Analise de uma proposta de implantação de estagio na formação de professores : possibilidades e limites

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Selma Carvalho
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598896
Resumo: Orientador: Luiz Carlos de Freitas
id UNICAMP-30_ce561ca948a08eeace425094e81f3569
oai_identifier_str oai::328517
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Analise de uma proposta de implantação de estagio na formação de professores : possibilidades e limitesEstagios supervisionadosPraxis (Filosofia)Prática de ensinoProfessores - FormaçãoOrientador: Luiz Carlos de FreitasDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho procurou analisar os limites e as possibilidades do processo de implantação de um projeto de estágios que pretende indissociar teoria e prática dentro do contexto de formação de professores no período de 2001 a 2003. Para o estudo foi escolhido o curso de Pedagogia do Centro Universitário Adventista de São Paulo campus Engenheiro Coelho. Partindo do pressuposto de que a realidade demonstra-se contraditória e devido à articulação entre os estágios e a formação de professores estabelecida a partir de políticas públicas, optei por compreender estas relações dialeticamente numa perspectiva materialista-histórica. A pesquisa procurou demonstrar o movimento existente entre a parte (o projeto de estágios) e o todo (a formação de professores) estabelecendo os nexos entre eles na busca da superação de uma prática pedagógica de cunho ativista pela práxis consciente e transformadora da realidade atual no espaço e tempo em que se insere o objeto de pesquisaAbstract: This dissertation aimed at analyzing the limits and possibilities of the implementation process of a training project designed to link theory and practice within the context of Teacher Education and was carried out from 2001 to 2003. For this study, the Education Course of the Centro Universitário Adventista de São Paulo, Campus 2 ¿ Engenheiro Coelho- SP was chosen. Drawing on the assumption that reality proves itself contradictory and on government policies regarding the need of relating training programs and teacher education, I decided to understand this relation in a dialectical fashion, according to a materialistic-historical perspective. The research tried to describe the movement between the part (the training project) and the whole (the teacher education setting), investigating the connections between them and aiming at the overcoming of a pedagogical practice based on activism towards one based on a conscious and transforming practice of our current reality taking into account the time and space in which the object of this research was conducted.MestradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresMestre em Educação[s.n.]Freitas, Luiz Carlos de, 1947-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFonseca, Selma Carvalho20042004-08-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf294 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598896FONSECA, Selma Carvalho. Analise de uma proposta de implantação de estagio na formação de professores: possibilidades e limites. 2004. 294 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598896. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/328517porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:04:11Zoai::328517Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:04:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Analise de uma proposta de implantação de estagio na formação de professores : possibilidades e limites
title Analise de uma proposta de implantação de estagio na formação de professores : possibilidades e limites
spellingShingle Analise de uma proposta de implantação de estagio na formação de professores : possibilidades e limites
Fonseca, Selma Carvalho
Estagios supervisionados
Praxis (Filosofia)
Prática de ensino
Professores - Formação
title_short Analise de uma proposta de implantação de estagio na formação de professores : possibilidades e limites
title_full Analise de uma proposta de implantação de estagio na formação de professores : possibilidades e limites
title_fullStr Analise de uma proposta de implantação de estagio na formação de professores : possibilidades e limites
title_full_unstemmed Analise de uma proposta de implantação de estagio na formação de professores : possibilidades e limites
title_sort Analise de uma proposta de implantação de estagio na formação de professores : possibilidades e limites
author Fonseca, Selma Carvalho
author_facet Fonseca, Selma Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Luiz Carlos de, 1947-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Selma Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Estagios supervisionados
Praxis (Filosofia)
Prática de ensino
Professores - Formação
topic Estagios supervisionados
Praxis (Filosofia)
Prática de ensino
Professores - Formação
description Orientador: Luiz Carlos de Freitas
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-08-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598896
FONSECA, Selma Carvalho. Analise de uma proposta de implantação de estagio na formação de professores: possibilidades e limites. 2004. 294 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598896. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
FONSECA, Selma Carvalho. Analise de uma proposta de implantação de estagio na formação de professores: possibilidades e limites. 2004. 294 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598896. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/328517
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
294 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188915429507072