Correlação entre habilidades básicas de leitura e compreensão de leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2012000500016 http://hdl.handle.net/11449/29069 |
Resumo: | Este estudo objetivou verificar a correlação entre habilidades básicas de leitura (tempo, velocidade, precisão) e compreensão de leitura de 80 escolares do 2º ao 5º ano do Ensino Público Municipal, divididos em oito grupos, conforme o ano escolar e a presença ou não de dificuldade de aprendizagem. Como procedimento, utilizou-se a leitura oral de textos correspondentes ao ano escolar, seguida de perguntas abertas para verificação da compreensão de leitura. em todos os grupos, houve diferença estatisticamente significante com correlação entre tempo de leitura e velocidade de leitura. No grupo VI, foi observada correlação entre palavras lidas incorretamente e velocidade de leitura, enquanto o grupo VII apresentou correlação entre palavras lidas incorretamente, velocidade de leitura e compreensão de leitura. Esses dados sugerem que a habilidade de compreensão de leitura requer capacidades cognitivas de alto nível, que vão além de habilidades básicas, sendo fundamental elaborar uma representação mental do conteúdo proposicional para obter o significado global da mensagem escrita. |
id |
UNSP_e028f6147ab14907fab58e949b66b77e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/29069 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Correlação entre habilidades básicas de leitura e compreensão de leituraCorrelation between basic reading skills and reading comprehensionAprendizagemCompreensão de leituraLeituraLearningReading comprehensionReadingEste estudo objetivou verificar a correlação entre habilidades básicas de leitura (tempo, velocidade, precisão) e compreensão de leitura de 80 escolares do 2º ao 5º ano do Ensino Público Municipal, divididos em oito grupos, conforme o ano escolar e a presença ou não de dificuldade de aprendizagem. Como procedimento, utilizou-se a leitura oral de textos correspondentes ao ano escolar, seguida de perguntas abertas para verificação da compreensão de leitura. em todos os grupos, houve diferença estatisticamente significante com correlação entre tempo de leitura e velocidade de leitura. No grupo VI, foi observada correlação entre palavras lidas incorretamente e velocidade de leitura, enquanto o grupo VII apresentou correlação entre palavras lidas incorretamente, velocidade de leitura e compreensão de leitura. Esses dados sugerem que a habilidade de compreensão de leitura requer capacidades cognitivas de alto nível, que vão além de habilidades básicas, sendo fundamental elaborar uma representação mental do conteúdo proposicional para obter o significado global da mensagem escrita.The aim of this study was to verify the correlation between basic reading skills (time, speed, accuracy) and reading comprehension of 80 schoolchildren from 2nd to 5th grade of the Municipal Public Education system, divided into eight groups according to grade (four groups without learning disability and four with learning disability). The procedure used was oral reading of texts related to the school grade followed by open questions to check reading comprehension. In all groups there was statistically significant correlation between reading time and speed. In Group VI, correlation was observed between words read incorrectly and reading speed. Whereas group VII presented correlation between words read incorrectly, speed and reading comprehension. These data suggested that reading comprehension skill requires high-level cognitive capacity that goes beyond basic skills, and it is fundamental for the reader to develop a mental representation of propositional content in order to obtain the overall meaning of the written message.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de FonoaudiologiaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de FonoaudiologiaPPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de CampinasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Cunha, Vera Lúcia Orlandi [UNESP]Silva, Cláudia da [UNESP]Capellini, Simone Aparecida [UNESP]2014-05-20T15:14:08Z2014-05-20T15:14:08Z2012-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article799-807application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2012000500016Estudos de Psicologia (Campinas). PPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 29, p. 799-807, 2012.0103-166Xhttp://hdl.handle.net/11449/2906910.1590/S0103-166X2012000500016S0103-166X2012000500016S0103-166X2012000500016.pdf9057316530389548SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEstudos de Psicologia (Campinas)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T17:39:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/29069Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T17:39:02Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Correlação entre habilidades básicas de leitura e compreensão de leitura Correlation between basic reading skills and reading comprehension |
title |
Correlação entre habilidades básicas de leitura e compreensão de leitura |
spellingShingle |
Correlação entre habilidades básicas de leitura e compreensão de leitura Cunha, Vera Lúcia Orlandi [UNESP] Aprendizagem Compreensão de leitura Leitura Learning Reading comprehension Reading |
title_short |
Correlação entre habilidades básicas de leitura e compreensão de leitura |
title_full |
Correlação entre habilidades básicas de leitura e compreensão de leitura |
title_fullStr |
Correlação entre habilidades básicas de leitura e compreensão de leitura |
title_full_unstemmed |
Correlação entre habilidades básicas de leitura e compreensão de leitura |
title_sort |
Correlação entre habilidades básicas de leitura e compreensão de leitura |
author |
Cunha, Vera Lúcia Orlandi [UNESP] |
author_facet |
Cunha, Vera Lúcia Orlandi [UNESP] Silva, Cláudia da [UNESP] Capellini, Simone Aparecida [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Cláudia da [UNESP] Capellini, Simone Aparecida [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Vera Lúcia Orlandi [UNESP] Silva, Cláudia da [UNESP] Capellini, Simone Aparecida [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Compreensão de leitura Leitura Learning Reading comprehension Reading |
topic |
Aprendizagem Compreensão de leitura Leitura Learning Reading comprehension Reading |
description |
Este estudo objetivou verificar a correlação entre habilidades básicas de leitura (tempo, velocidade, precisão) e compreensão de leitura de 80 escolares do 2º ao 5º ano do Ensino Público Municipal, divididos em oito grupos, conforme o ano escolar e a presença ou não de dificuldade de aprendizagem. Como procedimento, utilizou-se a leitura oral de textos correspondentes ao ano escolar, seguida de perguntas abertas para verificação da compreensão de leitura. em todos os grupos, houve diferença estatisticamente significante com correlação entre tempo de leitura e velocidade de leitura. No grupo VI, foi observada correlação entre palavras lidas incorretamente e velocidade de leitura, enquanto o grupo VII apresentou correlação entre palavras lidas incorretamente, velocidade de leitura e compreensão de leitura. Esses dados sugerem que a habilidade de compreensão de leitura requer capacidades cognitivas de alto nível, que vão além de habilidades básicas, sendo fundamental elaborar uma representação mental do conteúdo proposicional para obter o significado global da mensagem escrita. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-01 2014-05-20T15:14:08Z 2014-05-20T15:14:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2012000500016 Estudos de Psicologia (Campinas). PPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 29, p. 799-807, 2012. 0103-166X http://hdl.handle.net/11449/29069 10.1590/S0103-166X2012000500016 S0103-166X2012000500016 S0103-166X2012000500016.pdf 9057316530389548 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2012000500016 http://hdl.handle.net/11449/29069 |
identifier_str_mv |
Estudos de Psicologia (Campinas). PPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 29, p. 799-807, 2012. 0103-166X 10.1590/S0103-166X2012000500016 S0103-166X2012000500016 S0103-166X2012000500016.pdf 9057316530389548 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Estudos de Psicologia (Campinas) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
799-807 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128128063635456 |