Ensino de literatura e a formação de professores de francês na(s) Amazônia(s) brasileira(s)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Girão, Stéphanie Soares, 1985-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2941
Resumo: Orientador: Cynthia Agra de Brito Neves
id UNICAMP-30_cdfca5c0fe967b3cd9a060a5265c69ca
oai_identifier_str oai::1236629
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Ensino de literatura e a formação de professores de francês na(s) Amazônia(s) brasileira(s)Literature teaching and french teachers education in the brazilian AmazonLiteratura - Estudo e ensinoProfessores de francês - FormaçãoLiteratura didáticaCurrículosDecolonizaçãoLiterature teachingFrench teachers - TrainingDidactics of literatureCurriculumDecolonial studiesOrientador: Cynthia Agra de Brito NevesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Situada no campo da Linguística Aplicada Crítica e de natureza qualitativa, esta tese tem como objetivo principal contribuir com a cartografia do ensino de literatura no Brasil a partir da análise das concepções de literatura e ensino de literatura adotadas em licenciaturas em Letras-Francês da(s) Amazônia(s) brasileira(s). Para isso, buscamos identificar e compreender as concepções de literatura e ensino de literatura presentes em sete licenciaturas em Letras-Francês da região Norte, por meio de análises de currículos (PPPC) e, ainda, de entrevistas com docentes e discentes destes cursos. Os dados foram analisados à luz de perspectivas teóricas múltiplas, tais como: as curriculares (PACHECO, 1996; SACRISTÁN, 2000; SILVA, 1999; ARROYO, 2013), as críticas literárias (TODOROV, 2009; CANDIDO, 2011; JOUVE, 2012; COMPAGNON, 2009; BARTHES, 2015; PENNAC, 1992; ECO, 1986; 1994), as de formação de leitores literários, particularmente no campo da leitura subjetiva (ROUXEL et al., 2013; PETIT, 2019; XYPAS, 2017; 2018) e as dos estudos decoloniais (FREIRE, 2011; 2020a; 2020b; hooks, 2019; MIGNOLO, 2017; WALSH, 2013; 2017; 2018). Os resultados das análises revelam as contradições e as tensões existentes entre as concepções de literatura e de ensino de literatura dos docentes e aquelas inscritas nos PPPC; bem como as lacunas da formação em literatura apontadas pelos discentes. Após as análises, apresentamos propostas para um (re)pensamento e uma (re)formulação curriculares e do ensino de literatura das licenciaturas em Letras-Francês da(s) Amazônia(s) brasileira(s), fundamentados nas vozes de docentes e discentes, sob a ótica dos estudos decoloniais e da leitura subjetivaAbstract: The following thesis is based on the Critical Applied Linguistics field and has a qualitative nature. Its purpose was to contribute to the mapping of literature teaching in Brazil by analyzing the conceptions of literature and literature teaching adopted in undergraduate Modern Languages courses, specifically French, in the Brazilian Amazon. To do so, we identify and understand the conceptions of literature and literature teaching present in seven undergraduate courses in Modern Languages (French) from the North region through the analysis of curricula (PPPC, in Brazilian acronym) and the interviews with teachers and students of these courses. The data was analyzed in light of multiple theoretical perspectives, such as: curriculum theories (PACHECO, 1996; SACRISTÁN, 2000; SILVA, 1999; ARROYO, 2013), literary theories and criticism (TODOROV, 2009; CANDIDO, 2011; JOUVE, 2012; COMPAGNON, 2009; BARTHES, 2015; PENNAC, 1992; ECO, 1986;1994), literary readers formation (ROUXEL et al., 2013; PETIT, 2019), and decolonial studies (FREIRE, 2011; 2020a; 2020b; hooks, 2019; MIGNOLO, 2017; WALSH, 2013; 2017; 2018). The results reveal contradictions and tensions between the teachers’ conceptions of literature and literature teaching and those inscribed in the ‘PPPC’ and the gaps in literature education pointed out by the students. After the analyses, we present proposals for (re)thinking and (re)formulating the curriculum and the literature teaching in undergraduate degrees in Modern Languages (French) in the Brazilian Amazon, based on the voices of teachers and students, from the perspective of decolonial studies and subjective readingDoutoradoLinguagem e EducaçãoDoutora em Lingüística Aplicada[s.n.]Neves, Cynthia Agra de Brito, 1972-Pietraróia, Cristina Moerbeck CasadeiAzevedo, Érika Pinto deVeras, Maria Viviane do AmaralXypas, Rosiane Maria Soares da SilvaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGirão, Stéphanie Soares, 1985-20212021-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (264 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/2941GIRÃO, Stéphanie Soares. Ensino de literatura e a formação de professores de francês na(s) Amazônia(s) brasileira(s). 2021. 1 recurso online (264 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2941. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1236629Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-24T14:45:28Zoai::1236629Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-02-24T14:45:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de literatura e a formação de professores de francês na(s) Amazônia(s) brasileira(s)
Literature teaching and french teachers education in the brazilian Amazon
title Ensino de literatura e a formação de professores de francês na(s) Amazônia(s) brasileira(s)
spellingShingle Ensino de literatura e a formação de professores de francês na(s) Amazônia(s) brasileira(s)
Girão, Stéphanie Soares, 1985-
Literatura - Estudo e ensino
Professores de francês - Formação
Literatura didática
Currículos
Decolonização
Literature teaching
French teachers - Training
Didactics of literature
Curriculum
Decolonial studies
title_short Ensino de literatura e a formação de professores de francês na(s) Amazônia(s) brasileira(s)
title_full Ensino de literatura e a formação de professores de francês na(s) Amazônia(s) brasileira(s)
title_fullStr Ensino de literatura e a formação de professores de francês na(s) Amazônia(s) brasileira(s)
title_full_unstemmed Ensino de literatura e a formação de professores de francês na(s) Amazônia(s) brasileira(s)
title_sort Ensino de literatura e a formação de professores de francês na(s) Amazônia(s) brasileira(s)
author Girão, Stéphanie Soares, 1985-
author_facet Girão, Stéphanie Soares, 1985-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neves, Cynthia Agra de Brito, 1972-
Pietraróia, Cristina Moerbeck Casadei
Azevedo, Érika Pinto de
Veras, Maria Viviane do Amaral
Xypas, Rosiane Maria Soares da Silva
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Girão, Stéphanie Soares, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura - Estudo e ensino
Professores de francês - Formação
Literatura didática
Currículos
Decolonização
Literature teaching
French teachers - Training
Didactics of literature
Curriculum
Decolonial studies
topic Literatura - Estudo e ensino
Professores de francês - Formação
Literatura didática
Currículos
Decolonização
Literature teaching
French teachers - Training
Didactics of literature
Curriculum
Decolonial studies
description Orientador: Cynthia Agra de Brito Neves
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-11-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/2941
GIRÃO, Stéphanie Soares. Ensino de literatura e a formação de professores de francês na(s) Amazônia(s) brasileira(s). 2021. 1 recurso online (264 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2941. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/2941
identifier_str_mv GIRÃO, Stéphanie Soares. Ensino de literatura e a formação de professores de francês na(s) Amazônia(s) brasileira(s). 2021. 1 recurso online (264 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2941. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1236629
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (264 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189180025077760