Signatarias do manifesto de 1932 : trajetorias e dilemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Jose Damiro de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604522
Resumo: Orientador : Sergio Eduardo Montes Castanho
id UNICAMP-30_cfad1308226d1c4594e3a2b50554f6b2
oai_identifier_str oai::397155
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Signatarias do manifesto de 1932 : trajetorias e dilemasThe signatory women of 1932 manifesto: trajectories and dilemasAlberto, Armanda AlvaroMeireles, CeciliaRudolfer, Noemi SilveiraEducação - História - Brasil - 1932Escola novaAlberto, Armanda AlvaroMeireles, CeciliaRudolfer, Noemi SilveiraEducation - History - Brazil - 1932New SchoolOrientador : Sergio Eduardo Montes CastanhoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O trabalho tem o propósito de analisar as trajetórias e os dilemas das três signatárias do Manifesto pela Reconstrução Educacional do Brasil: Armanda Álvaro Alberto, Cecília Meireles e Noemi Silveira Rudolfer. O documento, também conhecido como Manifesto dos Pioneiros de 1932, foi elemento importante no novo contexto político, econômico, social e cultural que emergia pós-revolução de 1930. As trajetórias e os dilemas das mulheres signatárias são reveladores dos movimentos que afloravam nas primeiras décadas do século XX no país e indicam o compromisso de cada uma com a educação, arena de debates e disputas no processo de modernização pelo qual passava a sociedade brasileira no período. Nesse sentido, são investigadas as relações, contradições e coerência entre as ações das signatárias, a educação da época e a concepção da Escola Nova. Não se trata de biografias, mas da análise da participação de Armanda, Cecília e Noemi como sujeitos históricos que atuaram e se envolveram com o projeto educacional renovador nos anos 1930. O trabalho, portanto, procura contribuir no sentido de apresentar e debater os limites, alcances e significados dos percursos dessas educadoras. A pesquisa ampara-se em fontes documentais encontradas em arquivos de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro. Os documentos consultados ? e outros produzidos no período - estão relacionados com as trajetórias das signatárias e ajudam no entendimento da educação à épocaAbstract: This work intends to analyse the trajectories and the dilemmas of the three signatory women of the Manifesto for the Reconstruction of Education in Brazil: Armanda Álvaro Alberto, Cecília Meireles and Noemi Silveira Rudolfer. The document, also known as Pioneers' Manifesto of 1932, became an important element within the political, economical, social and cultural context which was caming up after 1930 revolution. The trajectories and the dilemmas of the signatory women are able to reveal the social, cultural and political movements which emerged in the very first decades of the 20th century in the country, and they indicate the compromise of each one to education, which was an arena of debates and disputes related to the modernization process by which brazillian society was going through in such a period. The investigation focuses on the relations, the contradictions and the coherence between actions held by the signatories, the education in the mentioned period and the conception of the New School (Escola Nova). This work is not a biographical one: it is an analysis of the participation of Armanda, Cecília and Noemi as historical individuals which acted and got involved in the renovated educational project of the 1930's. Hence, this work aims to contribute in showing and debating the limits, amplitudes and meanings of the trajectories of these three educator women. The investigation is supported by documental resources available in archive departments in Brasília, São Paulo and Rio de Janeiro. The examined documents - and others written in the mentioned period - are related to the trajectories of the signatory women and help to understand education in those timesDoutoradoFilosofia e História da EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Castanho, Sérgio Eduardo Montes, 1940-Hall, Michael McDonaldXavier, Maria Elizabete Sampaio PradoLombardi, José ClaudineiCoelho, Ligia Martha Coimbra da CostaSanfelice, José LuísUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMoraes, Jose Damiro de20072007-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604522MORAES, Jose Damiro de. Signatarias do manifesto de 1932: trajetorias e dilemas. 2007. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604522. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/397155porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:48:43Zoai::397155Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:48:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Signatarias do manifesto de 1932 : trajetorias e dilemas
The signatory women of 1932 manifesto: trajectories and dilemas
title Signatarias do manifesto de 1932 : trajetorias e dilemas
spellingShingle Signatarias do manifesto de 1932 : trajetorias e dilemas
Moraes, Jose Damiro de
Alberto, Armanda Alvaro
Meireles, Cecilia
Rudolfer, Noemi Silveira
Educação - História - Brasil - 1932
Escola nova
Alberto, Armanda Alvaro
Meireles, Cecilia
Rudolfer, Noemi Silveira
Education - History - Brazil - 1932
New School
title_short Signatarias do manifesto de 1932 : trajetorias e dilemas
title_full Signatarias do manifesto de 1932 : trajetorias e dilemas
title_fullStr Signatarias do manifesto de 1932 : trajetorias e dilemas
title_full_unstemmed Signatarias do manifesto de 1932 : trajetorias e dilemas
title_sort Signatarias do manifesto de 1932 : trajetorias e dilemas
author Moraes, Jose Damiro de
author_facet Moraes, Jose Damiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castanho, Sérgio Eduardo Montes, 1940-
Hall, Michael McDonald
Xavier, Maria Elizabete Sampaio Prado
Lombardi, José Claudinei
Coelho, Ligia Martha Coimbra da Costa
Sanfelice, José Luís
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Jose Damiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Alberto, Armanda Alvaro
Meireles, Cecilia
Rudolfer, Noemi Silveira
Educação - História - Brasil - 1932
Escola nova
Alberto, Armanda Alvaro
Meireles, Cecilia
Rudolfer, Noemi Silveira
Education - History - Brazil - 1932
New School
topic Alberto, Armanda Alvaro
Meireles, Cecilia
Rudolfer, Noemi Silveira
Educação - História - Brasil - 1932
Escola nova
Alberto, Armanda Alvaro
Meireles, Cecilia
Rudolfer, Noemi Silveira
Education - History - Brazil - 1932
New School
description Orientador : Sergio Eduardo Montes Castanho
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-02-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604522
MORAES, Jose Damiro de. Signatarias do manifesto de 1932: trajetorias e dilemas. 2007. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604522. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
MORAES, Jose Damiro de. Signatarias do manifesto de 1932: trajetorias e dilemas. 2007. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604522. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/397155
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188961756643328