O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Selma Garrido
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/839
Resumo: O artigo discute os conceitos de prática (e de teoria) presentes na formação de professores, tendo por base a análise das atividades de estágio em curso nos Centros de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (CEFAMs), que já apontam para a sua compreensão como unidade entre teoria e prática. Para isso, sintetiza os conceitos de prática presentes nos cursos de formação (Escola Normal e Habilitação Magistério), discute os conceitos de teoria, prática e práxis, apresenta e interpreta os dados da investigação de campo, concluindo que na prática contraditória dos CEFAMs há possibilidades de efetivar-se a referida unidade.
id FCC-1_a6f8caeda7ae00bb8d8f02b9aa361edd
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/839
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e práticaEstágioTeoria e PráticaPráxisFormação de ProfessoresO artigo discute os conceitos de prática (e de teoria) presentes na formação de professores, tendo por base a análise das atividades de estágio em curso nos Centros de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (CEFAMs), que já apontam para a sua compreensão como unidade entre teoria e prática. Para isso, sintetiza os conceitos de prática presentes nos cursos de formação (Escola Normal e Habilitação Magistério), discute os conceitos de teoria, prática e práxis, apresenta e interpreta os dados da investigação de campo, concluindo que na prática contraditória dos CEFAMs há possibilidades de efetivar-se a referida unidade.Fundação Carlos Chagas1995-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/839Cadernos de Pesquisa; No. 94 (1995); 58-73Cadernos de Pesquisa; Núm. 94 (1995); 58-73Cadernos de Pesquisa; No. 94 (1995); 58-73Cadernos de Pesquisa; n. 94 (1995); 58-731980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/839/845Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPimenta, Selma Garrido2023-10-24T14:06:34Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/839Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-24T14:06:34Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática
title O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática
spellingShingle O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática
Pimenta, Selma Garrido
Estágio
Teoria e Prática
Práxis
Formação de Professores
title_short O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática
title_full O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática
title_fullStr O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática
title_full_unstemmed O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática
title_sort O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática
author Pimenta, Selma Garrido
author_facet Pimenta, Selma Garrido
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta, Selma Garrido
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio
Teoria e Prática
Práxis
Formação de Professores
topic Estágio
Teoria e Prática
Práxis
Formação de Professores
description O artigo discute os conceitos de prática (e de teoria) presentes na formação de professores, tendo por base a análise das atividades de estágio em curso nos Centros de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (CEFAMs), que já apontam para a sua compreensão como unidade entre teoria e prática. Para isso, sintetiza os conceitos de prática presentes nos cursos de formação (Escola Normal e Habilitação Magistério), discute os conceitos de teoria, prática e práxis, apresenta e interpreta os dados da investigação de campo, concluindo que na prática contraditória dos CEFAMs há possibilidades de efetivar-se a referida unidade.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/839
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/839/845
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 94 (1995); 58-73
Cadernos de Pesquisa; Núm. 94 (1995); 58-73
Cadernos de Pesquisa; No. 94 (1995); 58-73
Cadernos de Pesquisa; n. 94 (1995); 58-73
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330310843400192