Signatarias do manifesto de 1932 : trajetorias e dilemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604522 |
Resumo: | Orientador : Sergio Eduardo Montes Castanho |
id |
UNICAMP-30_cfad1308226d1c4594e3a2b50554f6b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::397155 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Signatarias do manifesto de 1932 : trajetorias e dilemasThe signatory women of 1932 manifesto: trajectories and dilemasAlberto, Armanda AlvaroMeireles, CeciliaRudolfer, Noemi SilveiraEducação - História - Brasil - 1932Escola novaAlberto, Armanda AlvaroMeireles, CeciliaRudolfer, Noemi SilveiraEducation - History - Brazil - 1932New SchoolOrientador : Sergio Eduardo Montes CastanhoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O trabalho tem o propósito de analisar as trajetórias e os dilemas das três signatárias do Manifesto pela Reconstrução Educacional do Brasil: Armanda Álvaro Alberto, Cecília Meireles e Noemi Silveira Rudolfer. O documento, também conhecido como Manifesto dos Pioneiros de 1932, foi elemento importante no novo contexto político, econômico, social e cultural que emergia pós-revolução de 1930. As trajetórias e os dilemas das mulheres signatárias são reveladores dos movimentos que afloravam nas primeiras décadas do século XX no país e indicam o compromisso de cada uma com a educação, arena de debates e disputas no processo de modernização pelo qual passava a sociedade brasileira no período. Nesse sentido, são investigadas as relações, contradições e coerência entre as ações das signatárias, a educação da época e a concepção da Escola Nova. Não se trata de biografias, mas da análise da participação de Armanda, Cecília e Noemi como sujeitos históricos que atuaram e se envolveram com o projeto educacional renovador nos anos 1930. O trabalho, portanto, procura contribuir no sentido de apresentar e debater os limites, alcances e significados dos percursos dessas educadoras. A pesquisa ampara-se em fontes documentais encontradas em arquivos de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro. Os documentos consultados ? e outros produzidos no período - estão relacionados com as trajetórias das signatárias e ajudam no entendimento da educação à épocaAbstract: This work intends to analyse the trajectories and the dilemmas of the three signatory women of the Manifesto for the Reconstruction of Education in Brazil: Armanda Álvaro Alberto, Cecília Meireles and Noemi Silveira Rudolfer. The document, also known as Pioneers' Manifesto of 1932, became an important element within the political, economical, social and cultural context which was caming up after 1930 revolution. The trajectories and the dilemmas of the signatory women are able to reveal the social, cultural and political movements which emerged in the very first decades of the 20th century in the country, and they indicate the compromise of each one to education, which was an arena of debates and disputes related to the modernization process by which brazillian society was going through in such a period. The investigation focuses on the relations, the contradictions and the coherence between actions held by the signatories, the education in the mentioned period and the conception of the New School (Escola Nova). This work is not a biographical one: it is an analysis of the participation of Armanda, Cecília and Noemi as historical individuals which acted and got involved in the renovated educational project of the 1930's. Hence, this work aims to contribute in showing and debating the limits, amplitudes and meanings of the trajectories of these three educator women. The investigation is supported by documental resources available in archive departments in Brasília, São Paulo and Rio de Janeiro. The examined documents - and others written in the mentioned period - are related to the trajectories of the signatory women and help to understand education in those timesDoutoradoFilosofia e História da EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Castanho, Sérgio Eduardo Montes, 1940-Hall, Michael McDonaldXavier, Maria Elizabete Sampaio PradoLombardi, José ClaudineiCoelho, Ligia Martha Coimbra da CostaSanfelice, José LuísUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMoraes, Jose Damiro de20072007-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604522MORAES, Jose Damiro de. Signatarias do manifesto de 1932: trajetorias e dilemas. 2007. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604522. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/397155porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:48:43Zoai::397155Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:48:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Signatarias do manifesto de 1932 : trajetorias e dilemas The signatory women of 1932 manifesto: trajectories and dilemas |
title |
Signatarias do manifesto de 1932 : trajetorias e dilemas |
spellingShingle |
Signatarias do manifesto de 1932 : trajetorias e dilemas Moraes, Jose Damiro de Alberto, Armanda Alvaro Meireles, Cecilia Rudolfer, Noemi Silveira Educação - História - Brasil - 1932 Escola nova Alberto, Armanda Alvaro Meireles, Cecilia Rudolfer, Noemi Silveira Education - History - Brazil - 1932 New School |
title_short |
Signatarias do manifesto de 1932 : trajetorias e dilemas |
title_full |
Signatarias do manifesto de 1932 : trajetorias e dilemas |
title_fullStr |
Signatarias do manifesto de 1932 : trajetorias e dilemas |
title_full_unstemmed |
Signatarias do manifesto de 1932 : trajetorias e dilemas |
title_sort |
Signatarias do manifesto de 1932 : trajetorias e dilemas |
author |
Moraes, Jose Damiro de |
author_facet |
Moraes, Jose Damiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castanho, Sérgio Eduardo Montes, 1940- Hall, Michael McDonald Xavier, Maria Elizabete Sampaio Prado Lombardi, José Claudinei Coelho, Ligia Martha Coimbra da Costa Sanfelice, José Luís Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Jose Damiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alberto, Armanda Alvaro Meireles, Cecilia Rudolfer, Noemi Silveira Educação - História - Brasil - 1932 Escola nova Alberto, Armanda Alvaro Meireles, Cecilia Rudolfer, Noemi Silveira Education - History - Brazil - 1932 New School |
topic |
Alberto, Armanda Alvaro Meireles, Cecilia Rudolfer, Noemi Silveira Educação - História - Brasil - 1932 Escola nova Alberto, Armanda Alvaro Meireles, Cecilia Rudolfer, Noemi Silveira Education - History - Brazil - 1932 New School |
description |
Orientador : Sergio Eduardo Montes Castanho |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-02-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604522 MORAES, Jose Damiro de. Signatarias do manifesto de 1932: trajetorias e dilemas. 2007. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604522. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) MORAES, Jose Damiro de. Signatarias do manifesto de 1932: trajetorias e dilemas. 2007. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604522. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604522 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/397155 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188961756643328 |