Divulgação científica e educação nas redes sociais digitais em tempos de COVID-19 : Scientific dissemination and education in digital social networks in the time course of COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Leonardo Oliveira da, 1995-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3946
Resumo: Orientador: Ana de Medeiros Arnt
id UNICAMP-30_d1e161db6896cad04c1fb1df199d3418
oai_identifier_str oai::1241596
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Divulgação científica e educação nas redes sociais digitais em tempos de COVID-19 : Scientific dissemination and education in digital social networks in the time course of COVID-19Scientific dissemination and education in digital social networks in the time course of COVID-19Divulgação científicaEducaçãoRedes sociais digitaisCOVID-19Scientific disseminationEducationDigital social networksCOVID-19 (Disease)Orientador: Ana de Medeiros ArntDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: O desenvolvimento tecnocientífico do Capital, enquanto projeto socioeconômico, tem promovido a ampla distribuição da Internet e das tecnologias individuais de informação e comunicação. Por conseguinte, o surgimento de um novo paradigma midiático com as redes sociais, sugere que estamos no ínterim de uma transição sociocultural. A deflagração da pandemia de COVID-19 em 2020 acabou por catalisar este processo já em franco desdobramento: as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) foram protagonistas na transposição das aulas presenciais para plataformas digitais, em um movimento feito às pressas e sem planejamento pedagógico, que ficou conhecido como Ensino Remoto Emergencial (ERE). O emprego educativo das mídias digitais, agora flagrante, já era narrado pelos estudos culturais e pelas pedagogias contemporâneas, segundo os quais, a função pedagógica, tem transbordado o muro das instituições para seu exercício permanente e ubíquo nos meios de comunicação on-line. Em contrapartida, o fluxo intenso de informações e a falta de moderação dos conteúdos digitais, torna este ambiente suscetível a fenômenos socialmente nocivos como infodemias, desinformação e notícias falsas, fato evidenciado pela pandemia, com a inundação de publicações negacionistas e anticientíficas nas redes. Em momentos como este, ante o vácuo intencional de ações publicitárias de conscientização por parte do Governo Federal, o trabalho dos(as) divulgadores(as) da ciência nas mídias digitais se mostra ainda mais salutar. Não somente no sentido de promover as medidas sanitárias sustentadas por evidências, mas o pensamento e o fazer científico enquanto postura e prática cultural. Nesta pesquisa me ocupo em desenhar as narrativas dos divulgadores(as) de ciência sobre seus próprios trabalhos e identidades nesse mundo cibercultural dominado pelo marketing de influenciamento. Seguindo o curso da análise Foucaultiana, este trabalho objetiva compreender, entre outras inquietações, o que as enunciações e enunciados daqueles(as) que divulgam ciência na nova mídia dizem sobre a emergência das redes sociais enquanto instância educativa e/ou [des](in)formativa sobre ciência e de que forma este trabalho se contrapõe ao negacionismo que aflorou no contexto pandêmicoAbstract: The techno-scientific development of Capital, as a socio-economic project, has promoted the wide distribution of the Internet and individual information and communication technologies. Therefore, the emergence of a new media paradigm with social networks suggests that we are in the midst of a sociocultural transition. The outbreak of the Covid-19 pandemic in 2020 ended up catalyzing this process, which was already unfolding: Digital Information and Communication Technologies (DICT) were protagonists in the transposition of face-to-face classes to digital platforms, in a hastily and unplanned move. pedagogy, which became known as Emergency Remote Teaching (ERT). The educational use of digital media, now blatant, was already narrated by cultural studies and contemporary pedagogies, according to which the pedagogical function has overflowed the walls of institutions for its permanent and ubiquitous exercise in the online media. On the other hand, the intense flow of information and the lack of moderation of digital content makes this environment susceptible to socially harmful phenomena such as infodemics, disinformation and fake news, a fact evidenced by the pandemic, with the flood of denialist and unscientific publications on the networks. In moments like this, in the face of the intentional vacuum of publicity actions to raise awareness on the part of the Federal Government, the work of science disseminators in digital media proves to be even more salutary. Not only in the sense of promoting health measures supported by evidence, but scientific thinking and doing as a cultural posture and practice. In this research I am concerned with drawing the narratives of science