Ensino de literatura e a formação de professores de francês na(s) Amazônia(s) brasileira(s)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/2941 |
Resumo: | Orientador: Cynthia Agra de Brito Neves |
id |
UNICAMP-30_cdfca5c0fe967b3cd9a060a5265c69ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1236629 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de literatura e a formação de professores de francês na(s) Amazônia(s) brasileira(s)Literature teaching and french teachers education in the brazilian AmazonLiteratura - Estudo e ensinoProfessores de francês - FormaçãoLiteratura didáticaCurrículosDecolonizaçãoLiterature teachingFrench teachers - TrainingDidactics of literatureCurriculumDecolonial studiesOrientador: Cynthia Agra de Brito NevesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Situada no campo da Linguística Aplicada Crítica e de natureza qualitativa, esta tese tem como objetivo principal contribuir com a cartografia do ensino de literatura no Brasil a partir da análise das concepções de literatura e ensino de literatura adotadas em licenciaturas em Letras-Francês da(s) Amazônia(s) brasileira(s). Para isso, buscamos identificar e compreender as concepções de literatura e ensino de literatura presentes em sete licenciaturas em Letras-Francês da região Norte, por meio de análises de currículos (PPPC) e, ainda, de entrevistas com docentes e discentes destes cursos. Os dados foram analisados à luz de perspectivas teóricas múltiplas, tais como: as curriculares (PACHECO, 1996; SACRISTÁN, 2000; SILVA, 1999; ARROYO, 2013), as críticas literárias (TODOROV, 2009; CANDIDO, 2011; JOUVE, 2012; COMPAGNON, 2009; BARTHES, 2015; PENNAC, 1992; ECO, 1986; 1994), as de formação de leitores literários, particularmente no campo da leitura subjetiva (ROUXEL et al., 2013; PETIT, 2019; XYPAS, 2017; 2018) e as dos estudos decoloniais (FREIRE, 2011; 2020a; 2020b; hooks, 2019; MIGNOLO, 2017; WALSH, 2013; 2017; 2018). Os resultados das análises revelam as contradições e as tensões existentes entre as concepções de literatura e de ensino de literatura dos docentes e aquelas inscritas nos PPPC; bem como as lacunas da formação em literatura apontadas pelos discentes. Após as análises, apresentamos propostas para um (re)pensamento e uma (re)formulação curriculares e do ensino de literatura das licenciaturas em Letras-Francês da(s) Amazônia(s) brasileira(s), fundamentados nas vozes de docentes e discentes, sob a ótica dos estudos decoloniais e da leitura subjetivaAbstract: The following thesis is based on the Critical Applied Linguistics field and has a qualitative nature. Its purpose was to contribute to the mapping of literature teaching in Brazil by analyzing the conceptions of literature and literature teaching adopted in undergraduate Modern Languages courses, specifically French, in the Brazilian Amazon. To do so, we identify and understand the conceptions of literature and literature teaching present in seven undergraduate courses in Modern Languages (French) from the North region through the analysis of curricula (PPPC, in Brazilian acronym) and the interviews with teachers and students of these courses. The data was analyzed in light of multiple theoretical perspectives, such as: curriculum theories (PACHECO, 1996; SACRISTÁN, 2000; SILVA, 1999; ARROYO, 2013), literary theories and criticism (TODOROV, 2009; CANDIDO, 2011; JOUVE, 2012; COMPAGNON, 2009; BARTHES, 2015; PENNAC, 1992; ECO, 1986;1994), literary readers formation (ROUXEL et al., 2013; PETIT, 2019), and decolonial studies (FREIRE, 2011; 2020a; 2020b; hooks, 2019; MIGNOLO, 2017; WALSH, 2013; 2017; 2018). The results reveal contradictions and tensions between the teachers’ conceptions of literature and literature teaching and those inscribed in the ‘PPPC’ and the gaps in literature education pointed out by the students. After the analyses, we present proposals for (re)thinking and (re)formulating the curriculum and the literature teaching in undergraduate degrees in Modern Languages (French) in the Brazilian Amazon, based on the voices of teachers and students, from the perspective of decolonial studies and subjective readingDoutoradoLinguagem e EducaçãoDoutora em Lingüística Aplicada[s.n.]Neves, Cynthia Agra de Brito, 1972-Pietraróia, Cristina Moerbeck CasadeiAzevedo, Érika Pinto deVeras, Maria Viviane do AmaralXypas, Rosiane Maria Soares da SilvaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGirão, Stéphanie Soares, 1985-20212021-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (264 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/2941GIRÃO, Stéphanie Soares. Ensino de literatura e a formação de professores de francês na(s) Amazônia(s) brasileira(s). 2021. 1 recurso online (264 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2941. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1236629Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-24T14:45:28Zoai::1236629Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-02-24T14:45:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de literatura e a formação de professores de francês na(s) Amazônia(s) brasileira(s) Literature teaching and french teachers education in the brazilian Amazon |
title |
Ensino de literatura e a formação de professores de francês na(s) Amazônia(s) brasileira(s) |
spellingShingle |
Ensino de literatura e a formação de professores de francês na(s) Amazônia(s) brasileira(s) Girão, Stéphanie Soares, 1985- Literatura - Estudo e ensino Professores de francês - Formação Literatura didática Currículos Decolonização Literature teaching French teachers - Training Didactics of literature Curriculum Decolonial studies |
title_short |
Ensino de literatura e a formação de professores de francês na(s) Amazônia(s) brasileira(s) |
title_full |
Ensino de literatura e a formação de professores de francês na(s) Amazônia(s) brasileira(s) |
title_fullStr |
Ensino de literatura e a formação de professores de francês na(s) Amazônia(s) brasileira(s) |
title_full_unstemmed |
Ensino de literatura e a formação de professores de francês na(s) Amazônia(s) brasileira(s) |
title_sort |
Ensino de literatura e a formação de professores de francês na(s) Amazônia(s) brasileira(s) |
author |
Girão, Stéphanie Soares, 1985- |
author_facet |
Girão, Stéphanie Soares, 1985- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Neves, Cynthia Agra de Brito, 1972- Pietraróia, Cristina Moerbeck Casadei Azevedo, Érika Pinto de Veras, Maria Viviane do Amaral Xypas, Rosiane Maria Soares da Silva Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Girão, Stéphanie Soares, 1985- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura - Estudo e ensino Professores de francês - Formação Literatura didática Currículos Decolonização Literature teaching French teachers - Training Didactics of literature Curriculum Decolonial studies |
topic |
Literatura - Estudo e ensino Professores de francês - Formação Literatura didática Currículos Decolonização Literature teaching French teachers - Training Didactics of literature Curriculum Decolonial studies |
description |
Orientador: Cynthia Agra de Brito Neves |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-11-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/2941 GIRÃO, Stéphanie Soares. Ensino de literatura e a formação de professores de francês na(s) Amazônia(s) brasileira(s). 2021. 1 recurso online (264 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2941. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/2941 |
identifier_str_mv |
GIRÃO, Stéphanie Soares. Ensino de literatura e a formação de professores de francês na(s) Amazônia(s) brasileira(s). 2021. 1 recurso online (264 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2941. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1236629 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (264 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189180025077760 |