História da educação da classe trabalhadora no estado de São Paulo : projeto da unificação escolar diferenciadora no Centro Paula Souza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/17661 |
Resumo: | Orientador: Olinda Maria Noronha |
id |
UNICAMP-30_d1d725f04f642bc3b7886a506a88ea10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1385498 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
História da educação da classe trabalhadora no estado de São Paulo : projeto da unificação escolar diferenciadora no Centro Paula SouzaHistory of working class education in the state of São Paulo : the unifying differentiation project at the Paula Souza CenterCentro Paula SouzaEducação e trabalhoHistória da educaçãoEnsino técnicoEducação tecnológicaPolitecniaCentro Paula SouzaEducation and laborHistory of educationTechnical educationTechnological educationPolytechnicOrientador: Olinda Maria NoronhaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta tese de doutorado, articulada ao Grupo de Estudos "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR), analisa as relações entre educação e trabalho e, mais especificamente, a formação da classe trabalhadora no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza no estado de São Paulo, à luz da compreensão histórica do desenvolvimento do modo de produção capitalista e da particularidade brasileira. Para isso, buscou-se compreender as relações entre educação e trabalho no modo de produção capitalista como uma relação dialética, e não meramente formal, como ideologizada pela burguesia. Por conseguinte, realizou-se uma análise dos pressupostos teóricos e pedagógicos da teoria marxiana e marxista, bem como da pedagogia soviética, que, por meio da contradição, realizaram proposituras à educação com a finalidade da construção de uma nova escola, que seja politécnica e omnilateral. Tratou-se, também, de compreender a constituição histórica das políticas para a educação profissional no Brasil, desenhadas desde a proclamação da república até as reformas neoliberais da década de 1990, que ensejaram a construção de uma proposta dual, que tem como categoria explicativa a dualidade estrutural e a unificação escolar diferenciadora. O papel e as funções atribuídas às políticas educacionais brasileiras para a classe trabalhadora, em consonância ao cenário político, econômico e social, legitimaram o enraizamento de uma concepção educacional pautada nos imperativos do modo de produção capitalista, com a separação entre trabalho intelectual e trabalho manual. Nesse contexto, procurou-se analisar as políticas educacionais e de Estado para a criação, consolidação, expansão e reorganização do Centro Paula Souza, examinando as concepções de educação e de trabalho veiculadas, bem como as determinações ideológicas presentes nos discursos e documentos dos intelectuais orgânicos envolvidos no processo. Para caracterizar a trajetória histórica dessa instituição, em conformidade às análises efetivadas no cenário nacional, estabelecemos, como periodização, a década de 1960 até as políticas neoliberais delineadas na década de 1990. Assim, este estudo, observando o desenvolvimento histórico do modo de produção capitalista e da particularidade brasileira, que engendrou no país uma situação de dependência e de subdesenvolvimento, teve como objetivo a investigação do movimento real de implantação e consolidação desta importante e pioneira instituição de educação técnica e tecnológica. A pesquisa tem como referencial o materialismo histórico e dialético e procurou caracterizar as constantes acomodações na educação ofertada para a classe trabalhadora como forma de apreender, na totalidade histórica e nas relações dialéticas, as intencionalidades manifestadas nos documentos e políticas gestadosAbstract: This thesis, articulated to the Study Group "History, Society and Education in Brazil" (HISTEDBR- "História, Educação e Sociedade no Brasil"), analyzes the relationship between education and labor and, more specifically, Working-class formation at the Paula Souza State Center for Technological Education (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza) in the state of São Paulo, in light of the historical understanding of the development of the capitalist mode of production and the Brazilian particularity. For this, we sought to understand the relationship between education and labor in the capitalist mode of production as a dialectical relationship, and not merely formal, as ideologized by the bourgeoisie. Therefore, an analysis was carried out of the theoretical and pedagogical assumptions of Marxian and Marxist theory, as well as of Soviet pedagogy, which, through the contradiction, carried out propositions to education with the purpose of building a new school, which is polytechnic and omnilateral. It was also about understanding the historical constitution of policies for professional education in Brazil, from the republic proclamation to the 1990s neoliberal reforms, which gave rise to the construction of a dualist approach, which has as an explanatory category the structural duality and the unifying differentiation. The role and functions attributed to Brazilian educational policies for the working class, in line with the political, economic and social scenario, legitimized the rooting of an educational conception based on the imperatives of the capitalist mode of production, with the separation between intellectual work and manual work. In this context, we sought to analyze the educational and State policies for the creation, consolidation, expansion