disseminators about their own work and identities in this cybercultural world dominated by influencer marketing. Following the course of Foucaultian analysis, this work aims to understand, among other concerns, what the utterances and statements of those who disseminate science in the new media say about the emergence of social networks as an educational instance and/or [des](miss)informative about science and how this work opposes the denialism that emerged in the pandemic contextMestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestre em Ensino de Ciências e MatemáticaCAPES88887.479533/2020-00[s.n.]Arnt, Ana de Medeiros, 1977-Linhalis, FlaviaMagro, Viviane Melo de MendonçaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCosta, Leonardo Oliveira da, 1995-20212022-02-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (132 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/3946COSTA, Leonardo Oliveira da. Divulgação científica e educação nas redes sociais digitais em tempos de COVID-19: Scientific dissemination and education in digital social networks in the time course of COVID-19. 2021. 1 recurso online (132 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3946. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1241596Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-16T11:21:24Zoai::1241596Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-05-16T11:21:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Divulgação científica e educação nas redes sociais digitais em tempos de COVID-19 : Scientific dissemination and education in digital social networks in the time course of COVID-19
Scientific dissemination and education in digital social networks in the time course of COVID-19
title Divulgação científica e educação nas redes sociais digitais em tempos de COVID-19 : Scientific dissemination and education in digital social networks in the time course of COVID-19
spellingShingle Divulgação científica e educação nas redes sociais digitais em tempos de COVID-19 : Scientific dissemination and education in digital social networks in the time course of COVID-19
Costa, Leonardo Oliveira da, 1995-
Divulgação científica
Educação
Redes sociais digitais
COVID-19
Scientific dissemination
Education
Digital social networks
COVID-19 (Disease)
title_short Divulgação científica e educação nas redes sociais digitais em tempos de COVID-19 : Scientific dissemination and education in digital social networks in the time course of COVID-19
title_full Divulgação científica e educação nas redes sociais digitais em tempos de COVID-19 : Scientific dissemination and education in digital social networks in the time course of COVID-19
title_fullStr Divulgação científica e educação nas redes sociais digitais em tempos de COVID-19 : Scientific dissemination and education in digital social networks in the time course of COVID-19
title_full_unstemmed Divulgação científica e educação nas redes sociais digitais em tempos de COVID-19 : Scientific dissemination and education in digital social networks in the time course of COVID-19
title_sort Divulgação científica e educação nas redes sociais digitais em tempos de COVID-19 : Scientific dissemination and education in digital social networks in the time course of COVID-19
author Costa, Leonardo Oliveira da, 1995-
author_facet Costa, Leonardo Oliveira da, 1995-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arnt, Ana de Medeiros, 1977-
Linhalis, Flavia
Magro, Viviane Melo de Mendonça
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb Wataghin
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Leonardo Oliveira da, 1995-
dc.subject.por.fl_str_mv Divulgação científica
Educação
Redes sociais digitais
COVID-19
Scientific dissemination
Education
Digital social networks
COVID-19 (Disease)
topic Divulgação científica
Educação
Redes sociais digitais
COVID-19
Scientific dissemination
Education
Digital social networks
COVID-19 (Disease)
description Orientador: Ana de Medeiros Arnt
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-02-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/3946
COSTA, Leonardo Oliveira da. Divulgação científica e educação nas redes sociais digitais em tempos de COVID-19: Scientific dissemination and education in digital social networks in the time course of COVID-19. 2021. 1 recurso online (132 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3946. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/3946
identifier_str_mv COSTA, Leonardo Oliveira da. Divulgação científica e educação nas redes sociais digitais em tempos de COVID-19: Scientific dissemination and education in digital social networks in the time course of COVID-19. 2021. 1 recurso online (132 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3946. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1241596
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (132 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138570235019264