Criticismo da infrassomatização dos algoritmos e ambientes computacionais ao ensino, educação e empreendedorismo em engenharia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quirino, Rogério Bastos, 1963-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6593
Resumo: Orientador: Gilmar Barreto
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spelling Criticismo da infrassomatização dos algoritmos e ambientes computacionais ao ensino, educação e empreendedorismo em engenhariaCriticism of the infrasomatization of algorithms and computational environments to teaching, education and entrepreneurship in engineeringEngenharia didáticaEngenharia - Estudo e ensinoCompetênciasDidactic engineeringEngineering - Study and teachingCompetenciesOrientador: Gilmar BarretoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoResumo: Apesar da gigantesca contribuição das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Curso de Graduação em Engenharia reformuladas pelo Ministério da Educação em abril de 2019, em sintonia com as demandas do mundo contemporâneo e o perfil dos jovens estudantes, o ensino de engenharia atual ainda traz muitos desafios num campo fértil de oportunidades de mudanças, aperfeiçoamentos e inovação. O desafio mais proeminente reside no fato de manter a formação do estudante de engenharia em posição de equilíbrio, no pior das hipóteses, equidistante entre extremos sutilmente dicotômicos, quais sejam, dois perfis, cientistas e meros viabilizadores, usuários ou desenvolvedores dos sistemas n.0. Atravessamos uma fase de formação dos estudantes nos cursos de engenharia em que as dinâmicas de implantação das metodologias ativas carregam os mesmos equívocos de implantação da dita tradicional, que no seu bojo já se constitui repleta de erros de procedimentos e ações na medida em que se afasta fortemente do perfil da formação do engenheiro cientista. Intrínseca às metodologias ativas, a filosofia de ensino baseada em pacotes meramente passíveis de alimentação de dados, e de posterior devolução de resultados para análise, sem que o estudante tenha a compreensão teórica em profundidade suficiente do cerne sobre o qual o pacote foi construído, diverge significativamente da formação com o perfil científico desses acadêmicos ao desenvolvimento, manutenção e utilização adequada de tais pacotes, indispensáveis à formação competente ao engenheiro cientista ou para inserção profissional na era dos sistemas n.0, tornando-os meros "pilotos de programas" com conhecimentos teóricos superficiais, despreparados ao desenvolvimento, modificação de tais sistemas, e sem protagonismos na idealização de novas teorias. Esta tese procura discutir essa questão com base numa abordagem de competência que não define padrões cognitivos para comportamentos que essencialmente não podem ser padronizados, exatamente como demandado no processo de desenvolvimento e domínio da ciência e tecnologia, com o propósito de contribuir para a formação do estudante de engenharia que convirja para o ponto de equilíbrio equidistante supramencionado. Alguns casos experimentais desenvolvidos nas disciplinas de Sinais e Sistemas e Controle de Sistemas Lineares de cursos de engenharia no Brasil são utilizados para subsidiar a discussão. Uma ferramenta de abstração à modelagem de avaliação de metodologias ativas é proposta e discutidaAbstract: Despite the gigantic contribution of the National Curriculum Guidelines (DCNs) of the Undergraduate Course in Engineering, reformulated by the Ministry of Education in April 2019, in line with the demands of the contemporary world and the profile of young students, current engineering education still brings many challenges in a fertile field of opportunities for change, improvement and innovation. The most prominent challenge lies in the fact of keeping the engineering student's education in a position of balance, at worst, equidistant between subtly dichotomous extremes, namely, two profiles, scientists and mere enablers, users or developers of n.0 systems. We are going through a training phase for students in engineering courses in which the dynamics of implementation of active methodologies carry the same misunderstandings of implementation of the so-called traditional, which in its core is already full of errors in procedures and actions as it moves away from strongly on the training profile of the scientist engineer. Intrinsic to active methodologies, the teaching philosophy based on packages that are merely capable of feeding data, and of subsequent return of results for analysis, without the student having a theoretical understanding in sufficient depth of the core on which the package was built, diverges. significantly from the training with the scientific profile of these academics to the development, maintenance and proper use of such packages, indispensable for the competent training of the scientist engineer or for professional insertion in the era of n.0 systems, making them mere "program pilots" with knowledge superficial theorists, unprepared for the development, modification of such systems, and without protagonism in the idealization of new theories. This thesis seeks to discuss this issue based on a competence approach that does not define cognitive standards for behaviors that essentially cannot be standardized, exactly as demanded in the process of development and mastery of science and technology, with the purpose of contributing to the formation of the student. engineering that converges to the above-mentioned equidistant equilibrium point. Some experimental cases developed in the subjects of Signals and Systems and Linear Systems Control of engineering courses in Brazil are used to support the discussion. An abstraction tool for the evaluation modeling of active methodologies is proposed and discussedDoutoradoAutomaçãoDoutor em Engenharia Elétrica[s.n.]Barreto, Gilmar, 1958-Lopes, Renato da RochaCamargo, Jose Tarcisio Franco deManêra, Leandro TiagoCampos, Luís Fernando Altenfelder de ArrudaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASQuirino, Rogério Bastos, 1963-20222022-10-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (152 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/6593QUIRINO, Rogério Bastos. Criticismo da infrassomatização dos algoritmos e ambientes computacionais ao ensino, educação e empreendedorismo em engenharia. 2022. 1 recurso online (152 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6593. 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