Caminhando para uma nova (?) Consciencia : uma experiencia de introdução da Arte Marcial na Educação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587113 |
Resumo: | Orientador: Sergio Goldenberg |
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Caminhando para uma nova (?) Consciencia : uma experiencia de introdução da Arte Marcial na EducaçãoFilosofia orientalArtes marciaisHolismoEducação do movimentoOrientador: Sergio GoldenbergTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa propõe uma visão de Educação que se coaduna com o Pensamento Chinês, demonstrando a aplicação prática de visão através da Arte Marcial Tradicional Chinesa e sua filosofia. Apresenta, pois, uma "caminhada educativa", que parte da consciência corporal rumo à consciência ecológica (da consciência individual à consciência cósmica, universal). O trabalho desenvolve-se em duas etapas distintas, mas interdependentes. Na "Parte I" é apresentada a fundamentação teórica: correlações entre o Pensamento Chinês (abordagem oriental), a Ecologia Profunda e a Ciência da Motricidade Humana (abordagens ocidentais). Na "Parte 11" encontra-se a experiência vivida durante a pesquisa, quando a autora ministrou aulas de Kung Fu para alunos de 58 série de uma escola estadual da periferia de Jundiaí-SP, traçando comparações entre grupos experimental e de controle. Coerente com a ênfase dada aos processos do Universo (e não aos seus produtos), a tese não apresenta uma conclusão definitiva e acabada. Em vez disso, demonstra que os resultados a maioria deles positivos - devem ser encarados como um "ponto de mutação", um momento de transição para mais aprofundadas e criativas investigações. No início de um novo milênio, caminhamos para uma ílnova consciência ", ou, simplesmente, abrimos janelas para que ílA Consciência" se manifeste?Abstract: The present research suggests an "Education Vision" combining with the "Pensamento Chinês", demonstrating the practical application of this vision through the Traditional Chinese Martial Art and its philosophy. It presents an "educative journey" starting from the corporeal to the ecological consciousness (from the individual consciousness to the cosmic, universal consciousness). The study enlarges into two distinctive but connected stages. Part one presents the theoretical base: the correlations between the "Pensamento Chinês" (the oriental approach), the "Ecologia Profunda" and the "Ciência da Motricidade Humana" (the western approach). Part two relates to the real experience of the authoress when she lectured Kung Fu to 5th year college students of a state- school i n the periphery of Jundiaí-SP, studying comparisons between experimental and control groups. Coherent with the bombast given to the processes in the universe (and not to its results) this thesis doesn't give definite, accomplished conclusions. Instead, it demonstrates that results most of them positive - should be considered as a "turning point", a moment of transition to more elaborated and inventive researches. At the beginning of the new millenary, are we walking for a new conscience", or, simply, are we opening windows for ¿The Conscience" to appear?DoutoradoPsicologia EducacionalDoutor em Educação[s.n.]Goldenberg, Sérgio, 1944-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLima, Luzia Mara Silva19991999-02-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf330f. : il.(Enc.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587113LIMA, Luzia Mara Silva. Caminhando para uma nova (?) Consciencia: uma experiencia de introdução da Arte Marcial na Educação. 1999. 330f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587113. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/171286porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:53:42Zoai::171286Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:53:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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