and reorganization of the Centro Paula Souza, examining the concepts of education and labor conveyed, as well as the ideological determinations present in the speeches and documents of the organic intellectuals involved in the process. In order to characterize the historical trajectory of this institution, in accordance with the analyzes carried out on the national scenario, we established, as a periodization, the 1960s until the neoliberal policies outlined in the 1990s. Thus, this study, observing the historical development of the capitalist mode of production and the Brazilian particularity, which engendered a situation of dependence and underdevelopment in the country, aimed to investigate the real movement of implantation and consolidation of this important and pioneering institution of technical and technological education. The research has the historical and dialectical materialism as a referential and sought to characterize the constant accommodations in the education offered to the working class as a way of apprehending, in the historical totality and in the dialectical relations, the intentions manifested in the documents and policies createdAbertoDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Noronha, Olinda Maria, 1946-Lombardi, José ClaudineiMinto, Lalo WatanabeMuranaka, Maria Aparecida SegattoMolina, Rodrigo SarrugeUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCardoso, Priscilla Gama, 1985-20232023-03-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (348 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/17661CARDOSO, Priscilla Gama. História da educação da classe trabalhadora no estado de São Paulo: projeto da unificação escolar diferenciadora no Centro Paula Souza. 2023. 1 recurso online (348 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17661. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1385498Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1385498porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-23T10:52:18Zoai::1385498Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-05-23T10:52:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História da educação da classe trabalhadora no estado de São Paulo : projeto da unificação escolar diferenciadora no Centro Paula Souza History of working class education in the state of São Paulo : the unifying differentiation project at the Paula Souza Center |
title |
História da educação da classe trabalhadora no estado de São Paulo : projeto da unificação escolar diferenciadora no Centro Paula Souza |
spellingShingle |
História da educação da classe trabalhadora no estado de São Paulo : projeto da unificação escolar diferenciadora no Centro Paula Souza Cardoso, Priscilla Gama, 1985- Centro Paula Souza Educação e trabalho História da educação Ensino técnico Educação tecnológica Politecnia Centro Paula Souza Education and labor History of education Technical education Technological education Polytechnic |
title_short |
História da educação da classe trabalhadora no estado de São Paulo : projeto da unificação escolar diferenciadora no Centro Paula Souza |
title_full |
História da educação da classe trabalhadora no estado de São Paulo : projeto da unificação escolar diferenciadora no Centro Paula Souza |
title_fullStr |
História da educação da classe trabalhadora no estado de São Paulo : projeto da unificação escolar diferenciadora no Centro Paula Souza |
title_full_unstemmed |
História da educação da classe trabalhadora no estado de São Paulo : projeto da unificação escolar diferenciadora no Centro Paula Souza |
title_sort |
História da educação da classe trabalhadora no estado de São Paulo : projeto da unificação escolar diferenciadora no Centro Paula Souza |
author |
Cardoso, Priscilla Gama, 1985- |
author_facet |
Cardoso, Priscilla Gama, 1985- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Noronha, Olinda Maria, 1946- Lombardi, José Claudinei Minto, Lalo Watanabe Muranaka, Maria Aparecida Segatto Molina, Rodrigo Sarruge Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Priscilla Gama, 1985- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Centro Paula Souza Educação e trabalho História da educação Ensino técnico Educação tecnológica Politecnia Centro Paula Souza Education and labor History of education Technical education Technological education Polytechnic |
topic |
Centro Paula Souza Educação e trabalho História da educação Ensino técnico Educação tecnológica Politecnia Centro Paula Souza Education and labor History of education Technical education Technological education Polytechnic |
description |
Orientador: Olinda Maria Noronha |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-03-29T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/17661 CARDOSO, Priscilla Gama. História da educação da classe trabalhadora no estado de São Paulo: projeto da unificação escolar diferenciadora no Centro Paula Souza. 2023. 1 recurso online (348 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17661. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/17661 |
identifier_str_mv |
CARDOSO, Priscilla Gama. História da educação da classe trabalhadora no estado de São Paulo: projeto da unificação escolar diferenciadora no Centro Paula Souza. 2023. 1 recurso online (348 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17661. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1385498 Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1385498 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (348 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189198101479424 |