de textos correspondentes ao ano escolar, seguida de perguntas abertas para verificação da compreensão de leitura. em todos os grupos, houve diferença estatisticamente significante com correlação entre tempo de leitura e velocidade de leitura. No grupo VI, foi observada correlação entre palavras lidas incorretamente e velocidade de leitura, enquanto o grupo VII apresentou correlação entre palavras lidas incorretamente, velocidade de leitura e compreensão de leitura. Esses dados sugerem que a habilidade de compreensão de leitura requer capacidades cognitivas de alto nível, que vão além de habilidades básicas, sendo fundamental elaborar uma representação mental do conteúdo proposicional para obter o significado global da mensagem escrita.The aim of this study was to verify the correlation between basic reading skills (time, speed, accuracy) and reading comprehension of 80 schoolchildren from 2nd to 5th grade of the Municipal Public Education system, divided into eight groups according to grade (four groups without learning disability and four with learning disability). The procedure used was oral reading of texts related to the school grade followed by open questions to check reading comprehension. In all groups there was statistically significant correlation between reading time and speed. In Group VI, correlation was observed between words read incorrectly and reading speed. Whereas group VII presented correlation between words read incorrectly, speed and reading comprehension. These data suggested that reading comprehension skill requires high-level cognitive capacity that goes beyond basic skills, and it is fundamental for the reader to develop a mental representation of propositional content in order to obtain the overall meaning of the written message.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de FonoaudiologiaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de FonoaudiologiaPPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de CampinasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Cunha, Vera Lúcia Orlandi [UNESP]Silva, Cláudia da [UNESP]Capellini, Simone Aparecida [UNESP]2014-05-20T15:14:08Z2014-05-20T15:14:08Z2012-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article799-807application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2012000500016Estudos de Psicologia (Campinas). PPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 29, p. 799-807, 2012.0103-166Xhttp://hdl.handle.net/11449/2906910.1590/S0103-166X2012000500016S0103-166X2012000500016S0103-166X2012000500016.pdf9057316530389548SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEstudos de Psicologia (Campinas)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T17:39:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/29069Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T17:39:02Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Correlação entre habilidades básicas de leitura e compreensão de leitura
Correlation between basic reading skills and reading comprehension
title Correlação entre habilidades básicas de leitura e compreensão de leitura
spellingShingle Correlação entre habilidades básicas de leitura e compreensão de leitura
Cunha, Vera Lúcia Orlandi [UNESP]
Aprendizagem
Compreensão de leitura
Leitura
Learning
Reading comprehension
Reading
title_short Correlação entre habilidades básicas de leitura e compreensão de leitura
title_full Correlação entre habilidades básicas de leitura e compreensão de leitura
title_fullStr Correlação entre habilidades básicas de leitura e compreensão de leitura
title_full_unstemmed Correlação entre habilidades básicas de leitura e compreensão de leitura
title_sort Correlação entre habilidades básicas de leitura e compreensão de leitura
author Cunha, Vera Lúcia Orlandi [UNESP]
author_facet Cunha, Vera Lúcia Orlandi [UNESP]
Silva, Cláudia da [UNESP]
Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
author_role author
author2 Silva, Cláudia da [UNESP]
Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Vera Lúcia Orlandi [UNESP]
Silva, Cláudia da [UNESP]
Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Compreensão de leitura
Leitura
Learning
Reading comprehension
Reading
topic Aprendizagem
Compreensão de leitura
Leitura
Learning
Reading comprehension
Reading
description Este estudo objetivou verificar a correlação entre habilidades básicas de leitura (tempo, velocidade, precisão) e compreensão de leitura de 80 escolares do 2º ao 5º ano do Ensino Público Municipal, divididos em oito grupos, conforme o ano escolar e a presença ou não de dificuldade de aprendizagem. Como procedimento, utilizou-se a leitura oral de textos correspondentes ao ano escolar, seguida de perguntas abertas para verificação da compreensão de leitura. em todos os grupos, houve diferença estatisticamente significante com correlação entre tempo de leitura e velocidade de leitura. No grupo VI, foi observada correlação entre palavras lidas incorretamente e velocidade de leitura, enquanto o grupo VII apresentou correlação entre palavras lidas incorretamente, velocidade de leitura e compreensão de leitura. Esses dados sugerem que a habilidade de compreensão de leitura requer capacidades cognitivas de alto nível, que vão além de habilidades básicas, sendo fundamental elaborar uma representação mental do conteúdo proposicional para obter o significado global da mensagem escrita.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
2014-05-20T15:14:08Z
2014-05-20T15:14:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2012000500016
Estudos de Psicologia (Campinas). PPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 29, p. 799-807, 2012.
0103-166X
http://hdl.handle.net/11449/29069
10.1590/S0103-166X2012000500016
S0103-166X2012000500016
S0103-166X2012000500016.pdf
9057316530389548
url http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2012000500016
http://hdl.handle.net/11449/29069
identifier_str_mv Estudos de Psicologia (Campinas). PPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 29, p. 799-807, 2012.
0103-166X
10.1590/S0103-166X2012000500016
S0103-166X2012000500016
S0103-166X2012000500016.pdf
9057316530389548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Estudos de Psicologia (Campinas)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 799-807
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
publisher.none.fl_str_mv PPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128128063635456