Projeto de incentivo a leitura : uma experiencia de formação do professor alfabetizador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583492 |
Resumo: | Orientador: Gilberta Sampaio de Martino Jannuzzi |
id |
UNICAMP-30_cefa629ed74d437cf4831d99f7feaa61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::105766 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto de incentivo a leitura : uma experiencia de formação do professor alfabetizadorEducação - HistóriaInteresses na leituraEnsino - MetodologiaProfessores - FormaçãoAlfabetizaçãoOrientador: Gilberta Sampaio de Martino JannuzziDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho se propõe a refletir historicamente sobre o Projeto de Incentivo à Leitura - Subsídios Metodológicos para Professores da 1º Série do 10 Grau, o qual foi desenvolvido em algumas escolas públicas do município de Campinas, SP, de 1983 a 1985. Para tanto, retomou-se o processo de organização do sistema escolar básico e pré-escolar, procurando-se apontar os debates e as lutas em tomo da democratização da educação, em seus aspectos de acesso e de qualidade do ensino, e de como diante das pressões sociais, políticas e econômicas, vão-se organizando os diversos estabelecimentos de ensino voltados para as diversas crianças, de acordo com sua origem social. Em relação à organização do trabalho pedagógico e às diversas propostas pedagógicas, a reflexão recaiu sobre o processo de aquisição da linguagem escrita no interior da escola, tentando levantar como têm sido tratadas as seguintes questões: quando introduzir a criança no processo de alfabetização? Quanto tempo a criança precisa para esse processo? De que forma tem sido apresentada a escrita? Que assuntos têm sido abordados? Procurou-se apontar, também, para a introdução do uso dos jogos, da literatura infantil, da necessidade de se respeitar a criança; enfim, dos princípios da escola nova no sistema educacional do nosso país. A partir do referido Projeto, procurou-se discutir sobre o papel do professor, sua formação, condições de trabalho, e como tem sido percebido seu trabalho pelos diferentes setores da sociedadeMestradoFilosofia e História da EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Jannuzzi, Gilberta Sampaio de Martino, 1928-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVanzella, Lila Cristina Guimarães, 1960-19961996-03-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf216f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583492VANZELLA, Lila Cristina Guimarães. Projeto de incentivo a leitura: uma experiencia de formação do professor alfabetizador. 1996. 216f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583492. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/105766porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-19T11:53:49Zoai::105766Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2015-08-19T11:53:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto de incentivo a leitura : uma experiencia de formação do professor alfabetizador |
title |
Projeto de incentivo a leitura : uma experiencia de formação do professor alfabetizador |
spellingShingle |
Projeto de incentivo a leitura : uma experiencia de formação do professor alfabetizador Vanzella, Lila Cristina Guimarães, 1960- Educação - História Interesses na leitura Ensino - Metodologia Professores - Formação Alfabetização |
title_short |
Projeto de incentivo a leitura : uma experiencia de formação do professor alfabetizador |
title_full |
Projeto de incentivo a leitura : uma experiencia de formação do professor alfabetizador |
title_fullStr |
Projeto de incentivo a leitura : uma experiencia de formação do professor alfabetizador |
title_full_unstemmed |
Projeto de incentivo a leitura : uma experiencia de formação do professor alfabetizador |
title_sort |
Projeto de incentivo a leitura : uma experiencia de formação do professor alfabetizador |
author |
Vanzella, Lila Cristina Guimarães, 1960- |
author_facet |
Vanzella, Lila Cristina Guimarães, 1960- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Jannuzzi, Gilberta Sampaio de Martino, 1928- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vanzella, Lila Cristina Guimarães, 1960- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - História Interesses na leitura Ensino - Metodologia Professores - Formação Alfabetização |
topic |
Educação - História Interesses na leitura Ensino - Metodologia Professores - Formação Alfabetização |
description |
Orientador: Gilberta Sampaio de Martino Jannuzzi |
publishDate |
1996 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1996 1996-03-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583492 VANZELLA, Lila Cristina Guimarães. Projeto de incentivo a leitura: uma experiencia de formação do professor alfabetizador. 1996. 216f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583492. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583492 |
identifier_str_mv |
VANZELLA, Lila Cristina Guimarães. Projeto de incentivo a leitura: uma experiencia de formação do professor alfabetizador. 1996. 216f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583492. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/105766 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 216f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188785761550336 |