Projeto de incentivo a leitura : uma experiencia de formação do professor alfabetizador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vanzella, Lila Cristina Guimarães, 1960-
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583492
Resumo: Orientador: Gilberta Sampaio de Martino Jannuzzi
id UNICAMP-30_cefa629ed74d437cf4831d99f7feaa61
oai_identifier_str oai::105766
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Projeto de incentivo a leitura : uma experiencia de formação do professor alfabetizadorEducação - HistóriaInteresses na leituraEnsino - MetodologiaProfessores - FormaçãoAlfabetizaçãoOrientador: Gilberta Sampaio de Martino JannuzziDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho se propõe a refletir historicamente sobre o Projeto de Incentivo à Leitura - Subsídios Metodológicos para Professores da 1º Série do 10 Grau, o qual foi desenvolvido em algumas escolas públicas do município de Campinas, SP, de 1983 a 1985. Para tanto, retomou-se o processo de organização do sistema escolar básico e pré-escolar, procurando-se apontar os debates e as lutas em tomo da democratização da educação, em seus aspectos de acesso e de qualidade do ensino, e de como diante das pressões sociais, políticas e econômicas, vão-se organizando os diversos estabelecimentos de ensino voltados para as diversas crianças, de acordo com sua origem social. Em relação à organização do trabalho pedagógico e às diversas propostas pedagógicas, a reflexão recaiu sobre o processo de aquisição da linguagem escrita no interior da escola, tentando levantar como têm sido tratadas as seguintes questões: quando introduzir a criança no processo de alfabetização? Quanto tempo a criança precisa para esse processo? De que forma tem sido apresentada a escrita? Que assuntos têm sido abordados? Procurou-se apontar, também, para a introdução do uso dos jogos, da literatura infantil, da necessidade de se respeitar a criança; enfim, dos princípios da escola nova no sistema educacional do nosso país. A partir do referido Projeto, procurou-se discutir sobre o papel do professor, sua formação, condições de trabalho, e como tem sido percebido seu trabalho pelos diferentes setores da sociedadeMestradoFilosofia e História da EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Jannuzzi, Gilberta Sampaio de Martino, 1928-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVanzella, Lila Cristina Guimarães, 1960-19961996-03-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf216f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583492VANZELLA, Lila Cristina Guimarães. Projeto de incentivo a leitura: uma experiencia de formação do professor alfabetizador. 1996. 216f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583492. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/105766porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-19T11:53:49Zoai::105766Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2015-08-19T11:53:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto de incentivo a leitura : uma experiencia de formação do professor alfabetizador
title Projeto de incentivo a leitura : uma experiencia de formação do professor alfabetizador
spellingShingle Projeto de incentivo a leitura : uma experiencia de formação do professor alfabetizador
Vanzella, Lila Cristina Guimarães, 1960-
Educação - História
Interesses na leitura
Ensino - Metodologia
Professores - Formação
Alfabetização
title_short Projeto de incentivo a leitura : uma experiencia de formação do professor alfabetizador
title_full Projeto de incentivo a leitura : uma experiencia de formação do professor alfabetizador
title_fullStr Projeto de incentivo a leitura : uma experiencia de formação do professor alfabetizador
title_full_unstemmed Projeto de incentivo a leitura : uma experiencia de formação do professor alfabetizador
title_sort Projeto de incentivo a leitura : uma experiencia de formação do professor alfabetizador
author Vanzella, Lila Cristina Guimarães, 1960-
author_facet Vanzella, Lila Cristina Guimarães, 1960-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jannuzzi, Gilberta Sampaio de Martino, 1928-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Vanzella, Lila Cristina Guimarães, 1960-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - História
Interesses na leitura
Ensino - Metodologia
Professores - Formação
Alfabetização
topic Educação - História
Interesses na leitura
Ensino - Metodologia
Professores - Formação
Alfabetização
description Orientador: Gilberta Sampaio de Martino Jannuzzi
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996
1996-03-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583492
VANZELLA, Lila Cristina Guimarães. Projeto de incentivo a leitura: uma experiencia de formação do professor alfabetizador. 1996. 216f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583492. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583492
identifier_str_mv VANZELLA, Lila Cristina Guimarães. Projeto de incentivo a leitura: uma experiencia de formação do professor alfabetizador. 1996. 216f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583492. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/105766
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
216f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188785761550336